O marketing foi uma das áreas que mais teve que se transformar nos últimos anos, especialmente durante a pandemia. Reclusos em nossos lares, os aparelhos eletrônicos se tornaram o único meio de comunicação entre as empresas e seus consumidores, criando enormes oportunidades especialmente para o mobile marketing.
Um dos maiores aprendizados desse
período, foi a importância dos avanços tecnológicos no aprimoramento do
relacionamento entre as companhias e os clientes. Muito mais do que identificar
as plataformas nas quais os usuários estão, saber como alcançá-los por meio de
mensagens personalidades e únicas se mostrou vital para as empresas.
Segundo uma pesquisa realizada pela
Open Text, mais de 70% dos consumidores voltam a comprar com as marcas que os
tratam de forma individualizada, destacando a relevância da personalização das
estratégias de marketing. Essa e muitas outras ações devem ser tendência em
2022. Veja as que considero mais relevantes:
#1 Redes sociais: Não há sombra de dúvidas do poder que as redes sociais ganharam durante
o isolamento social. Mais do que meros canais de entretenimento, hoje elas são
importantes meios de comunicação entre as empresas e seus clientes. Foram mais
de 2.77 bilhões de usuários mensais registrados em aplicativos de mensageria em
2020, segundo dados do eMarketer – o que as torna canais indispensáveis para
qualquer negócio, independentemente de porte ou segmento.
#2 SMS: Com tantas tecnologias sofisticadas, é comum quem estranhe a importância
do SMS para o marketing nos dias de hoje. Mas, ele é um dos meios que
possibilita um relacionamento mais próximo e interativo, com envio de mensagens
praticamente instantâneo e, ainda, a possibilidade de ser personalizado e
segmentado. Segundo o relatório do Simple Texting de 2020, quase 80% dos
consumidores gostam de receber ofertas por texto, em conjunto com 53% que
preferem se relacionar com marcas que utilizam SMS.
#3 RCS: Considerado como uma das maiores evoluções no sistema de mensageria, o
RCS (Rich Communication Service) proporciona uma experiência rica e
personalizada aos usuários. Com um novo padrão de comunicação no mercado,
aceita recursos multimídia, como imagens, vídeos, áudios e gifs, tornando a
comunicação mais leve e atrativa. Esse meio deve crescer significativamente em
2022.
#4 Google Business Messages: Esta é, talvez, uma das maiores apostas do Google para um maior
engajamento com os clientes, possibilitando que o consumidor entre em contato
diretamente com uma empresa pela página de pesquisa na plataforma. Ainda, com confirmação
de leitura, ele permite o envio de um carrossel completo de imagem, texto e
figurinhas – uma quantidade enorme de features que favorece a
fidelidade com a marca – fator altamente relevante em mercados competitivos.
#5 Ominchannel: Cada uma dessas estratégias, por si só, é extremamente vantajosa para os
negócios. Mas, quando integradas, trarão ainda mais benefícios para a
comunicação com os clientes. A estratégia omnichannel no mobile marketing visa
a multiplicidade da oferta de canais aos consumidores, de forma que possam
escolher onde preferem conduzir sua jornada de compra. Podendo, assim, ter uma
experiência contínua, fluída e com grandes chances de voltarem a comprar da
marca no futuro.
Favorecidos pelos avanços
tecnológicos, hoje temos diversas opções modernas e completas para o
desenvolvimento de excelentes estratégias de mobile marketing. Seja qual for o
meio escolhido, lembre-se sempre de evitar qualquer comunicação abusiva.
Respeite seu público e mantenha uma comunicação clara, limpa e leve –
possibilitando que o cliente tenha o poder da escolha. No final, o que irá
determinar o sucesso dessas ações é a experiência personalizada de seus
consumidores.
Marcos
Guerra - Superintendente de Receita e
Marketing na Pontaltech, empresa de tecnologia especializada em comunicação
omnichannel.
Pontaltech
https://www.pontaltech.com.br/
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