Algumas
das animações dos games ajudam as pessoas a se sentirem mais confortáveis e
calmas
Jogos online foram a salvação de muitas
pessoas durante o período de isolamento social. De acordo com um estudo feito
pelo Programa Xbox Research Accessibility Community Feedback, 84% das pessoas
afirmaram que os games ajudaram em relação à saúde mental no período mais forte
da pandemia.
"Após um dia
estressante no home office, há quem encontre conforto em passar um tempo na
frente da televisão ou do computador jogando alguma coisa. É importante ter a
noção do quanto esse tempo é benéfico para a saúde mental", afirma Dr.
Victor Kurita, (CRM 98008 SP), médico focado na saúde física e mental dos
gamers. Pensando nisso, o médico separou cinco jogos online criados
especialmente para ajudar pessoas com transtornos de ansiedade e depressão.
Jornada do Acolhimento: criado em parceria com associações de psicólogos
e psiquiatras, o jogo é feito propriamente para conscientizar os jogadores sobre
a depressão. São quatro estágios que passeiam pela fase da descoberta,
superação, esperança e cuidado.
Hellblade: Senua’s Sacrifice: o jogo foi criado a partir de eventos
reais após a invasão viking nas ilhas Orkney e a personagem do Jogo, Senua, viaja
para um dos mundos da Mitologia Nórdica. Enquanto a jornada dela acontece, o
game mostra com clareza como se comporta uma pessoa com ansiedade e até mesmo
com episódios de psicose.
Sea of Solitude: o jogo se passa na Alemanha após uma enchente devastadora
e a personagem principal, Kay, passa pela cidade destruída totalmente solitária
e sozinha. Entre os monstros que ela combate, ao longo do jogo fica implícito
que isso tudo na verdade vem da protagonista, que passa por uma fase de
depressão severa, mas vê um lampejo de esperança com outras representações
artísticas de luz no meio da escuridão.
Celeste: com uma arte mais voltada para o que lembra os anos 80, a ideia
do jogo é ajudar Madeline a sobreviver à seus demônios interiores. Isso
acontece enquanto ela está na jornada de escalada de uma montanha até seu topo
evitando a morte. A ‘luta’ é de uma pessoa com ansiedade e depressão e faz o
jogador empatizar com a personagem, fazendo o possível para que ela chegue ao
final.
Flower: o jogo não é desafiador, mas tem a intenção de trazer
sentimentos e sensações boas ao jogador. Também sem diálogos, o arco narrativo
é formado pelas artes visuais e emocionais. Ao controlar as pétalas que voam
graças ao vento, o jogo é considerado como uma terapia para jogadores com
depressão.
Por mais que existam
muitos estudos que falem sobre como o uso excessivo de games pode ser
prejudicial à saúde mental, outros debatem exatamente o contrário, como é o
caso dos pesquisadores da Universidade de Oxford, que relacionam o modo de
jogar com o bem-estar dos jogadores. Matti Vuorre, um dos autores do estudo,
afirma que os jogos oferecem uma alternativa interessante e satisfatória em
relação aos contatos restritivos da pandemia.
"Apesar de
muito tempo de tela não ser recomendado, os jogos online podem ser muito
benéficos para a saúde mental, tanto para reduzir o estresse, quanto para
apoiar o equilíbrio mental e ajudar com o relaxamento. Eles oferecem um escape,
uma chance de deixar suas preocupações diárias para trás por um tempo e fazer
algo completamente diferente", finaliza Dr. Victor.
Dr. Victor Kurita - Formado pela
Faculdade de Medicina do ABC, o Dr. Victor Kurita tem mais de 20 anos de
experiência na área de saúde, é filho de pais orientais e teve uma educação
bastante tradicional, motivado por sua própria história de superação do vício
em jogos, ele se especializou no atendimento desse público. Por meio da
Medicina Integrativa o Dr. Kurita tem ajudado os jovens a superar seus desafios
equilibrando a saúde mental e física e incentivando o diálogo entre pais e
filhos.
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