Tudo o que você precisa saber para obter
sucesso, segundo a especialista em comportamento de consumo, gestão empresarial
e negócios digitais
Uma
nova Era de mercados, revolucionada pela internet, tem ganhado força
ultimamente. Chamados de negócios digitais, empresas como a Amazon, Uber,
iFood, que utilizam exclusivamente a internet para produzir e comercializar
seus serviços. A mestre em comportamento de consumo
digital, especialista em transformação digital e negócios digitais,
Fátima Bana, declara que esses novos modelos vieram para ficar e que a
era digital alterou o cenário de relação entre os clientes e as empresas, que
precisam cada dia mais investir em transformações digitais para não ficarem
ultrapassados.
Quando
a empresa começa a sua atuação de maneira online, automaticamente ela ganha uma
velocidade maior perante as outras, porém hoje todos somos digitais. O
consumidor não é mono canal, assim como as empresas não podem ser.Para a
especialista, alguns elementos são primordiais para um negócio tradicional se
encontrar nesse universo. “O primeiro deles é a conectividade e decisão de
mudar (partindo do princípio que é fundamental mudar junto com o cliente e a
empresa é consciente disso), seguido pela proximidade com o público”. As
pessoas querem estar próximas dos produtos/ serviços que gostam e por isso
investir em relacionamento é fundamental. “Interagir e conhecer os hábitos dos
seus consumidores é o mínimo que uma empresa precisa fazer, além de investir em
novos modelos de negócio e em marketing contínuo, o que fará com que o negócio
digital ganhe relevância a ponto de ser pesquisada e procurada pelas pessoas
(mas antes disso, há muito o que ser feito, isso, é apenas a cobertura do
bolo”- explica.
Fatima
ainda reforça que a maneira de pensar e fazer negócios foi impactada por essas
transformações digitais, fazendo com que o objetivo da empresa não fique
restrito apenas a venda, mas seja pautado em inovação. “Temos hoje uma
constante busca pelo “entender o consumidor” e infelizmente em grandes
estruturas, ainda há muita resistência para isso. Uma vez que toda empresa mira
o lucro, ela precisa entender que uma empresa só tem lucro se ela tiver
clientes; e estes clientes estão cada vez mais sendo assediados pelos
concorrentes” – destaca a especialista em comportamento de consumo digital.
Mas
restringir a transformação digital pela presença em redes sociais, anúncios no
google e atendimento via WhatsApp, é um erro. “Não se deve gastar 1 real antes
de garantir que esse número gere algum retorno, antes que as métricas de
avaliação estejam definidas e alinhadas. CRM, Conteúdo, Mídia Paga, Orgânica,
On, Offline – tudo isso vem junto com mensuração” – afirma.
Processos
devem ser implantados e eles podem e devem ser humanizado, porque antes da sua
empresa ser B2B ou B2C ela é H2H. “Então, comece pelos processos, depois faça
uma revisão sistêmica e não se esqueça que transformação não se faz debaixo pra
cima e não preciso nem reforçar que se a empresa não entendeu que é o cliente
que paga a conta, ela ainda está no século passado e bem longe de acompanhar
esse momento”- conclui a especialista, Fátima Bana.
Fatima
Bana - mestre em comportamento de consumo digital e especialista em liderança
de equipes, planejamento, implantação de e-commerce, gestão empresarial e
negócios digitais. A especialista possui formação internacional na área de
marketing pela University of Califórnia (UCLA / USA) e atualmente, é graduanda
em Neuropsicologia o que garante análises com base nos processos cognitivos.
Fatima já atuou como líder em grandes empresas: foi diretora executiva em
companhias como Gafisa, Accenture e Tivit, e ocupou o cargo de Head de
Marketing na LATAM e CMO da Buser. Saiba mais em: https://rentacmo.com.br
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