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segunda-feira, 22 de novembro de 2021

Black Friday e as oportunidades de desenvolvimentos da logística 4.0

 

A proximidade da Black-Friday com as promoções irresistíveis é ansiosamente aguardada pelos consumidores do país. Este tradicional evento que ocorre na última sexta-feira de novembro (neste ano a data será no dia 26), também é ansiosamente aguardado pelos varejistas em razão do aumento expressivo de vendas tanto nas lojas físicas quanto nas virtuais. O aumento expressivo da digitalização do varejo físico em razão da pandemia, aliado à facilidade de compras on-line pelo consumidor, potencializou a demanda deste tipo de negócio, que não foi plenamente acompanhado pelas operações logísticas no que diz respeito ao nível de serviço das entregas desejadas pelos consumidores.

A ocorrência de falhas no nível de serviço, tais como atrasos, mercadorias trocadas e avariadas são comuns em situações de picos de demandas como a Black-Friday, por exemplo. A necessidade que os principais operadores logísticos de market-place possuem de contratação de mão de obra para suprir o aumento de demanda pontual é o principal elemento que pode gerar os problemas de nível de serviço. Cabe lembrar que os novos colaboradores contratados necessitam de treinamento adequado e isto acarreta certo tempo para adequação às necessidades de normalização das operações. Este tipo de problema ocorre na maior parte das vezes no ambiente de operações do armazém onde os produtos estão estocados. As falhas podem ocorrer na coleta de produtos para embalagem, na elaboração da embalagem, no endereçamento do produto e no embarque do produto. É um conjunto de operações realizadas por mão de obra nem sempre especializada a tempo de assegurar uma entrega de "pedido perfeito" (produto certo, quantidade certa, tempo certo e sem avarias), comumente conhecido no ambiente logístico como indicador OTIF - On Time In Full (pedido entregue no prazo, na sua totalidade e sem avarias).

Esse cenário apresenta uma excelente oportunidade de implantação de automação dos processos de armazém nas empresas que operam a logística do e-commerce. A elevada quantidade de entregas, a grande quantidade de tipos de produtos e o excessivo fracionamento de pedidos tornam o conjunto de operações de armazéns de e-commerce um ambiente amplamente favorável à "Logística 4.0".

A denominação de logística 4.0 é derivada da designação de "Indústria 4.0". Essa expressão remete às bases de automação de operações de chão de fábrica, aí incluída as etapas de logística. Quando se trata de ambientes complexos, tais como as operações de armazéns que atendem e-commerce, a logística 4.0 é uma solução que apresenta viabilidade técnica e econômica em curto prazo, se levarmos em conta os prejuízos de falhas de nível de serviço como elemento de compensação de custos. A logística 4.0 é um composto de uso de tecnologia, que converge para o atendimento de pedido perfeito com um nível de qualidade próximo à perfeição, também chamado de "Método Six Sigma", cujo indicador de desempenho tem como alvo um erro aproximado de apenas 4 operações para cada milhão de operações realizadas.

Para que a Logística 4.0 ocorra e os consumidores tenham seus pedidos atendidos à perfeição, é necessária a realização de investimento pesado em equipamentos tecnológicos avançados tais como: RFID e NFC (transponders, antenas coletoras e sistemas de controle), robôs paletizadores, robôs de coleta, esteiras para separação de pedidos de forma automática (picking), além de ferramentas computacionais tais como pacotes dotados de inteligência artificial, adoção de blockchain para rastreabilidade das informações captadas pelo RFID e NFC, pacotes de data minning para captar dados que constam em Big-datas (grandes bancos de dados gerados pelas informações dos blockhain) e que estão invisíveis aos olhos até dos mais experimentados profissionais. Um estudo informal conduzido em aula na Universidade Presbiteriana Mackenzie, apontou para um retorno de investimento sobre a compra de equipamentos de automação de até 3 anos para robôs paletizadores, com utilização em três turnos de trabalho).

A adoção da logística 4.0 seria um importante passo para que as operadoras logísticas erradiquem as perdas por falhas no OTIF (entrega de pedido perfeita), principalmente nos picos de demanda de consumo como o Black Friday, Natal, Dia das Mães, etc., e com excelentes possibilidades retorno no curto e médio prazo.

 


Mauro Roberto Schlüter - professor de Logística da Universidade Presbiteriana Mackenzie Campinas.

 

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