A migração dos meios de pagamento para o mundo digital é uma tendência sinalizada há alguns anos, mas que ganhou um importante impulsionamento durante a pandemia. O dinheiro vivo, boleto e outros métodos mais tradicionais já viraram cringe para muitos. Até mesmo dentre públicos como os millenials ou a Geração X, que se viu obrigado a se adaptar a essa mudança para continuar arcando com suas contas. O novo comportamento do consumidor para realizar pagamentos é moderno, exigente e ávido por soluções velozes e práticas ao seu dia a dia.
Hoje, a grande maioria da população abandonou o
hábito de carregar dinheiro físico em suas carteiras. Em substituição, temos
tudo o que precisamos na palma de nossas mãos: acesso à nossas contas,
aplicativos bancários, possibilidade de realizar transações e pagamentos via
aproximação por meio de smart watches, e muito mais. Tudo isso nos aparelhos
celulares. A confiança e migração aos meios digitais vem crescendo, assim como
mostra um estudo feito pela Mastercard e pela Americas Market Intelligence
(AMI).
De acordo com os dados divulgados, 46% dos
brasileiros aumentaram o volume de compras online durante a pandemia, enquanto
7% compraram online pela primeira vez. Como justificativa, a praticidade é uma
das mais valorizadas, especialmente dentre a população mais jovem, que cresceu
e aderiu a esse meio mais rapidamente. Qualquer pagamento, transação ou
procedimento pode ser feito do conforto de sua casa, dispensando a idas às
agências, caixas e lotéricas.
Ainda, a ausência de taxação e oferta de
benefícios, como o cash back em determinadas compras, são
fatores que também proporcionam uma maior atração dos consumidores. A
preferência por determinado meio de pagamento irá variar conforme as vantagens
oferecidas – por isso, não há escapatória a não ser viabilizar uma ampla
variedade de opções de pagamento.
Temos à disposição uma série de ferramentas
voltadas aos pagamentos digitais, que podem ser facilmente incorporadas por
qualquer empresa, independentemente de seu porte ou segmento. Dentre elas, o
Pix e as carteiras digitais são, de longe, os grandes favoritos, com
importantes incentivos altamente atrativos, desde retorno financeiro em
determinadas compras até a facilidade nas transações. Somente este primeiro,
representou 78% de todas as transações bancárias efetuadas no Brasil, desde seu
lançamento, em novembro de 2020, segundo o Banco Central.
Em complemento, muitas organizações – especialmente
as de cobrança – ainda estão investindo em agentes virtuais, como o Play!, para aproximar e humanizar a
relação com seus clientes. Quando desenvolvido para este fim, esses robôs
auxiliam na comunicação do pagamento de dívidas, informando ao consumidor sua
dívida e as opções disponíveis para arcá-la. Os resultados conquistados são
excelentes, com um approach muito mais aperfeiçoado aos
tempos modernos.
As necessidades do consumidor frente aos meios de
pagamento serão diferentes a cada dia. O mercado é vivo e irá sempre variar
conforme as dores da população. Portanto, cabe às empresas se adaptarem a essas
mudanças. É fundamental manter um relacionamento próximo e um diálogo aberto
para propor soluções adequadas às preferências de cada um. Quanto mais as
empresas facilitarem, mais pessoas estarão inclusas.
São muitos benefícios que devem ser aproveitados
com cautela, a fim de evitar possíveis endividamentos por parte do cliente. Por
parte da companhia, é preciso cuidado com calotes, devido à ânsia e a
facilidade de compra. Aquelas que estiverem à frente dessas tendências,
definitivamente atrairão uma maior quantidade de consumidores e sairão à frente
dos concorrentes. Ouça o mercado! É ele quem irá ditar o ritmo das inovações e
trazer a receita de sucesso para o seu negócio.
Igor
Castro - Diretor de Produtos e Tecnologia na Pontaltech, empresa especializada
em soluções integradas de voz, SMS, e-mail, chatbots e RCS.
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