Com a migração
para o digital, entenda quais são as tendências e os principais desafios das
farmácias
O cenário de pandemia e isolamento social promoveu
uma intensa readaptação de setores do varejo. Segundo o Farmácias APP,
aplicativo de vendas online de saúde e beleza, o ano de 2021 fechou o primeiro
trimestre com um aumento de 57,4% nas vendas online, quando comparado com 2020.
No varejo farmacêutico, marketplaces foram um excelente caminho de transição e
um novo canal de vendas para o início e atração de volume.
Com o fechamento de comércios na maior parte do ano
passado, o processo de digitalização das farmácias foi uma necessidade e
atualmente está em crescente expansão. Lojas que ainda não tinham grande
penetração online e sustentavam suas operações apenas por meio de venda em PDV
(ponto de venda) recorreram ao ambiente digital, o que aumentou ainda mais os
números desse mercado e abrangeu uma capacidade de consumo que ainda não era
possível.
Para Robson Parzianello, diretor de tecnologia do
Farmácias APP, o mercado está cada vez mais competitivo e o ideal é focar em
atração e relevância para continuar crescendo no ambiente digital. “Depois de
credenciada no Farmácias APP, a farmácia deve iniciar uma validação periódica
do seu estoque, mix de produtos, preços, frete e abrangência de entrega para
garantir que sua loja tenha um posicionamento de relevância e destaque dentro
da plataforma”, comenta.
Segundo a companhia, no digital, a tendência é que
as farmácias virem hubs de saúde, um modelo inovador e disruptivo cada vez mais
focado na experiência dos consumidores. Deste modo, possibilitará melhor
efetividade ao utilizar uma única solução de aplicativo para oferecer múltiplos
serviços, como consultas online, receituário, produtos de conveniência e, até
mesmo, parceria com mercados, além de médicos dentro das próprias farmácias,
como já acontece nos Estados Unidos, por exemplo.
“Quando falamos de futuro, acreditamos que o
investimento em tecnologias voltadas à digitalização do negócio será
mandatório, desde a boca do caixa até a gestão do estoque. Muitos varejistas
não investem nisso por acreditarem que é algo apenas para as grandes redes, o
que não é verdade. Com essas tecnologias, além de ter dados estratégicos para
administrar o negócio, o varejista pode focar no que realmente é importante e
trazer sua loja para o digital”, conclui o executivo.
Para quem deseja entrar no ambiente digital, a
estruturação da plataforma, ações de marketing e segurança configuram alguns
dos principais desafios. No entanto, marketplaces facilitaram esse processo ao
oferecer a plataforma já preparada para atender os consumidores, além da
redução de gastos para a loja que se adequa à digitalização e disponibiliza
para o público sua presença online.
Farmácias APP
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