Quase metade (48,1%) dos empresários pretende ou já contratou novos funcionários para atender a demanda esperada
Segundo uma pesquisa realizada em setembro deste
ano pela Serasa Experian para medir a expectativa de vendas das micro, pequenas
e médias empresas, 64,6% delas apostam no melhor faturamento de seus negócios
com o aumento das vendas nos próximos meses até o período de Natal, na
comparação com o mesmo período do ano passado. 59,0% já enxergam a Black Friday
como uma ótima oportunidade e esperam faturar mais do que o realizado na mesma
data em 2020, veja mais detalhes nos gráficos abaixo. Visando este cenário,
quase metade (48,1%) das MPMEs pretende ou já contratou novos funcionários para
atender a demanda esperada.
De acordo com o vice-presidente de Pequenas e
Médias Empresas e Identidade Digital da Serasa Experian, Cleber
Genero, mesmo com um longo período difícil enfrentado pelas empresas,
muitas souberam se reinventar na pandemia e devem aproveitar as grandes datas
do comércio para recuperarem o caixa. “Com o avanço da vacinação e as pessoas
voltando a circular com maior frequência, os empresários estão resgatando certa
confiança e, de fato, precisam apostar no aumento das vendas, especialmente
mirando as oportunidades trazidas pela Black Friday e pelo próprio período de
fim de ano, como o Natal. Teremos nos próximos meses um bom termômetro para
avaliar com mais eficiência a retomada das empresas de menor porte em 2022”,
diz o executivo.
Expectativa de vendas por porte
O levantamento mostrou que durante o período da Black Friday as empresas de
médio porte são as que mais estão com boas expectativas de faturamento (67,3%),
seguidas pelas de pequeno porte (61,4%) e as microempresas (55,2%).
Considerando os próximos meses até o período de Natal, 68,6% das empresas de
pequeno porte acreditam que vão faturar mais, seguidas pela confiança das
microempresas (63,5%) e das de médio porte (62,4%). Confira abaixo todos os
detalhes:
Com a expectativa de melhora nas vendas, 48,1% das MPMEs pretendem ou já
contrataram novos funcionários para atender a demanda esperada até o fim do
ano. 16,0% ainda não sabem se vão precisar abrir novos postos de trabalho e
35,9% afirmaram que não pretendem contratar. De acordo com a pesquisa, o
segmento da Indústria foi o que mais pensou nisso e já vem contratando novos
funcionários (52,5%). Em seguida, com 45,4%, vem o segmento de Serviços e, por
fim, o Comércio, com 33,5%.
A expectativa pelo futuro dos negócios também é
alta entre as MPMEs, já que 82,3% das que já contrataram ou devem admitir novos
funcionários até o fim do ano pretendem mantê-los em suas posições. Veja mais
informações por porte e segmento na tabela abaixo:
Segundo o economista da Serasa Experian, Luiz
Rabi, o cenário de instabilidade fez com que muitas empresas evitassem
contratar, mas agora com a retomada mais visível, é possível apostar em um
cenário menos restritivo. “O clima de insegurança que os empresários
vivenciaram há pouco tempo fez com que tivessem cautela e segurassem as
contratações. Neste momento, com o avanço da vacinação, diminuindo cada vez
mais as chances de novos lockdowns, já é possível fazer planos, por isso, as
empresas estão com grandes expectativas e investindo no crescimento de seus
negócios. Após um longo período de incerteza, elas já estão voltando a planejar
a curto, médio e longo prazo e isso é essencial para manter as
atividades”.
Metodologia
A pesquisa da Serasa Experian realizada em setembro de 2021 entrevistou 551
executivos de micro, pequenas e médias empresas em todo o país, que atendem
consumidores, empresas ou os dois públicos. Participaram representantes dos
segmentos de Serviços, Comércio Varejista, Comércio Atacadista e Indústria.
Serasa
Experian e Sebrae lançam plataforma de conteúdo para ajudar os empreendedores
A Serasa Experian e o Sebrae firmaram uma parceria e juntos disponibilizam a
plataforma Aprenda, que tem o
objetivo de contribuir e impulsionar a retomada econômica das micro e pequenas
empresas. A iniciativa gratuita traz informações diversas e confiáveis sobre
como melhorar a gestão das finanças e do crédito, principais desafios
encontrados pelos empreendedores atualmente. Além disso, outros temas de
interesse como, prevenção a fraudes, métodos de cobrança e marketing de vendas
também são contemplados pelos materiais, criando uma linha completa de aprendizado.
Todos os donos de micro e pequenos negócios podem se beneficiar dos conteúdos
pelo site: www.aprendaserasasebrae.com.br
Serasa Experian
Nenhum comentário:
Postar um comentário