Com a chegada da Quarta Revolução Industrial,
organizações dos mais diferentes portes e setores estão encarando obstáculos de
toda ordem para lidar com as novas demandas do consumidor. Isso as leva a se
questionarem se conhecem o modelo de negócio na indústria 4.0 ou mesmo se estão
aptas para tirar o máximo proveito dessas mudanças.
Atualmente, os formatos de negócios mais
bem-sucedidos, em termos de valor para o cliente, crescimento de receita e
avaliação de mercado, são baseados em plataformas digitais. Segundo dados do
Fórum Econômico Mundial, 70% das 10 empresas mais valiosas do mundo e 70% das
startups "unicórnio" operam esse modelo.
Por conta desta tendência, líderes de todos os
setores estão investindo cada vez mais no digital, tanto para acompanhar as
necessidades do cliente, quanto para se manter relevante diante da
concorrência.
Para facilitar e orientar as empresas, os
especialistas do Fórum Econômico Mundial estabeleceram 10 etapas para que a
transformação digital alcance os objetivos corporativos:
- Entendimento
sobre o que significa “transformação digital”
Muitas lideranças ainda não compreendem o que
significa se transformar digitalmente. Se acontecer o que previsões demonstram,
que as plataformas mediarão 30% da atividade econômica global até 2030, é
imprescindível que todos entendam o seu funcionamento. Por isso, a necessidade
de uma reeducação rápida dos líderes para lidar com os seus negócios no futuro.
- Integração
das estratégias corporativa e digital
Com os controladores tendo completa noção das novas
oportunidades e ameaças com o desenvolvimento tecnológico, é possível incluir a
mentalidade de integração da tecnologia com a estratégia de crescimento
corporativo. Porém, essa ação exige um trabalho criterioso e comunicação com os
acionistas.
- Investimentos
com assertividade
As empresas precisam investir em modelos de
negócios que ofereçam melhor valor para todas as partes interessadas. Hoje, a
maioria das organizações trabalha com experimentos digitais e investimentos de
longo alcance. A realocação de capital é o melhor meio de tornar a estratégia
realidade.
- Elaboração
de um portfólio colaborativo
Para chegar no auge, as corporações mais bem-sucedidas
do mundo desenvolveram um sistema integrado de seu portfólio, com todos os
aspectos dos seus negócios servindo de apoio, reforço e complementação uns dos
outros.
- Redefinição
de propósito
Os modelos de negócios baseados em plataformas
digitais permitem que as empresas atendam ao consumidor, sem investir em ativos
tradicionais. Na realidade, essas organizações se concentram em facilitar a
interação entre várias partes. Por exemplo, o Airbnb não possui casas. A
proposta é mudar o alvo potencial para agregar valor ao cliente.
- “Canibalização”
de partes do negócio
Muitas empresas têm medo de que os seus negócios
sejam “engolidos” pelas plataformas digitais. No entanto, essa fase é uma
oportunidade para a criação de uma estrutura capaz de aumentar a receita e até
inovar a organização.
- Incorporação
das tecnologias
Um dos objetivos da transformação digital é
agilizar e facilitar a tomada de decisões operacionais por meio do uso de
máquinas. Por isso, as companhias atualizadas sobre as necessidades atuais dos
mercados estão procurando incorporar softwares, análise de dados e inteligência
artificial em seus negócios para conseguirem direcionar os colaboradores para
atuações com foco estratégico.
- Construção
de novas métricas
Muitas vezes, as empresas se concentram em medir o
sucesso do seu modelo de negócios atual, mas não em criar novas formas de
operar. Por isso, é fundamental que todas entendam que as formas de avaliação
de resultados são diferentes dos modelos tradicionais.
- Otimização
de sistemas obsoletos
Existem barreiras culturais, estruturas
organizacionais arraigadas e métricas inadequadas. Para especialistas, enquanto
o negócio principal está sendo otimizado, o ideal é que as empresas invistam em
uma unidade de negócios separada para a criação de novos modelos, com novas
métricas e talentos.
- Criação
de ambientes digitais em áreas estratégicas
Essa etapa deve ser construída em paralelo com as
demais e consiste no aproveitamento de novas oportunidades de mercado por meio
de joint-ventures. Uma estrutura de JV baseada em ações pode alavancar ativos,
gerando oportunidades estrategicamente significativas.
Fábio
Lima - consultor e mentor de empresários e executivos, especialista em gestão
empresarial. CEO da LCC – Light Consulting e Coaching.
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