Entre
os principais problemas estão o estresse (28%), seguido por insônia (18%),
falta de concentração (13%) e depressão (10%).
Para entender os principais problemas e preocupações das pessoas com relação à sua saúde física e mental, especialmente em tempos tão complexos como este da pandemia da Covid-19, a DSM, empresa global de origem holandesa voltada para a saúde, nutrição e biociência, realizou a pesquisa "Health & Wellness 2021". Aplicada em 11 países da América Latina, entre eles o Brasil, com mais de 6 mil pessoas, o levantamento constatou que 46% dos brasileiros declaram ter algum problema de saúde mental e/ou emocional, sendo o estresse o principal deles (28%), seguido de insônia (18%), falta de concentração (13%) e depressão (10%).
Essas enfermidades também estão entre as mais citadas pelos brasileiros quando questionados sobre quais são as principais preocupações em relação à própria saúde. Ser acometido pelo estresse aflige 60% das pessoas, já o cansaço físico e a falta de energia 58%, a imunidade e o sobrepeso são preocupantes para 55% dos entrevistados, respectivamente, e a depressão para 53%. As preocupações seguem essa mesma linha, segundo a pesquisa, quando se considera a América Latina: 63% tem receio com o estresse, 61% com falta de energia e cansaço, 59% com baixa imunidade, 58% com sobrepeso e 54% com depressão.
A pesquisa mostrou ainda que, além das pessoas darem atenção aos problemas mentais e emocionais, a saúde física também é valorizada. Prova disto é que 70% dos brasileiros entrevistados declaram estar ingerindo mais frutas e verduras, 59% afirmam ter reduzido o consumo de açúcar, enquanto 39% indicam que estão tentando cortar totalmente o açúcar da sua alimentação.
"O fato de as pessoas estarem atentas para criar hábitos mais saudáveis de alimentação é muito importante. Mas, boa parte da população não consegue manter uma rotina alimentar que forneça todos os nutrientes essenciais para a saúde nas quantidades recomendadas. Por isso, um dos maiores objetivos da área de Nutrição & Saúde Humana da DSM é inovar em soluções que ajudem as pessoas a garantir o aporte ótimo de nutrientes, seja por meio de alimentos fortificados ou suplementos nutricionais", ressalta Giovani Saggioro, vice-presidente de Nutrição Humana para a DSM América Latina.
A pesquisa constatou que o Brasil foi o país que apresentou maior aumento no
consumo de suplementos alimentares no comparativo entre 2019 e 2021, de 51%
para 69% dos entrevistados. Os principais objetivos do uso de suplementos são
ter mais energia, melhorar a performance em exercícios e fortalecer a
imunidade. Já 72% fazem uso de vitaminas e minerais, seja para melhorar a saúde
mental ou fortalecer a imunidade. Por outro lado, as pessoas adotam dietas
saudáveis pensando principalmente na manutenção do peso, na saúde
cardiovascular e na prevenção de doenças no futuro.
O conhecimento sobre como fortalecer o sistema imunológico apresentou bons resultados na América Latina. No Brasil, foi identificado que 30% dos consumidores de suplementos começaram a consumir o item de forma mais frequente e 17% declararam ter começado a tomar um tipo de suplemento por causa da pandemia. Outros 24% adicionaram novos suplementos aos que já consumiam antes da COVID-19. Além disso, 44% dos entrevistados afirmaram terem mudado seus hábitos alimentares exclusivamente para otimizar a imunidade.
Em relação aos nutrientes especificamente, 77% das pessoas consultadas têm conhecimento dos benefícios da vitamina C para a saúde e 59% fazem uso desse suplemento vitamínico. Já em relação à vitamina D, 70% reconhecem ser um bom aliado para a imunidade e 39% fazem uso do nutriente. "A vitamina D foi o nutriente que obteve maior crescimento em adesão entre os consumidores durante a pandemia, juntamente com o ômega-3. Provavelmente, esses resultados estão associados ao crescente número de evidências científicas que relacionam a vitamina D e o ômega-3 com a otimização da imunidade", reforça Saggioro.
DSM
A DSM é uma empresa
global, focada em saúde, nutrição e biociências, que aplica a ciência para
melhorar a saúde das pessoas, animais e do planeta. O objetivo da companhia é
criar vidas mais brilhantes para todos. Os produtos e soluções da DSM abordam alguns
dos maiores desafios do mundo, criando valor econômico, ambiental e social para
todas as suas partes interessadas: clientes, colaboradores, acionistas e
sociedade em geral. A DSM e suas empresas associadas empregam cerca de 23 mil
pessoas em todo o mundo e geram vendas líquidas anuais de cerca de 10.000
milhões de euros. A empresa foi fundada em 1902 e está listada na Euronext
Amsterdam.
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