Programa personalizado
e de apoio ao paciente com câncer do Oncoguia, apoiado pelo Instituto Avon
destaca a importância da educação sobre os direitos dos pacientes.
O câncer de mama se
tornou o mais incidente no mundo, superando o câncer de pulmão em números de
diagnósticos. Em 2020, um levantamento do Global Cancer Observatory mostrou que
o câncer de mama foi diagnosticado em 2,26 milhões de pessoas, tornando-se o
responsável por 11,7% dos novos casos da doença no mundo. Para apoiar
pacientes, familiares, cuidadores e profissionais da saúde, o Instituto Avon,
organização não-governamental que atua como braço social da Avon no Brasil, uniu-se
ao Instituto Oncoguia apoiando a frente de câncer de mama da plataforma de
atendimentos Ligue Câncer. Em relatório com os dados dos atendimentos
realizados no ano passado, metade das mulheres que buscaram informações sobre
câncer de mama desconheciam seus direitos como pacientes.
O canal Ligue Câncer
acolhe e atende de forma personalizada dúvidas sobre todos os tipos da doença.
No último ano a plataforma contabilizou 2145 atendimentos telefônicos e 470
desses contatos foram realizados por pacientes e familiares que buscavam
informações específicas sobre o câncer de mama. Ao avaliar todas as ligações no
período, observou-se que mais de 50% delas eram de questionamentos sobre
direitos sociais, ou seja, as mulheres desconhecem ou precisam confirmar quais
são esses benefícios enquanto pacientes ou como elas conseguem acessá-los.
Segundo o levantamento
do Ligue Câncer, na categoria de direitos sociais, 245 pessoas procuraram o
canal, entre os principais subtemas, 16% das pacientes buscavam informações sobre
auxílio doença, dentre eles o tempo de contribuição para ter direito ao
auxílio, dúvidas sobre aposentadoria ou auxílio doença e atraso no recebimento
do apoio financeiro durante a pandemia; cerca de 13% dos contatos traziam
dúvidas sobre transporte urbano, como isenção do pagamento da tarifas para
pacientes com câncer em tratamento com quimioterapia e radioterapia, além da
isenção de tarifa para acompanhante de pessoas com câncer de mama; 11% tinham
como foco a isenção de impostos para veículos; 9% buscavam informações sobre
isenção no imposto de renda e 6% queriam informações sobre o plano de saúde e
seus direitos a opções terapêuticas, tempo de espera, entre outros.
"O paciente com
câncer tem direitos assegurados pela legislação brasileira, mas tanto eles,
como os profissionais que os atendem, muitas vezes desconhecem essas
informações. O Canal Ligue Câncer, além de prestar atendimento sobre acesso a
tratamentos e diagnóstico, oferece também suporte para dúvidas como auxílios
doença e transporte para pessoas com câncer e direitos como a reconstrução da
mama, por exemplo, no Sistema Único de Saúde e nos planos privados",
explica Daniela Grelin, diretora executiva do Instituto Avon.
"Acolhemos
pessoas inseguras, assustadas e muitas vezes sem saber qual o próximo passo
diante de uma doença que precisa de agilidade. De perguntas simples como o
direito à isenção de um imposto a problemas complexos como a negativa de um
tratamento pelo plano de saúde ou as enormes filas de espera do Sistema Único
de Saúde (SUS), sempre há o que deve ser informado e ser feito.",
complementa Luciana Holtz, presidente do Oncoguia.
No Brasil, os
pacientes com câncer têm direitos garantidos para que se submetam ao primeiro
tratamento no Sistema Único de Saúde em até 60 dias a partir do diagnóstico, a
Lei dos 60 Dias (12.732/12).
Os temas relacionados
ao coronavírus, registrados no canal, representam mais de 7% dos contatos. As
mulheres também buscam saber sobre as vacinas contra a Covid-19 e sua relação
com a doença, prioridades dos pacientes com câncer de mama, cancelamentos de
tratamentos e atrasos nas consultas e agendamentos de exames motivados pela
pandemia.
Em outras categorias,
o estudo também mostrou que mais de 5% das pessoas buscam saber sobre
tratamentos com questionamentos sobre biopsias, acesso as opções terapêuticas
via plano de saúde, tempo de espera, entre outros.
"Desde 2003, o
Instituto Avon apoia as mulheres com câncer de mama, levando informações,
realizando ações de conscientização e oferecendo suporte, por meio de ações de
fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS), para a realização de exames que
possibilitem a detecção precoce e o acesso aos tratamento", comenta
Daniela Grelin.
O atendimento do Canal
Ligue Câncer é gratuito e está disponível para todo o Brasil, de segunda a
sexta-feira, das 10h às 17h, por telefone: 0800 773 1666.
Instituto Avon
Oncoguia
Atendimento Oncoguia (nacional e gratuito): 0800 773 1666.
Nenhum comentário:
Postar um comentário