Radialista e consultor musical, Helton Lucas, comenta sobre o cenário atual do rádio no Brasil
O rádio brasileiro teve
sua era de ouro por volta da década de 30, quando era o principal meio de
comunicação das massas. Porém, com o avanço das tecnologias e a invenção de
outros meios de comunicação como a televisão, o rádio foi perdendo espaço
gradualmente e, por vezes, chegou-se a especular sobre a sua extinção.
Porém, atualmente com a
popularização dos podcasts, o rádio volta a ganhar espaço em meio a comunicação
tecnológica. “O rádio dinamizou a sua forma de comunicar, trazendo um pouco da
TV para dentro da programação. Antigamente, não havia câmeras nos estúdios
mostrando os bastidores de um programa de rádio. Hoje, existem emissoras que
transmitem tanto em áudio como em vídeo”, explica o radialista e consultor
musical, Helton
Lucas.
Para ele, a chegada dos
podcasts e a febre generalizada que eles causaram no país é a representação de
uma nova fórmula de manutenção do rádio. “Com os podcasts, o rádio consegue
aumentar a audiência. Até porque, além da televisão, hoje nós temos uma
diversidade de transmissão muito grande com as redes sociais e o Youtube”,
opina.
Com a popularização das
redes sociais, o especialista defende que é possível conquistar um público
fiel, visto que a internet permite a busca por assuntos de interesses
individuais. “É uma oportunidade de expansão muito boa, porque não há
necessidade de esperar. O rádio está constantemente se renovando”, detalha.
“O rádio jamais terá seu
fim decretado”, pontua o radialista. Helton defende que o rádio é um dos meios
de comunicação mais eficazes, mesmo que seja um dos mais antigos. “O rádio
ultrapassa fronteiras, dificuldades e se mantém sempre. O rádio é dinamismo e é
feito por pessoas que pensam à frente do seu tempo. O podcast só existe hoje
por conta das rádios”.
Helton
Lucas - começou a trabalhar com o rádio em 2011, apresentando um programa
infantil na Rádio Pitombeiras FM 98.7, originária da cidade de Senador Sá no
Ceará. Com apenas 1 ano de trabalho, ele conseguiu ser promovido e ganhou
experiência apresentando programas como o Show de Sábado e o Show da Tarde. Em
2014, o radialista voou mais alto e fundou o programa Domingão Musical, que na
época era apenas regional e transmitido pela Rádio Pitombeiras FM 98.7. Porém,
após 5 anos de trabalho, o Domingão Musical cresceu e chegou às rádios de todo
o Brasil. Atualmente, o programa já alcançou mais de 200 emissoras de rádio,
mais de 10 milhões de ouvintes, é considerado o maior programa dos domingos do
rádio brasileiro e apresenta artistas de diversos estilos musicais pelo país
inteiro, já tendo contado, inclusive, com nomes como Cláudia Leitte, Vini
Vercillo e Bravana. No instagram, Helton Lucas já conta com mais de 13 mil seguidores
no perfil @heltonlucasoficial.
Nenhum comentário:
Postar um comentário