Especialista Fala Sobre Os Tipos de TDAH - Desatento e Combinado
O TDAH é um tema bastante falado nos
últimos tempos, muitas crianças com diagnósticos incorretos, porque devemos
lembrar que nem toda criança agitada tem TDAH, pode ser parte da maturação
do comportamento do desenvolvimento neurológica da própria criança.
Dificuldade de concentração, impulsividade e
inquietação acima do normal com prejuízos visíveis na vida da criança e dos
pais, são os principais sintomas que ajudam pais e professores a identificarem
o TDAH na criança e encaminhá-los ao neurologista infantil, para que junto a
uma equipe interdisciplinar, consigam fechar o diagnóstico.
Segundo a Associação Brasileira de Déficit de
Atenção (ABDA), o distúrbio afeta de 3% a 5% das crianças em
idade escolar e sua prevalência é maior entre os meninos. A boa notícia é que
os sintomas melhoram na adolescência.
Características Diagnósticas
O TDAH começa na infância. O DSM-5
diz que a exigência de que vários sintomas estejam presentes antes dos 12 anos
de idade, exprime a importância de uma apresentação clínica substancial durante
a infância. Ao mesmo tempo, uma idade de início mais precoce não é especificada
devido a dificuldades para se estabelecer retrospectivamente um início na
infância.
A característica essencial do transtorno de déficit
de atenção/hiperatividade é um padrão persistente de desatenção e/ou
hiperatividade-impulsividade que interfere no funcionamento ou no
desenvolvimento da criança.
Segundo a Dra. Gladys Arnez, Neurologista Infantil
à frente da Clínica Neurocenterkids, podemos considerar dois
grandes Tipos do TDAH: - O Tipo Desatento e o Tipo Combinado.
TDAH TIPO DESATENTO
Neste caso, a desatenção manifesta-se como
introspecção, timidez, medo de errar, divagação em tarefas, falta de
persistência, esquecimento excessivo, dificuldade de manter o foco e
desorganização. É notado quando por exemplo, a criança vive perdendo material
escolar, esquece livro, mochila; Pode até ser uma criança esforçada, mas é
muito desatenta e geralmente apresenta muita dificuldade escolar, dificuldades
nos relacionamentos e baixa autoestima- explica a Dra Gladys
Arnez.
TIPO COMBINADO- (DESATENDO+ HIPERATIVO E/OU
IMPULSIVO)
Você já deve ter se deparado com crianças que não conseguem parar quietas, estão o tempo todo “aprontando”, “a mil”, como se estivessem “ligadas na tomada”.
A hiperatividade refere-se à atividade motora
excessiva (como uma criança que corre por tudo, não fica quieta e mesmo quando
não é apropriado, ela mexe nas coisas, cutuca ou conversa em excesso, tirando a
atenção de todos à sua volta. Não obedece aos pais em casa, tem sempre que
fazer o que ela quer, caso contrário ela faz muita birra e estas manifestações
acontecem tanto na escola como em casa ou em qualquer lugar onde a criança
estiver (igreja, casa de parentes, festinhas de colegas, lojas, restaurantes,
etc...).
Quando impulsivos, suas principais características
são a agitação e impulsividade. Estão sempre buscando coisas novas e
estimulantes. Apresentam muita dificuldade de pensar antes de fazer e durante e
ao longo da vida, sofrem com acusações de serem irresponsáveis e
inconsequentes. Mudam de assunto de forma recorrente e agem impulsivamente,
chegando a apresentar comportamentos agressivos.
O diagnóstico e o Tratamento
Na falta do diagnóstico, é muito normal ter como
verdade que estas, são crianças mal educadas, cujos pais, no geral ausentes,
tem muita dificuldade para impor limites ou não estão “nem aí” para a educação
dos filhos. É possível que sim, mas geralmente os pais e familiares se
preocupam e sofrem muito com a situação e geralmente todo esse sofrimento
acontece por falta de diagnóstico e tratamento. "-Essas crianças
apresentam algum problema médico que deve ser investigado, entre eles o TDAH"-,
explica a Dra. Gladys Arnez, Neuropediatra.
No entanto, a verdade é que não existe um marcador biológico ou um exame que apresente um diagnóstico preciso, mas somente a observação da criança, avaliação
O que se deve ser considerado, é que em todos os
casos do Déficit de Atenção, com ou sem hiperatividade, com ou sem
impulsividade, a criança sofre e precisa de ajuda – diz a Dra Gladys.
Ela não passa por isso ilesa e tudo isso acontece justo numa fase da vida
em que ela não consegue definir em palavras precisas o que está sentindo,
então, é muito importante que haja tratamento individualizado, tanto para um
caso quanto para outro. É necessário que a criança passe por um neuropediatra,
psiquiatra, psicologia e todas as avaliaçãoes necessárias, que os pais levem a
sério cada etapa do tratamento, explica a especialista.
Dra.
Gladys Arnez - médica Pediatra e Neurologista Infantil e da
Adolescência, especialista em Transtornos Escolares e Comportamentais,
mestranda em Neurociências com ênfase no Tratamento do autismo e está à frente
da Clínica Neurocenterkids, em Santo André/SP.
www.clinicaneurocenterkids.com.br
Instagram: @clinica_neurocenterkids
@dra.gladys_neuropediatria
Tel/ whats app: (11)99536-1988
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