Pesquisar no Blog

terça-feira, 16 de novembro de 2021

Apostando na Black Friday e Natal, 64,6% das PMEs acreditam que as vendas até o fim do ano serão melhores do que em 2020, revela pesquisa da Serasa Experian

Quase metade (48,1%) dos empresários pretende ou já contratou novos funcionários para atender a demanda esperada

 

Segundo uma pesquisa realizada em setembro deste ano pela Serasa Experian para medir a expectativa de vendas das micro, pequenas e médias empresas, 64,6% delas apostam no melhor faturamento de seus negócios com o aumento das vendas nos próximos meses até o período de Natal, na comparação com o mesmo período do ano passado. 59,0% já enxergam a Black Friday como uma ótima oportunidade e esperam faturar mais do que o realizado na mesma data em 2020, veja mais detalhes nos gráficos abaixo. Visando este cenário, quase metade (48,1%) das MPMEs pretende ou já contratou novos funcionários para atender a demanda esperada.

 


De acordo com o vice-presidente de Pequenas e Médias Empresas e Identidade Digital da Serasa Experian, Cleber Genero, mesmo com um longo período difícil enfrentado pelas empresas, muitas souberam se reinventar na pandemia e devem aproveitar as grandes datas do comércio para recuperarem o caixa. “Com o avanço da vacinação e as pessoas voltando a circular com maior frequência, os empresários estão resgatando certa confiança e, de fato, precisam apostar no aumento das vendas, especialmente mirando as oportunidades trazidas pela Black Friday e pelo próprio período de fim de ano, como o Natal. Teremos nos próximos meses um bom termômetro para avaliar com mais eficiência a retomada das empresas de menor porte em 2022”, diz o executivo.

Expectativa de vendas por porte
O levantamento mostrou que durante o período da Black Friday as empresas de médio porte são as que mais estão com boas expectativas de faturamento (67,3%), seguidas pelas de pequeno porte (61,4%) e as microempresas (55,2%). Considerando os próximos meses até o período de Natal, 68,6% das empresas de pequeno porte acreditam que vão faturar mais, seguidas pela confiança das microempresas (63,5%) e das de médio porte (62,4%). Confira abaixo todos os detalhes:


48,1% das PMEs estão gerando novos postos de trabalho para atender a demanda

Com a expectativa de melhora nas vendas, 48,1% das MPMEs pretendem ou já contrataram novos funcionários para atender a demanda esperada até o fim do ano. 16,0% ainda não sabem se vão precisar abrir novos postos de trabalho e 35,9% afirmaram que não pretendem contratar. De acordo com a pesquisa, o segmento da Indústria foi o que mais pensou nisso e já vem contratando novos funcionários (52,5%). Em seguida, com 45,4%, vem o segmento de Serviços e, por fim, o Comércio, com 33,5%.

A expectativa pelo futuro dos negócios também é alta entre as MPMEs, já que 82,3% das que já contrataram ou devem admitir novos funcionários até o fim do ano pretendem mantê-los em suas posições. Veja mais informações por porte e segmento na tabela abaixo:



Segundo o economista da Serasa Experian, Luiz Rabi, o cenário de instabilidade fez com que muitas empresas evitassem contratar, mas agora com a retomada mais visível, é possível apostar em um cenário menos restritivo. “O clima de insegurança que os empresários vivenciaram há pouco tempo fez com que tivessem cautela e segurassem as contratações. Neste momento, com o avanço da vacinação, diminuindo cada vez mais as chances de novos lockdowns, já é possível fazer planos, por isso, as empresas estão com grandes expectativas e investindo no crescimento de seus negócios. Após um longo período de incerteza, elas já estão voltando a planejar a curto, médio e longo prazo e isso é essencial para manter as atividades”.     


Metodologia 
A pesquisa da Serasa Experian realizada em setembro de 2021 entrevistou 551 executivos de micro, pequenas e médias empresas em todo o país, que atendem consumidores, empresas ou os dois públicos. Participaram representantes dos segmentos de Serviços, Comércio Varejista, Comércio Atacadista e Indústria.


Serasa Experian e Sebrae lançam plataforma de conteúdo para ajudar os empreendedores
A Serasa Experian e o Sebrae firmaram uma parceria e juntos disponibilizam a plataforma
Aprenda, que tem o objetivo de contribuir e impulsionar a retomada econômica das micro e pequenas empresas. A iniciativa gratuita traz informações diversas e confiáveis sobre como melhorar a gestão das finanças e do crédito, principais desafios encontrados pelos empreendedores atualmente. Além disso, outros temas de interesse como, prevenção a fraudes, métodos de cobrança e marketing de vendas também são contemplados pelos materiais, criando uma linha completa de aprendizado. Todos os donos de micro e pequenos negócios podem se beneficiar dos conteúdos pelo site: www.aprendaserasasebrae.com.br



Serasa Experian

www.serasaexperian.com.br


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados