Pesquisa global mostra que a segurança de
funcionários remotos e a proteção de implementações em nuvem são os dois
principais desafios de cinco apontados pelas organizações para os próximos anos
Check Point® Software Technologies Ltd . (NASDAQ: CHKP), uma fornecedora líder de soluções de
cibersegurança global, divulga os resultados de uma nova pesquisa na qual aponta as prioridades e os desafios das
organizações em relação à cibersegurança até 2023, além de destacar as mudanças
em suas estratégias de proteção impostas pela pandemia da COVID-19 em 2020.
Mais da metade dos entrevistados disseram que o
número de ameaças e ataques sofridos por suas organizações é superior àquele
que se registava no início de 2020. A maioria acredita que sua abordagem à
segurança não retornará às normas anteriores à pandemia, com apenas um em cada
cinco entrevistados afirmando que suas operações de segurança voltaram a ser o
que eram. As principais conclusões da pesquisa realizada com mais de 600* profissionais
de segurança de TI em todo o mundo são:
• Os maiores desafios de segurança das
organizações em 2021: aproximadamente metade (47%) dos entrevistados disse
que a segurança para funcionários que trabalharem remotamente será o principal
desafio em 2021, seguido pela prevenção de ataques de phishing e engenharia
social (42%), manutenção do acesso remoto seguro (41%) e proteção de
aplicativos e infraestrutura em nuvem (39%).
• Prioridades de segurança para os próximos
dois anos: até 2023, as principais prioridades serão proteger o trabalho
remoto (61%), a segurança do endpoint e móvel (59%) e das nuvens
públicas ou múltiplas (52%) - incluindo questões como segurança de IoT e de
e-mail.
• Mudanças nas estratégias de segurança de
2020: 95% dos entrevistados disseram que suas estratégias mudaram na
segunda metade deste ano, a maioria delas permitindo o trabalho remoto em
escala (67%). Apenas pouco mais de um quarto afirmou ter acelerado os projetos
de segurança existentes durante 2020, mostrando que, para a maioria, a resposta
à pandemia envolveu uma reinvenção não planejada de seu modelo de negócios.
• O "novo normal" veio para ficar:
metade de todos os entrevistados acredita que sua abordagem de segurança não retornará
aos padrões do período pré-pandemia. Enquanto 29% deles disseram que esperam um
retorno às operações pré-COVID em algum momento no futuro, e apenas 20%
acreditam que sua situação agora voltou ao que era.
Mudança evidente nas estratégias de segurança de
2020 apontada pelos entrevistados:
· 95% dos entrevistados disseram que suas
estratégias mudaram na segunda metade do ano, sendo a maior delas a de
possibilitar o trabalho remoto em escala (citado por 67%);
· 39% dos entrevistados indicaram que o trabalho
remoto em escala foi seguido pela mudança de estratégia relativa à educação e
treinamento de segurança aos funcionários;
· 37% dos entrevistados disseram que foi melhorar
a segurança da rede e a prevenção de ameaças;
· 37% dos entrevistados também apontaram o endpoint
expandido e a segurança móvel;
· 31% dos entrevistados manifestaram que foi a
rápida adoção de tecnologias de nuvem;
· 27% dos entrevistados revelaram ter acelerado
os projetos de TI atuais durante 2020, mostrando que, para a maioria, sua
resposta à pandemia envolveu uma reinvenção não planejada de seu modelo de
negócios.
"A pesquisa mostra que a maioria das
organizações não espera que seus problemas e prioridades de segurança atuais
mudem significativamente nos próximos dois anos. Para muitos, as mudanças
rápidas que tiveram de realizar em suas redes e infraestruturas de segurança em
resposta à pandemia serão permanentes", diz Claudio Bannwart, country
manager da Check Point Brasil.
"Ao mesmo tempo, os ciberataques e as
ameaças estão aumentando à medida que os cibercriminosos tentam tirar proveito
dessas mudanças. Portanto, as organizações devem priorizar o fechamento de
quaisquer brechas de segurança em suas novas redes distribuídas, desde os PCs
domésticos dos funcionários e os próprios funcionários até o data center. Lidar
com o impacto da pandemia nas operações de negócios e garantir que elas possam
continuar a operar da maneira mais eficiente e segura possível será o maior
desafio contínuo para a maioria das empresas", alerta Bannwart.
Para bloquear os volumes crescentes de
ciberataques e ameaças, as organizações precisam priorizar o fechamento de
quaisquer brechas de segurança em suas novas redes distribuídas, desde os PCs
domésticos dos funcionários, e eles próprios, até o data center. A seguir estão
as orientações da Check Point para apoiar as organizações a desenvolver suas
estratégias de segurança para garantir que possam continuar a operar da forma
mais eficiente e segura possível:
1. Prevenir em tempo real. Em cibersegurança,
a prevenção em tempo real é a chave para proteger redes, funcionários e dados
contra ataques e ameaças.
2. Proteger tudo. Cada parte da rede
corporativa é importante. As organizações devem revisar e verificar o nível de
segurança e a relevância da infraestrutura de sua rede, dispositivos,
processos, conformidade de dispositivos móveis e PC conectados, IoT e muito
mais. O aumento do uso da nuvem exige um maior nível de segurança,
especialmente em tecnologias que protegem cargas de trabalho, contêineres e
aplicativos serverless em ambientes de nuvem múltipla e híbrida.
3. Consolidar e ganhar visibilidade. Com
tantas mudanças feitas nas infraestruturas das organizações, é essencial fazer
estas perguntas-chave: estamos obtendo a segurança de que realmente precisamos?
Estamos protegendo os itens certos? Perdemos um ponto cego? O mais alto nível
de visibilidade da rede aumenta a eficácia da segurança. A empresa precisa de
um gerenciamento unificado e de uma visibilidade de risco aprimorada para toda
a sua arquitetura de segurança e isso só pode ser alcançado reduzindo o número
de soluções de produtos pontuais e fornecedores.
* A pesquisa foi conduzida pela Dimensional
Research com 613 entrevistados em todo o mundo, sendo eles responsáveis pela
segurança de TI em suas organizações. Para mais detalhes sobre a pesquisa
visite o site:
Check Point Software Technologies Ltd.
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