Essencialidade do setor traz otimismo ao empresariado e
pesquisa de
confiança aponta para um crescimento de 2% em 2022
Estudo
da Associação Paulista de Supermercados (APAS) mostra que o setor deve fechar
2021 com um crescimento de 0,25%, em virtude do 13º salário e do pagamento do
Auxílio Brasil, que devem injetar aproximadamente R$ 1,7 bilhão na economia
paulista. O resultado é reflexo de um ano desafiador que foi pressionado pela
alta da inflação, a desvalorização da moeda, o aumento da tarifa de energia em
decorrência da crise hídrica, dentre outros fatores que afetaram o poder de
compra das famílias e deprimiram o consumo.
Desde
o fim das restrições impostas ao comércio em razão da pandemia, o empresariado
do setor supermercadista está confiante em relação às vendas de fim de ano.
Segundo levantamento da APAS, 42% dos empresários supermercadistas acreditam
que venderão mais neste Natal na comparação com o Natal de 2020. Em relação ao
Réveillon, o otimismo é ainda maior: 47% dos entrevistados acreditam na melhora
em relação ao mesmo período do ano passado.
Apesar
da maioria dos especialistas prever uma piora dos fundamentos macroeconômicos
no ano que vem, estudo da APAS indica um crescimento de 2% do setor
supermercadista em 2022. “Sabemos que não será um ano fácil. Porém, a
comercialização de itens de primeira necessidade deve manter aquecido o
essencial setor supermercadista, que deve sentir menos do que outros segmentos
a desaceleração da atividade econômica”, explica Diego Pereira, economista da
APAS.
Carne
e cerveja puxam alta nas vendas para o Natal e o Ano Novo
Com
a volta das confraternizações presenciais, asseguradas da cobertura vacinal, o
setor supermercadista se preparou para oferecer uma variedade maior de produtos
para as festas de fim de ano. A ideia é ofertar opções para bolsos de todos os
tamanhos. Segundo estudo da APAS, as cervejas e as carnes devem ser os itens
mais procurados para as celebrações de Natal e Ano Novo. A bebida representa
20% das vendas dos itens de Natal e 15% das vendas do Ano Novo.
Em
seguida, aparecem as carnes, que devem responder por cerca de 12% das vendas no
Natal. No Ano Novo, os cortes bovinos devem ficar em segundo lugar na lista de
itens mais vendidos, com 10% das vendas. Na sequência, estão os
industrializados de carne, com 7% das vendas de Ano Novo. Os tradicionais
panetones devem responder por 7,5% das vendas no Natal.
Setor fechará 2021 com 585 mil postos de trabalho
Levantamento da
APAS aponta que os supermercados devem encerrar 2021 com mais de 585 mil
colaboradores diretos. De janeiro a outubro, o setor gerou um saldo acumulado
de 14.326 postos de trabalho. A previsão é de que sejam criadas mais de 3.000
vagas neste mês de dezembro, chegando a quase 18 mil novos postos de trabalho
criados em 2021, uma performance quase tão boa quanto em 2020, quando o setor
supermercadista criou 18.770 novos postos de trabalho.
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