Mesmo após o avanço da vacinação e a reabertura do mercado, comércio eletrônico segue em alta
A pandemia de covid-19 desencadeou uma série de mudanças
que vieram para ficar, como a adoção do trabalho remoto e o reforço dos
cuidados com higiene. O aumento das compras realizadas pela internet, que se
deu principalmente por conta das restrições impostas ao comércio e pela
necessidade de distanciamento social, também se tornou uma tendência.
De acordo com o levantamento Consumer Insights 2021,
elaborado pela divisão Wordpanel da Kantar, líder em dados, insights e
consultoria, apesar de ter perdido um pouco de espaço para as lojas físicas
após o avanço da vacinação, o e-commerce segue em ritmo de crescimento.
As promoções online exercem um papel importante para esse
resultado. Elas foram aplicadas de forma agressiva principalmente no último
trimestre de 2021, com um aumento de 10% em relação ao segundo trimestre do
ano.
Compradores e canais
Todos os perfis de shoppers ganharam penetração no
comércio eletrônico, porém os mais jovens (até 29 anos) e de classes mais altas
(A/B) são os que mais contribuem para o crescimento do setor. Em relação às
categorias mais procuradas pelos compradores digitais, destacam-se Higiene
& Beleza (4,7% de penetração no terceiro trimestre de 2021)
Commodities (2,9%) e Mercearia Doce (2,9%).
É importante ressaltar que o crescimento do comércio
eletrônico é impulsionado por diferentes meios. O E-commerce Pure (opções
nativas digitais), por exemplo, é onde os shoppers mais jovens (até 29 anos)
têm sua maior representatividade. O meio de
acesso se mantém estável e
vem crescendo ao longo dos últimos seis meses.
Os canais Non Pure (opções digitais que também estão
presentes no ambiente físico) e os aplicativos de entrega conquistaram mais
penetração nos últimos três meses. Além disso, o levantamento identificou que
as vendas por WhatsApp (que fazem sucesso entre o público acima de 50 anos)
recuperaram compradores e retornaram a patamares semelhantes aos do final de
2020.
Kantar
www.kantarworldpanel.com/global
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