Os
pesquisadores da Check Point apontam que houve um aumento de 29% ano a ano nos
domínios falsos registrados em janeiro que usam esse tema para golpes
Fevereiro é o mês no
qual muitos países celebram no próximo dia 14 o Dia de São Valentim (ou o Dia
dos Namorados). Neste ano, por conta das restrições e fechamentos de lojas
físicas, todos os olhares estarão voltados para o comércio eletrônico. Atentos
a isto, os cibercriminosos procuram novas maneiras de divulgar suas campanhas
de atividades maliciosas, especialmente o phishing, para enganar suas vítimas
aproveitando as compras online nesta data. Nesse sentido, a Check Point
Research (CPR), braço de Inteligência em Ameaças da Check Point® Software Technologies Ltd . (NASDAQ: CHKP), uma fornecedora líder de soluções de
cibersegurança global, aponta que desde a segunda quinzena de janeiro detectou
mais de 400 campanhas de phishing por semana cujo tema é esta data
comemorativa.
Os pesquisadores da
Check Point também destacam que neste ano foram registados mais de 23 mil novos
domínios relacionados com o tema do Dia de São Valentim ou dos Namorados, o que
representa um crescimento de 29% se comparado ao ano passado. Deste porcentual,
0,5% (115) eram domínios maliciosos e 1,8% (414) eram suspeitos
Novos domínios relacionados ao Dia de São Valentim em janeiro nos anos de 2019-2020-2021 |
E-mail de phishing é o principal vetor de ataque
Atualmente, os ataques
de phishing podem ser extremamente direcionados, bem planejados e apoiados por
uma grande quantidade de pesquisas. Para garantir o sucesso, os atacantes
passam muito tempo estudando seus alvos. Os ataques de phishing utilizam
diferentes vetores, sendo o e-mail o mais comum. Outros vetores de ataque
comuns são sites de phishing e mensagens de texto geralmente destinadas a
roubar credenciais para realizar invasões de conta. Isso pode levar a
resultados bastante prejudiciais, como perda de dados, transferências
fraudulentas de dinheiro, entre outras transações.
"Os
cibercriminosos são especialistas em aproveitar momentos de excessivo tráfego
na web para disseminar suas campanhas de ciberataque e multiplicar sua taxa de
sucesso. Os dias marcados como comemorativos, como o próximo Dia de São
Valentim, são algumas de suas datas favoritas, já que o aumento nas compras de
presentes faz com que as buscas online por ofertas ou produtos com desconto
aumentem significativamente, facilitando assim o trabalho dos atacantes na hora
de enganar suas vítimas", afirma Thiago Mourão, Engenheiro de Segurança e
Evangelista em Cibersegurança da Check Point Brasil. "O tipo de
ciberameaça mais usado é o phishing e os vetores de ataque preferidos são e-mail,
mensagens de texto por meio de aplicativos ou redes sociais e, até mesmo, a
criação de páginas da web falsas. Este tipo de campanha evolui rapidamente e
não é de estranhar que continue a ser uma das formas mais utilizadas para
roubar informação sensível dos usuários", acrescenta Mourão.
E-mails de phishing com tema do Dia dos Namorados maliciosos por semana |
Ofertas falsas de grandes marcas
A maioria dos golpes
de phishing se concentra na fraude do comprador e, em algumas ações, ele
reutiliza temas e páginas da web de campanhas anteriores de phishing. Neste
caso, é muito comum suplantar a identidade de marcas conhecidas para atrair
suas vítimas. No entanto, os pesquisadores da Check Point revelam que, desta
vez, os cibercriminosos reutilizaram campanhas anteriores . Eles exemplificam um e-mail que parecia vir da
empresa Pandora e que apresenta muitas semelhanças com uma campanha detectada
em novembro do ano passado por ocasião da data do Black Friday que usava essa
marca. Como sempre, o objetivo do e-mail era oferecer preços muito baixos para
estimular o usuário a comprar joias em uma página falsa da Pandora que imitava
a original.
Como evitar ser vítima
desses ataques
Os pesquisadores da
Check Point destacam que a prevenção é a melhor ferramenta para evitar riscos,
por isso compartilham uma série de recomendações para uma experiência online
segura:
• Verificar se está
realizando uma compra online de uma fonte segura. Uma maneira de fazer
isso é NÃO clicar em links promocionais recebidos de e-mails e, em vez disso,
pesquisar no Google ou em qualquer outro buscador o nome da empresa desejada e
clicar no link da página de resultados.
• Nunca compartilhar
as informações pessoais. O roubo de informações é um alvo comum de ataques
cibernéticos. É comum usar os mesmos nomes e senhas em contas diferentes,
portanto, o roubo de dados de uma conta permitirá ao atacante o acesso às
demais contas. Assim, não compartilhe suas informações pessoais, nem adote os mesmos
nomes e senhas em diversas contas e aplicativos.
• Ter sempre cuidado
com e-mails que sugerem alteração de senha. Se o usuário receber um e-mail
solicitando que altere sua senha sem ter solicitado isso, acesse sempre a
página da conta ou do aplicativo diretamente (não clique no link do e-mail
recebido) e altere sua senha da mesma página (e de outras contas que contém a
mesma senha). Ao clicar no link será possível alterar a senha da conta. Não
saber sua senha é um dos problemas que os cibercriminosos enfrentam ao tentar
acessar suas contas online. Ao enviar um e-mail falso para alterar a senha,
eles redirecionam as vítimas para uma página de phishing, a fim de convencê-las
a inserir suas informações pessoais e enviá-las.
• Estar sempre atento
ao tom da linguagem e aos erros no texto do e-mail. As técnicas de
engenharia social são projetadas para tirar vantagem da natureza humana. Os
cibercriminosos estão cientes desse fato e tiram vantagem disso para se passar
por CEOs, CIOs, CISOs, CFOs, entre outros executivos, com o objetivo de fazer
solicitações urgentes e, assim, aumentar a possibilidade de erro do
funcionário. Os ataques de phishing geralmente usam essas técnicas para
convencer seus alvos a ignorar suas suspeitas sobre um e-mail e clicar em um link
ou abrir um anexo.
• Cuidado com as
ofertas "especiais". Se a oferta ou promoção parecer BOA demais para
ser verdade, provavelmente será falsa. Ou seja, um desconto de 80% no novo
modelo do iPhone ou em uma joia, geralmente, não é uma oportunidade de compra
confiável.
• Atentar para os
erros de ortografia. Marcas confiáveis não cometem erros de ortografia no corpo
do texto, no nome do seu domínio ou na extensão da web que usam. Por esse
motivo, qualquer e-mail com o nome da empresa digitado incorretamente
("Amaz0n" ou "Amazn" em vez de "Amazon", por
exemplo) é um sinal de alerta inevitável de que há uma tentativa de phishing.
Além disso, a Check
Point ressalta que é fundamental contar com as ferramentas de segurança. As
soluções antiphishing da Check Point incluem diferentes produtos
desenvolvidos para diferentes vetores de ataque: e-mail, dispositivo móvel,
endpoint e rede.
As estatísticas e
dados indicados neste documento foram
obtidos graças às tecnologias de prevenção de ameaças da Check Point, armazenadas e analisadas no ThreatCloud , que fornece informações sobre ameaças em tempo real
derivadas de centenas de milhões de sensores em todo o mundo para redes,
endpoints e dispositivos móveis. Isso é possível por meio de mecanismos de
pesquisa baseados em inteligência artificial e dados de pesquisa proprietários da
Check Point Research , a divisão de inteligência e pesquisa de ameaças da
empresa.
Check Point Software
Technologies Ltd.
https://www.checkpoint.com/pt/
https://research.checkpoint.com/
https://twitter.com/_cpresearch_
:https://blog.checkpoint.com/
https://www.twitter.com/checkpointsw
https://www.facebook.com/checkpointsoftware
https://www.youtube.com/user/CPGlobal
https://www.linkedin.com/company/check-point-software-technologies
Nenhum comentário:
Postar um comentário