Pesquisar no Blog

segunda-feira, 6 de dezembro de 2021

Empresas abertas na pandemia são 452% mais vulneráveis a fraudes, aponta ClearSale

Estudo mostra que estruturar a segurança cibernética ainda é um desafio para as companhias de menor porte


Com a chegada da pandemia e o aumento do desemprego, muitos brasileiros viram no empreendedorismo a oportunidade de conseguir uma renda mensal. A criação de uma empresa, mesmo que de pequeno porte, traz desafios importantes como a segurança para evitar ataques cibernéticos. Segundo a ClearSale, companhia referência em soluções antifraude em diversos segmentos, empresas criadas durante a pandemia possuem 452% a mais de chances de sofrerem com tentativas de fraudes.

De acordo com o Henrique Martins, head de Fraude Empresarial da ClearSale, o motivo dessa maior vulnerabilidade está associado a aceleração da digitalização das pessoas físicas e jurídicas. "Em comparação com empresas maiores, as de pequeno porte possuem orçamentos e equipes reduzidas, o que faz com que os fraudadores enxerguem uma porta de entrada mais fácil para a realização de fraudes", afirma o executivo.

Dentre os golpes aplicados em empresas, o executivo destaca os mais comuns:


Roubo de identidade/falsidade ideológica: quando uma pessoa física pega dados de uma empresa terceira para tentar se passar por ela e tirar algum benefício. Isso ocorre a partir do fraudador, com o roubo desses dados de lojas que estão ativas ou, até mesmo, por meio de compras ou reativação de CNPJs antigos para realizar fraudes;


Fraude de declaração de bens: fraudador declara ter ou movimentar mais bens do que tem de fato. Com isso ele pode, por exemplo, conseguir uma concessão de crédito em um banco/fintech ou empresas de outros segmentos.


Fraude de corrupção de agentes: a empresa pode ser idônea, mas comete fraude no relacionamento B2B ou B2C ao abusar de um canal ou possível parceiro dando algo a mais do que deveria nessa negociação (chamada de negociação indevida).

"É preciso estar atento às fraudes porque, muitas vezes, a empresa pode estar interpretando alguma perda financeira como inadimplência, por exemplo, sendo que parte desse prejuízo pode estar associado à fraude. Recomendamos sempre ter o hábito de analisar possíveis ações fraudulentas dentro das empresas e ter profissionais especializados para apoiar nesse processo", completa o executivo.

 


ClearSale - especialista em soluções antifraude nos mais diversos segmentos, como e-commerce, mercado financeiro, vendas diretas, telecomunicações e seguros.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados