Volume de passageiros já é maior nos aeroportos e, para atender aumento da demanda, LATAM já retomou 95% da sua oferta doméstica de assentos (ASK*) no Brasil na comparação com dezembro de 2019 (antes da pandemia)
Recomendações são importantes para voos nacionais e principalmente para quem viajará a qualquer um dos 19 destinos já reativados pela empresa no exterior
Líder do mercado nacional por três meses consecutivos, LATAM quer promover embarques e desembarques simples, seguros e pontuais neste fim de ano
Com
a proximidade das festividades de fim de ano e a retomada das viagens para
destinos domésticos e internacionais que movimentam os aeroportos de todo o
Brasil, a LATAM preparou 10 recomendações para ajudar os passageiros que
voltarão a viajar de avião neste fim de ano.
“Dezembro
começou e o movimento nos aeroportos já é comparável ao de antes da pandemia.
Mas a LATAM fez o dever de casa e está pronta. Já recuperamos 95% da nossa
oferta de assentos no Brasil, alcançando 49 aeroportos nacionais, e reativamos
19 destinos no exterior”, explica Mauro Peneda,
diretor de Aeroportos da LATAM Brasil. “Sabemos
que existe muita ansiedade, muita gente que está voltando a voar neste fim de
ano. Por isso, é nosso compromisso orientar a todos para que a experiência de
viagem seja a melhor possível, independentemente do aumento do volume nos
aeroportos e de todas as novas regras para embarque e desembarque”.
Confira
abaixo os 10 cuidados listados pela LATAM para que todos possam voltar a viajar
neste fim de ano de forma tranquila, simples, segura e pontual, evitando
contratempos e atrasos:
1
- Conferir todos os documentos e regras do destino da viagem:
O
passageiro deve verificar a validade de toda a documentação necessária
e outros requisitos para a viagem, como RG, passaporte e visto. Em viagens
nacionais, é necessário apresentar pelo menos um documento de identidade com
foto e menores desacompanhados
até 15 anos precisam apresentar autorização judicial. Em viagens
internacionais, a Polícia Federal requer mais tempo para analisar a
documentação de menores de 18 anos e, em função da pandemia de Covid-19, a
LATAM orienta que os clientes consultem com antecedência em Requisitos para Viajar
as regras do seu país de destino. Outra importante fonte de informação ao
viajante é a central de informações da IATA,
a Associação Internacional de Transportes Aéreos. Países como Estados Unidos, México e Reino
Unido acabaram de criar novas regras para viajantes internacionais
no início de dezembro de 2021, por exemplo.
2
- Conferir todos os serviços e itens incluídos na viagem:
Em
Prepare sua Viagem, o
cliente da LATAM pode consultar todos os detalhes necessários sobre bagagens,
embarque com crianças e bebês, viagens com animais, regras para antecipação e
postergação do voo, documentação e vacina, necessidades especiais,
disponibilidade de ônibus entre aeroportos, informações sobre a experiência a
bordo e o acesso às salas VIP.
3
- Reservar a máscara correta para embarcar:
O
uso de máscara durante toda a viagem não somente é obrigatório, como só é
permitido o embarque de clientes com os tipos de máscaras permitidas. A LATAM segue reforçando
todas as medidas de segurança e higiene em toda a sua operação e obedecendo os
protocolos da Organização Mundial da Saúde (OMS) e das autoridades sanitárias
dos países onde atua.
4
- Seguir todos os protocolos sanitários:
O
passageiro deve evitar aglomerações, respeitar o distanciamento nas filas dos
aeroportos e seguir todos os protocolos sanitários, incluindo o de higienizar
as mãos com álcool gel 70% ou água e sabão. Nos voos nacionais, o passageiro
pode transportar na bagagem de mão até 500 ml de álcool líquido ou 500 g de
álcool em gel. Em viagens internacionais, a quantidade não pode ultrapassar
100ml.
5
- Comprar bagagem e serviços adicionais com antecedência:
É
possível antecipar a compra de serviços adicionais, como o despacho de bagagem.
Para agilizar e dar ainda mais segurança às viagens, a LATAM já oferece o Despacho de Bagagem Express
nos aeroportos de Brasília, Rio de Janeiro/Galeão, São Paulo/Guarulhos,
Salvador, Belo Horizonte/Confins, Fortaleza, Natal, Porto Alegre, Florianópolis
e Vitória. A tecnologia pioneira dá mais autonomia ao passageiro e ajuda a
reduzir em até 50% o tempo necessário para o despacho de bagagens.
6
- Conferir o status do voo antes de se dirigir ao aeroporto:
Antes
de se dirigir ao aeroporto, a LATAM recomenda que o passageiro confirme a
situação do seu voo em Minhas Viagens,
especialmente em dias e aeroportos com condições meteorológicas adversas.
7
- Realizar o checkin antes de chegar ao aeroporto e se dirigir ao embarque:
Mais
de 65% dos clientes LATAM no Brasil já compraram passagens no novo site da
empresa e não precisam mais realizar qualquer tipo de check-in, economizando
até 20% do seu tempo no aeroporto. No entanto, existem clientes que compraram a
sua passagem no site antigo ou em outros canais de venda. Nestes casos, a LATAM
recomenda que o cliente evite filas e já realize o check-in online
diretamente no site ou aplicativo, disponível 72 horas antes do voo. Quando o
passageiro realiza esse processo com antecedência, ele consegue acessar a área
de embarque do aeroporto mais cedo, agilizando a viagem de todos e evitando
contratempos em casos de eventuais trocas de portões do aeroporto, por exemplo.
8
- Chegar ainda mais cedo ao aeroporto na alta temporada:
No
caso de viagens internacionais a partir de São Paulo/Guarulhos e Rio de
Janeiro/Galeão, a LATAM recomenda aos passageiros que se apresentem no
aeroporto 4 horas antes do horário do voo. Em viagens nacionais, recomenda-se
chegar com pelo menos 2 horas de antecedência. Essas recomendações são
exclusivas para a alta temporada 2021/2022 e já têm sido comunicadas aos
clientes em todos os canais da empresa.
9
- Baixar aplicativo para acessar o maior entretenimento de bordo do Brasil:
Para
uma melhor experiência de viagem nos voos nacionais, é importante o passageiro
baixar com antecedência em seu dispositivo móvel o aplicativo LATAM, disponível
na Apple Store ou na Play Store. Por meio dele, o cliente acessa diversas
funções, inclusive o LATAM Play, a plataforma de entretenimento que oferece
gratuitamente o maior catálogo de entretenimento do Brasil durante o voo. São
mais de 100 filmes, 300 episódios de séries, jogos, músicas e outros recursos
de conectividade. Um total de 700 horas de conteúdo direto no celular, além de
acesso à plataforma de streaming HBO Max. No caso de voos internacionais, o
LATAM Play é acessado diretamente nas telas individuais de cada assento da
aeronave.
10 - Ficar atento às notificações da
companhia:
A
LATAM mantém todos os seus canais de comunicação (site, redes sociais e
aplicativo) constantemente atualizados. Além disso, o cliente que compra na
nova plataforma da empresa já recebe diretamente por email, SMS e WhatsApp
diversas informações e orientações da LATAM conforme se aproxima a data e hora
do seu voo. Caso o cliente ainda tenha dúvidas, pode entrar em contato com a
Central de Vendas e Serviços da LATAM nos telefones 0300 570 5700 (todo o
Brasil), 4002 5700 (capitais) ou +55 11 4002 5700 (ligações do exterior).
*ASK:
sigla em inglês para Assentos‐Quilômetros Oferecidos
Nenhum comentário:
Postar um comentário