Pesquisar no Blog

sábado, 4 de dezembro de 2021

Fibra capilar: sete armadilhas que prejudicam e danificam os cabelos

Cuidar dos cabelos requer atenção e disciplina, mas alguns fatores externos são prejudiciais aos fios. Os danos causados, por um longo período, atingem diretamente a fibra capilar e como resultado é possível observar cabelos opacos, porosos, quebradiços, sem brilho e até com alterações de cor. Um cabelo sem vida é consequência de maus tratos da fibra capilar, já que sua estrutura se regenera de dentro do couro cabeludo para fora, a partir da raíz do cabelo. A fibra capilar é totalmente íntegra e com sua plenitude nos milímetros ou um pouco mais de um centímetro após atingir a superfície da pele. O médico e tricologista Dr. Ademir Carvalho Leite Júnior aponta sete vilões, invisíveis, que são verdadeiras armadilhas para a saúde da fibra capilar.

1- Temperatura da água
Lavar os cabelos é revigorante, mas a temperatura da água muito elevada faz com que os fios percam a oleosidade natural dos fios, tornando-os fracos e sem brilho.


2- Xampus ou Condicionadores
A escolha inadequada dos cosméticos para higienizar os cabelos podem causar danos consecutivos na fibra capilar, pois promovem a deslipidização excessiva da fibra ou seja causa o ressecamento dos fios e ficam expostos ao desgaste superficial


3 - Secador
O secador é um eletrodoméstico prático para quem deseja cabelos secos de forma rápida, mas a proximidade do calor danifica camadas da fibra. Os danos são severos,  para quem faz uso do secador junto com a escova para alisar.


4 - Chapinha ou Babyliss
São fontes de calor utilizadas para modelar os cabelos, mas que são extremamente agressivas na fibra capilar, pois entram em contato direto com os fios. O desgaste é inevitável.


5- Mar ou piscina
A salinidade e a presença de elementos minerais na água do mar causam danos aos fios e são prejudiciais na estrutura da fibra. Já os agentes químicos, presentes na água da  piscina contribuem de forma ainda mais agressiva, para que os fios não tenham nutrientes e fiquem porosos.


6- Químicas
A utilização de tinturas, em especial, ou produtos com finalidades estéticas dos cabelos causam danos e são irreversíveis na fibra capilar.


7- Sol ou Vento
A fibra capilar é extremamente sensível e até elementos naturais como o sol e o vento podem danificá-la. O sol com seus raios ultravioleta são responsáveis por oxidar os fios e o vento é o causador do ressecamento dos cabelos, mesmo quando secam ao natural.

Existem alguns cosméticos para  os cabelos com filtro solar e protetores térmicos que amenizam, parcialmente, os danos. O trabalho na construção da fibra capilar deve ser rigoroso. A prevenção dos riscos é, sem dúvidas, a melhor opção contra os danos causados pelos agentes externos.

“Vale lembrar que todo cuidado é pouco, mas que uma boa alimentação, a prática de exercícios e o acompanhamento de um profissional são fundamentais para tratar danos capilares. Citei alguns cuidados que no primeiro momento deixam os cabelos bonitos, vistosos e conforme a preferência de cada pessoa, mas a longo prazo são danos que prejudicam a fibra capilar e sua estrutura num todo” afirma o médico e tricologista Dr. Ademir. “

 

 

Dr. Ademir C. Leite Jr. (CRM 92.693) - médico e tricologista. É certificado como Tricologista pela Internacional Association of Trichologists (IAT). Membro e diretor da IAT. É Diretor Científico do CAECI Educacional, Consultor de desenvolvimento de cosméticos e suplementos nutricionais, além de ser Mestre em Psicologia Clínica pela PUC-SP. Autor dos Livros: “Como Vencer a Queda Capilar”, publicado em 2012 pela CAECI Editorial, “Socorro, Estou ficando careca”, publicado pela Editora MG em 2005, “Tem alguma coisa errada comigo – Como entender, diagnosticar e tratar a Síndrome dos ovários Policísticos”, publicado pela Editora MG em 2004 e “É outono para meus cabelos – Histórias de mulheres que enfrentam a queda capilar” – Editado pela Editora Summus, “Queda Capilar e a Ciência dos Cabelos”, de 2013, publicado pela Editora CAECI, “Reflexões sobre Psicossomática e a Queda Capilar” em 2019, pela Editora CAECI e seu último lançamento “Temas atuais em Tricologia” lançado pela Editora CAECI.

https://www.instagram.com/drademircleitejr/?hl=pt-br

http://www.otricologista.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados