Há mais de um ano, as empresas tiveram que reinventar o ambiente de trabalho. Totalmente remoto, híbrido, ou por vezes obrigatoriamente presencial, como no caso do setor produtivo, por exemplo, a pandemia causada pelo Covid-19 mudou radicalmente a nossa relação com o espaço físico do trabalho. Mas como e até quando? Essas são as perguntas que persistem em um mundo em constante mudança.
Necessidades e propósito modernos do local de trabalho
A chave para executar operações de negócios com sucesso está em aumentar a
produtividade e a eficiência com maior integração da tecnologia. Dado o cenário
atual, a força de trabalho na maioria das empresas deve continuar remotamente
e, portanto, o foco será nas várias necessidades de um local de trabalho
moderno
.
Melhorando a experiência do funcionário: os recursos humanos de qualquer
organização são os mais vulneráveis. As empresas precisam garantir uma
experiência segura e superior aos funcionários enquanto trabalham remotamente
para garantir a produtividade e a qualidade da produção.
Acelerando a transformação digital: nos estágios iniciais da pandemia no
ano passado, a maioria das empresas viu as interrupções como um desafio de
curta duração e adotou medidas de tapa-buraco. No entanto, agora é evidente que
essa estratégia precisa ser substituída por mudanças políticas e realizar uma
transformação digital de longo prazo.
Pode haver mais interrupções nos próximos anos e o mais inteligente é tomar
medidas agora para tais cenários no futuro. Proteger logins remotos, melhorar
as capacidades digitais e a largura de banda e adotar medidas robustas de
segurança cibernética são uma obrigação para todas as empresas agora.
Inovação, não redução de custos: as interrupções causaram um declínio
nas receitas anuais para a maioria das empresas no último ano. Isso torna ainda
mais importante investir em inovação em vez de redução de custos para garantir
maior geração de receita e eficiência operacional nos próximos tempos.
Comunicações digitais modernas no novo paradigma do trabalho
Uma das mudanças mais importantes e drásticas no "novo normal" foi o avanço
da comunicação digital. As reuniões presenciais foram substituídas por soluções
de videoconferência e teleconferência online (Zoom, Microsoft Teams e Google
Meet, etc.) e ferramentas de trabalho colaborativo.
Independentemente da localização, os funcionários precisam conectar seus
dispositivos a redes de dados, ferramentas digitais e aplicativos com segurança
e conveniência. Nesse sentido, os serviços gerenciados devem oferecer acesso
eficaz e rápido a dados móveis, gerenciamento de dispositivos, conectividade
garantida e serviços de segurança da maneira mais simples, eficaz e eficiente.
A conectividade rápida, resiliente e ininterrupta independente da localização
tornou-se um requisito essencial hoje.
Melhores práticas para garantir um trabalho inteligente
Opções avançadas, como autenticação de dois fatores e multifatorial, são
cruciais para garantir a segurança. O armazenamento e o consumo de dados
precisam ser regulados por meio de aplicativos. Os funcionários devem ter
permissão para armazenar conteúdo apenas no software oficial de armazenamento
baseado na nuvem ou na web, que tenha opções de compartilhamento e edição de
arquivos on-line.
Outro ponto de atenção está em garantir a segurança da rede. Os sistemas de
segurança também devem negar acesso a dispositivos que tentam se conectar
usando Wi-Fi público.
Como todas as empresas aprenderam desde o surto da pandemia, vale a pena ter um
plano de contingência para gerenciamento de riscos. Pode haver uma situação em
que um dispositivo como um laptop ou um smartphone com informações cruciais é
perdido ou roubado. As ferramentas de gerenciamento de riscos podem então
ajudar a rastrear o dispositivo ou excluir remotamente informações
confidenciais existentes nele.
Construindo equipes ágeis de alto desempenho
A chave para a criação de equipes ágeis e de alto desempenho é a criação de uma
base sólida de práticas de engenharia. A melhor opção é criar equipes menores,
pois torna a comunicação e a colaboração mais simplificadas e melhora o
desempenho e a saída. É preciso que exista uma orientação contínua e
comunicação clara sobre os objetivos e o propósito da equipe.
Esses
atributos e realidades da nova normalidade podem trazer transformação e sucesso
para as organizações que exibem a agilidade da adoção digital. Não é mais uma
escolha, mas um requisito essencial.
Marcelo Carreira - Diretor de Marketing da Access
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