Pessoas estão mais
interessadas em quantidade do que qualidade? Descubra como se destacar com
assuntos expressivos e notáveis
Um conteúdo de qualidade produzido de forma
autêntica é, sem dúvida, essencial para quem quer conquistar posicionamento em
redes sociais. Mas, mais do que isto, é preciso moderar, também, com um perfil
ativo e que se faça presente. O efeito contrário, ou desequilibrado, pode
provocar o afastamento das pessoas, que ora não identificam no seguidor alguém
relevante ou, pior, veem nele alguém que só quer aparecer a todo custo, sem
material que o gabarite para tal.
Criar conteúdo relevante e ter a opinião levada a
sério não é uma tarefa fácil e é preciso seguir alguns passos para ter conexão
e um relacionamento duradouro através de resenhas autênticas, ações e posts.
Para ajudar a entender e como seguir por esse caminho, Joel Amorim, diretor da
The Insiders, empresa que conecta marcas a pessoas reais com o intuito de
impulsionar campanhas com o uso de consumidores de verdade e com alto
engajamento, enumerou algumas dicas que considera essenciais para uma boa
relação com o público.
- Seja
engajado
Torne-se olhos e ouvidos das notícias que envolvem
o segmento pelo qual está engajado, seja ele focado em games, alimentação,
beleza, maternidade, turismo e etc. Isso mostra que você está realmente por
dentro do tema e tem, de fato, algo a agregar. Opiniões são importantes, mas
precisam estar bem fundamentadas em conteúdo, então, dados de mercado podem
endossá-las e ser um ponto a favor. Seja claro, não ofenda ninguém, não xingue
e tenha uma linha de pensamento, na hora de expressar a opinião, que tenha um
começo, meio e fim.
- Seja
Honesto
Se a opinião que for dar tem a ver com um produto
ou serviço, seja honesto quanto a sua experiência. É possível perceber quando a
pessoa está mentindo ou não sendo tão natural. Lembre-se: o marketing
boca-a-boca só funciona quando se é sincero, então, sinta a liberdade de se
expressar e exprimir o que sentiu ao utilizar. O que vale é que a sua crítica
seja construtiva e não ofensiva. Se não gostou, quais foram as razões? Isso tem
que ser explicado, pois, nem tudo que funciona para um, vai funcionar para o
outro e o que irá nortear uma decisão são essas ponderações.
- Seja
transparente
Tentar ser uma pessoa na rede social e, por trás,
ser outra, não funciona na prática. Ao menor deslize, o público perceberá e a
consequência tende ser muito dura, com queda de engajamento e até perda de
seguidores. A cultura do cancelamento, muito atual nos dias de hoje, é prova
que não é sempre que o público releva falhas. Vale apostar, portanto, na
transparência (e até honestidade, novamente) de ser quem se é realmente. É
assim, permitindo que defeitos e qualidades coexistem, que se vai construindo a
confiança necessária para se tornar uma referência para as pessoas à sua volta.
- Seja
legal e empático
Não há como saber de tudo e sobre todos, mas há
algo que podemos ser a todo instante: empáticos e educados. Já é regra: não
faça comentários depreciativos ou inapropriados sobre assuntos que envolvam o
corpo físico e aspectos emocionais ou cognitivos de outra pessoa. Na hora de
opinar, independentemente do assunto, não faça por ataque a uma terceira pessoa
e sim para dar luz a outro ponto de vista. Busque se colocar no lugar do colega
e evite fazer juízo de valor. Cada um sabe sobre si e não cabe a ninguém
julgar.
- Seja
criativo
É difícil se destacar no meio de tanto conteúdo,
mas criatividade abre, sem dúvidas, muitas portas. Se for para escrever,
produza um material claro e gostoso de ler, sem erros de gramática; já se for
tirar fotos, aposte na qualidade. Recursos dos stories, como enquetes,
perguntas, testes, localização e menções a pessoas e empresas ajudam a se
posicionar melhor. Responda sempre os seguidores e faça comentários relevantes.
E lembre-se, tudo o que for produzido tem que estar conectado com o que se
propõe e o que, de fato, se sabe. Não invente ou crie conteúdo que não seja
embasado em verdade ou na ciência.
The Insiders
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