Iniciativa inédita
quer sensibilizar a população e estimular denúncias Ação pretende sensibilizar a opinião pública
Divulgação
em Curitiba
No Brasil, a pichação é considerada vandalismo e
crime ambiental, nos termos do artigo 65 da Lei 9.605/98 (Lei dos Crimes
Ambientais), que estipula pena de detenção de 3 meses a 1 ano, além de multa,
para quem pichar. Então, se você se pergunta se pichação é crime. Sim, pichação
é crime. Diferente do “Grafite”, que é uma expressão artística, autorizado pelo
proprietário do imóvel (em caso de bens privados) ou do órgão competente (em
caso de bens públicos), a pichação é danosa para comerciantes, donos de imóveis
e até mesmo para o Estado.
Mas, como sensibilizar não só a população a
denunciar e, também, aqueles que estão cometendo o crime a pararem com tal ato?
Dessa pergunta nasceu uma campanha, criada pela Santiago Comunicação, fruto da
união de vários veículos de mídia da capital paranaense e que também contou com
o apoio de empresas, associações e até do poder público. Com o mote “O
vandalismo põe tudo em risco”, a campanha começou a ser veiculada no dia 10 de
julho em dezenas de painéis físicos e digitais da Outdoor Mídia, assim como nas
rádios que compõe o Grupo Transamérica e, também, com ampla divulgação nas
redes sociais.
“Nossa ideia é mostrar que com apenas um risco, o
pichador coloca em risco pequenos negócios, investimentos do poder público a
até mesmo os sonhos de quem mora em uma casa de frente para a rua. É um ciclo
negativo que começa com um simples risco numa parede ou num muro e termina com
um leito de UTI a menos num hospital público, um investimento a menos na
expansão do microempreendedor, e por aí vai”, ressalta o
diretor-superintendente da Outdoor Mídia, Halisson Pontarolla.
A campanha conta com duas fases: a primeira, na
qual grafiteiros (ex-pichadores) fizeram uma intervenção artística nos pontos
de outdoors estáticos de mídia exterior. Em conjunto com essa ação, entram os
spots de rádio e também toda a mídia digital da campanha. A segunda terá outras
ações impactantes, como promete Felippe Motta, Diretor de Criação da agência
Santiago Comunicação. “Vamos entrar ainda mais fortes. Com ações de rua, uma
nova campanha de mídia exterior e novos spots de rádio. Entendemos que, quando
o assunto é vandalismo, não podemos dar trégua”, ressalta.
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