Muitas pessoas correndo para as
compras de Natal e fim de ano, buscando encontrar os melhores preços. Mas, é
preciso cuidado, pois as chances de problemas financeiros e, cada vez mais,
golpes que aproveitam da boa-fé das pessoas são grandes. É possível comprar sem
comprometer as finanças e não se sentir lesado posteriormente, é preciso focar
em ações prévias antes de partir para compra. Pensando nisso, são necessárias
ações para economia e para evitar golpes.
Segundo o educador financeiro,
Reinaldo Domingos, do canal do YouTube Dinheiro à Vista, algumas
decisões simples podem evitar grandes prejuízos. "é preciso focar nos
melhores preços e só daquilo que realmente precisa, pesquisando em sites e
lojas para ter certeza de que está fazendo um bom negócio. Agir por impulso,
nesse momento, pode prejudicar o bolso", explica.
"Fazer compras de forma
planejada e consciente é um dos principais segredos da educação financeira e da
arte de poupar. Assim, será mais difícil se deixar levar por impulsos
consumistas ou por apelos publicitários. Havendo dificuldades com isso, é
válido procurar cursos, palestras e livros sobre educação financeira, que
ajudam a mudar o comportamento com relação ao uso do dinheiro",
complementa Domingos.
Para quem já se planejou e quer encarar
uma maratona de compras é importante considerar algumas orientações. A
principal é que uma dose extra de paciência é fundamental, pois estresse e a
pressa levam ao impulso de adquirir produtos sem pesquisar e pagar mais caro.
Veja cuidados detalhados por Reinaldo
Domingos que devem ser tomados para economizar ao comprar:
• Faça uma lista detalhada de tudo
daquilo que pretende comprar e de quem deseja presentear, considerando
principalmente o quanto pretende gastar com cada item. Esse levantamento ajudará
a evitar compras por impulso.
• Não compre se para isso precisar se
endividar. Parcelamento também é uma forma de dívida. Se for inevitável, tenha
certeza de que caberá no orçamento dos próximos meses e procure fazer um número
pequeno de parcelas.
• Pesquise entre várias lojas e sites
para ter certeza que conseguirá descontos realmente interessantes.
• Observe se a compra não trará
custos extras para a família ou para a pessoa no futuro. Por exemplo, para
aproveitar um vídeo game é preciso comprar jogos e acessórios.
• Aproveite a internet como um
importante meio de pesquisa, mas cuidado, só acesse e compre em sites
confiáveis, crimes digitais são cada vez mais comuns.
• Se for às compras, use roupas
confortáveis, se alimente bem e tenha paciência. Isso evitará que deseje
comprar rapidamente apenas para acabar com o "martírio", perdendo
assim oportunidades de encontrar o menor preço.
• Se estiver em situação financeira
problemática, uma dica é priorizar as crianças. Será mais fácil explicar para
os adultos e jovens o motivo de não receberem presentes.
• Procure, por meio de conversas,
saber quais são os reais desejos das pessoas. Muitas vezes se compra coisas
caras, sendo que presentes baratos seriam muito mais bem-vindos.
Como fugir dos golpes
Além das ótimas opções de consumo,
existe o outro lado do período de promoções: infelizmente também aumentam os
golpes aos consumidores. "Mas do que em outros anos, temos observado um
número cada vez maior de golpes e de reclamações pós-compra por parte dos consumidores.
Ao mesmo tempo que o maior acesso às informações possibilita melhor as
pesquisas, essas também facilitam os caminhos de quem quer se aproveitar para
realizar promoções falsas ou mesmo tirar dinheiro indevido das pessoas ",
alerta Afonso Morais, sócio-fundador
da Morais Advogados Associados e especialista em combate a fraudes.
É importante que o consumidor se
previna, se atentando aos seus direitos. Lembrando que nas relações de consumo
existe uma série de obrigações do fornecedor para com o consumidor, que devem
ser cumpridas rigorosamente, evitando prejuízos à população, e caso isso ocorra
é passível entrar em contato com órgão de proteção de consumidor ou até entrar
com processos por danos morais.
Essas obrigações, estão no Código de
Defesa do Consumidor (Lei 8.078/90), e engloba vários pontos como a previa advertência
sobre todas as condições que envolvem a aquisição de determinado produto ou
serviço, como, o preço, composição, quantidade, a validade e os riscos que o
produto ou serviço apresenta, entre outras.
Um ponto muito importante é que é
expressamente proibida a publicidade enganosa ou abusiva por parte dos
fornecedores, assim, se observar o famoso: "tudo pela metade do dobro do
preço", o consumidor pode e deve reclamar, impedindo a adoção de métodos
comerciais desleais, que possam confundir o consumidor.
Veja orientações em caso de problemas
depois das compras:
• Faça pesquisa previa dos preços,
estabelecendo os produtos que pretende comprar e marcando os preços para não
correr o risco de ser pego de surpresa por descontos enganadores. Caso isso
ocorra, cabe denunciar as empresas praticantes e, até mesmo, boicotar no
futuro.
• Não é porque comprou algo mais
barato que esse pode estar defeituoso, assim é interessante se atentar às
obrigações relativas à substituição ou reparação do produto ou serviço
defeituoso, sendo que, caso isso ocorra se deve exigir a reparação dos danos de
qualquer natureza, é necessário que sempre sejam observados atentamente os
prazos decadenciais e prescricionais previstos no Código de Defesa do
Consumidor.
• O prazo para reclamar e exigir a
reparação dos defeitos aparentes e de fácil constatação é de trinta dias, caso
o produto ou serviço adquirido seja tido como não durável, ou de noventa dias
no caso de durável. Os prazos têm início a partir da efetiva entrega do produto
ou da execução do serviço. Já quanto aos vícios ocultos, os prazos são os
mesmos e têm início a partir do momento que ficar evidenciado o defeito do
produto ou serviço.
• Importante é que a reclamação
formal deve ser exercida impreterivelmente nos prazos indicados, sendo que o
direito perde valor fora desses. Já no caso de ação judicial, na busca de
reparação dos danos impostos, o prazo prescricional é de cinco anos, a partir
do conhecimento do dano e de sua autoria.
• O código de defesa do consumidor
permite, em seu artigo 49, que o consumidor se arrependa da compra que fez em
até sete dias corridos, mas isso sempre que a contratação de fornecimento de
produtos e serviços ocorrer fora do estabelecimento comercial, especialmente
por telefone ou a domicílio. Assim, sempre que você perceber que fez uma compra
que não deveria ter feito, por qualquer motivo (não é necessário justificar),
pode pedir o cancelamento sem qualquer custo.
• Documente, pode ser por e-mail,
esse pedido de desistência. Se ocorrer a cobrança, o consumidor tem direito à
devolução do valor em dobro e uma indenização compensatória. Então consumidor,
fique atento, devemos reivindicar mais qualidade, mais respeito, ou ao menos a
reparação e responsabilidade contra os abusos que sofremos.
Veja orientações do advogado Afonso
Morais, para fugir de golpes:
• Cuidado com seus dados - informações
pessoais com telefone, CPF, endereço e número de cartões, dentre outros, devem
ser fonte de grande preocupação. Evite colocar esses dados em qualquer
formulário e sempre se preocupe se o site que for cadastrar seja realmente
seguro;
• Cuidado ao clicar - sei que o impulso
pode ser grande, pois a chamada é atrativa, mas só clique em links se tiver
certeza de que esse é seguro. Para isso observe se à esquerdo do endereço do
site se tem uma imagem de cadeado, que significa segurança, também averigue se
o site tem a sigla ‘https’ no endereço da web. Busque sempre as páginas
oficiais;
• Procure saber sobre a reputação da
loja - hoje em qualquer busca rápida pode se ter avaliação de uma empresa ou
loja, mas cuidado, priorize Procon, portais de direito do consumidor ou no
Reclame Aqui para fazer sua pesquisa, cuidado com sites que mudam apenas uma
letra de um nome famoso ou que tenha extensões diferentes;
• Cuidado com suas senhas - busque
sempre ter senhas diferentes para cartões, sites e cadastros, e também procure
alterar constantemente. Evite dados mais simples como o nome e 123 na sequência
e a data de nascimento, etc...
• Priorize pagamento no cartão de
crédito - para as compras online essa é a mais seguras, pois simplifica o
cancelamento, permitindo que o cliente conteste a cobrança e solicite o
reembolso do valor e identifica possíveis fraudes. Evite transferência bancária
ou boleto.
• Fuja de condições extraordinárias -
‘quando o milagre é demais’, é fundamental desconfiar, as propostas com
descontos sensacionais são as mais usadas para os golpes, por isso não acredite
nessas situações;
• Atualize sempre seu antivírus - busque
estar sempre com antivírus atualizados para proteger os sistemas operacionais
de computadores e smartphones, isso dificulta a instalação de programas
maliciosos, também faça varreduras constantes.
• Busque fontes confiáveis de informação - é importante estar
sempre esperto e atualizado sobre novos golpes, mas sempre busque informações
de fontes confiáveis, lembrando que grupos de WhatsApp são os maiores
disseminadores de Fake News.
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