Entenda o conceito e a importância
dos termos que podem ajudar produtores, agroindústrias e distribuidores a serem
mais eficientes por meio da inteligência dos dadosshutterstock
Embora 2021 esteja
terminando em meio a um cenário de incertezas na economia brasileira, a
expectativa é que 2022 seja um ano mais favorável. Os especialistas de mercado
apostam no bom desempenho do setor agropecuário que responde por 25% do PIB
brasileiro quando considerado a indústria de insumos e de maquinário agrícola.
Os altos preços das commodities em
2021 explicam o avanço da produção, com os agricultores expandindo as suas
áreas plantadas na tentativa de se beneficiar dos valores favoráveis. A
Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) estima que a produção agrícola
brasileira deve chegar a 289,8 milhões de toneladas na safra 2021/2022, aumento
de 14,7% em relação à safra anterior.
Para este setor tão
pujante, a logística de vendas possui papel importante nessa integração e é aí
que entram duas expressões da língua inglesa que são pouco conhecidas, porém,
muito importantes: sell-in e sell-out. O termo “sell-in”
refere-se às transações comerciais efetuadas pela indústria de insumos para
parceiros de distribuição, enquanto a expressão “sell-out” se
refere às transações efetuadas por distribuidores para clientes finais.
De acordo com André
Coutinho, diretor comercial da agtech brasileira Seedz, o bom
entendimento e aplicação destes conceitos começa pelo uso dos dados de
transações para melhor visibilidade sobre a demanda por insumos. “É crucial
compreender isso para um melhor planejamento logístico, especialmente em um
setor em que os desafios inerentes da distribuição são ampliados: boa parte da
matéria-prima é importada de locais distantes, os volumes movimentados são
grandes e as janelas de plantio cada vez mais apertadas”, destaca.
As indústrias que têm boas
estratégias de sell-in e sell-out conseguem reduzir custos de
produção, obter maior eficiência logística e aumentar suas vendas através da
melhoria no planejamento e execução da sua estratégia comercial. Por sua vez,
os distribuidores têm a gestão dos rebates facilitada e podem até receber mais
recursos da indústria, além de passar a conhecer melhor sua equipe e cliente,
podendo atendê-lo com mais eficiência e aumentando sua fidelização. “Ao
conhecer mais o perfil dos milhões de produtores rurais espalhados em fazendas
por todas as regiões do Brasil, indústrias e distribuidores podem traçar
estratégias conjuntas para ofertar o produto certo no momento certo”, reforça
Coutinho.
O
conceito
Os conceitos de sell-in
e sell-out não podem ser observados separadamente, pois são
complementares. A cadeia é a mesma. Portanto, caso a revenda não consiga dar
vazão a algum produto, a indústria também será afetada. A otimização dessa
cadeia depende muito de informações e dados. Como consequência, indústrias,
distribuidoras e revendas possuem planilhas e mais planilhas para mensurar e
analisar estatísticas que irão definir as estratégias de produção e vendas.
Neste ponto entra a
importância da inteligência de dados, afinal organizar informações não é uma
tarefa fácil, principalmente quando estamos falando das grandes negociações no
mundo do agro. Mas, essa tarefa não precisa ser tão penosa. É possível
trabalhar com dados automatizados e integrados com a plataforma da Seedz.
A capacidade de
inteligência de dados da Seedz possibilita que uma indústria saiba que produto,
quando e em qual quantidade precisa distribuir em negociações com uma revenda,
e ainda para qual região. É uma base de dados automatizada que traz mais
possibilidades de insights com menos esforço operacional. E
não é uma solução apenas para a indústria. A Seedz também atua no sell-out,
pois possibilita que a revenda administre melhor os rebates e até mesmo crie
suas próprias campanhas para seus clientes e seu time de vendas. Além, é claro,
de fornecer dados cruciais para a definição de metas e táticas de vendas
Com uma equipe de
aproximadamente 100 pessoas, a Seedz combina experiência em agronegócios,
tecnologia e marketing para transformar os dados de sell-in e sell-out em
inteligência, ação e sucesso comercial para os parceiros. “Nossas soluções
robustas de tecnologia permitem a integração entre indústria e distribuidores e
a organização dos dados de maneira automática. Com isso, nossos parceiros
aproveitam da inteligência em tempo real para a criação de campanhas de
fidelidade e engajamento de clientes e força de vendas muito mais assertivas e
dinâmicas”, diz o diretor.
Solução
de ponta a ponta
A plataforma da Seedz
consegue integrar a cadeia de produção do agro de uma ponta à outra por meio
das soluções “Force” e “Fidelidade”. A versão “Force” da plataforma, além de
trabalhar com os dados relacionados ao processo de Sell-In consegue
auxiliar na construção de estratégias e no relacionamento de indústrias e
revendas. Já em sua versão “Fidelidade”, a Seedz além de construir um canal
direto com o cliente final, consegue medir tendências e oferecer insumos que
irão otimizar a relação desse consumidor, criando um laço de fidelidade.
Em adição a tudo isso, a
Seedz oferece um grande diferencial. Tanto em sua versão Force, quanto na
versão Fidelidade, a plataforma permite a criação de metas e garante a
premiação para time de vendas e/ou clientes finais através de uma moeda
própria, utilizada em um marketplace também nativo e que
possui um catálogo atrativo para o mundo agro. Uma relação de
ganha-ganha-ganha.
Seedz - agtech brasileira pensada em criar soluções tecnológicas para toda a cadeia produtiva do agronegócio. Saiba mais baixando o App da Seedz na Apple Store ou Google Play. Saiba mais em www.seedz.ag.
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