Especialistas do
Sebrae dão dicas para empreendedores sobre uso do aplicativo que virou fenômeno
do momento
No ano passado, o TikTok foi o aplicativo mais
baixado na internet. Segundo relatório Digital 2021, elaborado pela We are
Social e Hootsuite, a plataforma é utilizada por mais de 47% dos usuários
online no mundo. No Brasil, o uso da rede social de vídeos curtos também atrai
cada vez mais a atenção do público, principalmente entre 18 e 49 anos, conforme
aponta recente pesquisa feita pela Opinion Box.
De acordo com o analista de Competitividade do
Sebrae Ivan Tonet, diante do fenômeno da rede social no país e no mundo, é
importante que os pequenos negócios estejam antenados com as possibilidades do
TikTok. “Com tantas pessoas engajadas na rede social e o crescimento da rede
superando outras plataformas concorrentes, os empreendedores podem aproveitar o
momento para fixar a marca e até direcionar a audiência para conversão de
vendas em outros canais”, recomendou.
De acordo com outra analista de Competitividade do
Sebrae, Anny Santos, o formato do TikTok, com vídeos curtos e mensagem rápida,
já virou tendência até em outras redes sociais, como o Instagram. “No começo
deste mês, o head do Instagram, Adam Mosseri, declarou oficialmente que a
plataforma deve priorizar o compartilhamento de vídeos e reels, o que demonstra
que os executivos da do Facebook, dono da rede, estão atentos às mudanças no
comportamento dos internautas. Ou seja, quem souber explorar o formato do TikTok
sairá na frente, não só na plataforma, mas também poderá replicá-lo no
mercado”, explicou Anny.
A pesquisa da Opinion Box, divulgada no final do
mês passado, mostrou que a presença das empresas na rede social tem sido
percebida positivamente pelos usuários brasileiros, uma vez que 56% seguem
alguma marca ou empresa no Tik Tok e 66% concordaram que o aplicativo pode
aproximar pessoas empresas. Ivan Tonet destaca que os empreendedores podem
aproveitar os recursos do app para dar dinamismo aos vídeos, o que para o
segmento de moda e beleza fazem toda a diferença para chamar atenção dos
usuários. Ele destaca que a rede social tem grande potencial de viralização dos
vídeos, o que permite maior alcance que as outras redes sociais, conferindo
mais visibilidade da marca ou dos negócios junto ao público.
“Outro ponto importante é a possibilidade de
explorar a conexão com o público jovem, principal ativo do TikTok. Esse jovem
pode ser decisor de compra, fazendo com que a marca converse com ele como
consumidor e pode ser influenciador do comportamento de compra dos pais, por
exemplo”, acrescentou. Tonet também afirma que os donos de pequenos
negócios podem explorar os aspectos sensoriais da rede como um aliado poderoso.
“Ao combinar uma sequência de cortes nos vídeos, mostrando diferentes
ambientes, músicas, stickers, texturas e diferentes visões do mesmo produto,
cria uma experiência diferenciada e atrativa”, ressaltou.
Confira outras dicas do especialista do Sebrae
sobre como usar o TikTok como ferramenta de divulgação e vendas do seu pequeno
negócio na área de beleza e moda:
- Lembre-se que pessoas conectam com pessoas, por isso seja autêntico para chamar atenção do usuário. Você pode mostrar primeiro o resultado do seu trabalho e depois explicar o processo, dividindo sua rotina, por meio de laspes, que permitem mostrar uma imagem em poucos segundos.
- Adapte
trends, que são as tendências do momento do aplicativo, como músicas,
tutoriais de maquiagem, dublagens, desafios, para aumentar o engajamento e
expectativa das pessoas sobre sua customização. Não esqueça de utilizar
hashtags que performam bem na rede para ajudar a visualização do seu
conteúdo.
- Se
você não se sente preparado para aparecer nos vídeos, pense na
possibilidade de utilizar influenciadores que tenha conexão com sua marca
e público para permitir o crescimento mais rápido do perfil. Pesquisa da
Opinion Box revelou que 73% dos usuários seguem influenciadores no
aplicativo.
- Muita
gente não sabe, mas os algoritmos, ou seja, o conjunto de dados que as
redes sociais determinam os que as pessoas vão ver em seus perfis, são
entregues em ondas, que aumentam o número de visualizações à medida que as
postagens são curtidas, comentadas e salvas. Então, se você produzir com
frequência e qualidade, a sua entrega da 1ª onda será capaz de atingir
mais pessoas.
- Estimule
o público para compartilhar seu conteúdo, considerado a 2ª métrica mais
importante no TikTok. Você pode usar hacks de recompensa, por exemplo: “Se
o vídeo alcançar mil compartilhamentos, eu lançarei um segundo vídeos”, ou
“Compartilhe com aquele seu amigo que precisa ver isso”.
O
Sebrae dedica o mês de julho à temática da presença digital. Ao longo de todo o
mês, será realizada uma série de atividades voltadas ao debate sobre a importância
da transformação digital nos pequenos negócios. A pesquisa de Impacto da
Pandemia nas MPE mostra que quem aderiu às vendas online e soube explorar
melhor as ferramentas sentiu menos as consequências da crise. A comercialização
de produtos pela internet foi acelerada pela pandemia. Por isso, conheça todas
as soluções de gestão disponibilizadas, gratuitamente, pelo Sebrae e acompanhe
a programação nas redes sociais da instituição.
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