Ter inteligência emocional não é apenas ter
autocontrole. É também conhecer suas emoções para não deixar que elas estejam
no controle, perceber as emoções dos outros e ter empatia para conseguir
melhores relacionamentos e resultados. Isso significa que desenvolver sua
inteligência emocional é essencial se você já é ou pretende se tornar um líder.
Para isso, algumas características são essenciais. As dicas são da psicóloga e mentora em
Inteligência Emocional, Fabrícia Gomes.
1. Autoconhecimento
Você só controla aquilo que conhece!
O autoconhecimento faz parte do lifelong learning,
ou seja, precisa ser trabalhado o resto da sua vida. Faça cursos, assista
lives, leia livros, artigos, e peça feedbacks das pessoas com quem você se
relaciona. Já parou para refletir que ninguém lidera sozinho? Você lidera para
o outro.
Ao se conhecer, consegue entender os gatilhos que te
fazem agir como age normalmente. Por que eu fiquei tão irritado com aquela
pessoa aquele dia? Mas aí, a pessoa fala alguma coisa que aciona um “botão”,
acontece alguma coisa no seu cérebro emocional e pronto!… Você explode e a
pessoa fica sem entender nada...
Esses gatilhos podem ser externos ou internos. Os externos
normalmente estão relacionados a alguma coisa que você esteja vivenciando nos
últimos tempos. Já os internos são mais difíceis de serem acessados, porque
moram lá no cérebro límbico (emocional) e geralmente estão relacionados a
experiências negativas vivenciadas no passado.
2. Peça feedback para a equipe
Pergunte: “Em que tipo de situações você percebe que eu me
altero? Quais comportamentos você percebe que eu tenho que prejudicam meus
relacionamentos com as pessoas?”.
3. Se “afaste” um pouco do problema
Quando estiver com dificuldades de resolver um problema, vá
fazer outras coisas e depois volte. Parece simples, mas isso muda seu estado
emocional e faz com que consiga pensar em outras possibilidades. Uma boa saída
também é conversar com alguém que não esteja emocionalmente envolvido e
conseguirá te dar novas perspectivas.
4. Desenvolva a empatia
Observe a linguagem corporal das pessoas quando estiverem
comunicando algo. Pergunte como estão se sentindo, dê espaço para elas falarem
sobre suas emoções.
Aprimore seu estilo de comunicação! Muitas vezes o problema não
está no que você fala, mas na maneira como você fala!. Saiba dar retornos
construtivos, seu funcionário precisa sair de um feedback motivado a mudar e
não destruído porque você exagerou nas palavras.
5. Desenvolva FOCO no positivo
Tudo aquilo que focamos, expande. Aprenda a ver o lado bom das
situações e, quando você cometer um erro, reflita sobre o que aprendeu com ele
e o que pode fazer diferente da próxima vez!
Fabrícia Gomes - psicóloga formada pela PUC-MG, Pós-Graduada em
Gestão de Pessoas e Negócios pela FDC e Mentora em Inteligência Emocional com
formação pela Sociedade Brasileira de Inteligência Emocional. Coach de Carreira
e Liderança e formação em Mentoria Estratégica. Experiência de 17 anos na área
de RH atuando em grandes empresas com foco na área de Desenvolvimento de
Pessoas.
https://lp.fabriciadesenvolvimento.com.br/mentoria-fabricia-gomes
Nenhum comentário:
Postar um comentário