Promoção
tem aumento de 30% nos atendimentos nas últimas 24 horas
O Procon-SP registrou 281 atendimentos nas últimas 24 horas.
Na manhã de ontem, 30/11, somavam 940 atendimentos relacionados à Black Friday.
Na manhã de hoje atingimos o número de 1.221 - 813 reclamações e 408 consultas
e denúncias. Desde a semana passada, o consumidor que teve problemas com a
promoção tem um botão específico no site do Procon-SP para registrar sua
queixa.
Maquiagem de preço (quando o desconto oferecido não é real)
segue sendo o principal questionamento, com 174 casos. Outros problemas que se
destacam são sobre: pedido cancelado após a compra (165 atendimentos), mudança
de preço ao finalizar a compra (122), produto ou serviço indisponível (121) e
não entrega ou atraso (121).
A empresa mais reclamada até o momento é a B2W Companhia
Digital (Americanas.com, Submarino, Shoptime, Soubarato e Lojas Americanas) com
89 reclamações. Em seguida aparecem Alpargatas, 75; Via Varejo (Casas Bahia,
Pontofrio e Extra.com.br), 62; Magazine Luiza, 41; Kabum Comércio Eletrônico,
39 e Mercado Livre, 30.
Como fazer sua reclamação
Consumidor pode registrar sua reclamação no espaço específico
para a Black Friday disponível no site (https://bit.ly/3lidaWB)
e aplicativo do Procon-SP. Denúncias e orientações podem ser feitas nas redes sociais
do Procon-SP. Os perfis oficiais são: @proconsp (facebook e instagram) e
@proconspoficial (twitter).
Procon-SP
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