Pesquisar no Blog

quarta-feira, 14 de outubro de 2020

Preços de eletrodomésticos: variação de quase 62%

Pesquisa realizada pelo Procon-SP na capital comparou o preço de 48 itens


Pesquisa de preços de eletrodomésticos realizada pela Fundação Procon-SP, por meio do Núcleo de Inteligência e Pesquisas da Escola de Proteção e Defesa do Consumidor, encontrou diferenças de até 61,64% para o mesmo produto. O aspirador de pó da Electrolux de 600W - AIRSPEED - STK10 - vertical - 110V foi encontrado em um estabelecimento pelo preço de R 340,89 e, em outro, R 210,90, diferença de R129,99 em valor absoluto.

O levantamento foi efetuado nos dias 21 e 22 de setembro em seis sites das principais redes do varejo: Americanas, Carrefour, Casas Bahia, Extra, Magazine Luiza e Ponto Frio. Foram comparados os preços de 48 itens de diferentes marcas e modelos das seguintes categorias de produtos: aspirador de pó, fogão de piso, forno micro-ondas, geladeira e lavadora de roupas.

Veja aqui a pesquisa completa


Orientações para o consumidor

Pesquise preços e formas de pagamento, comparando os juros no caso de parcelamento. Quase sempre convém aguardar um pouco mais para comprar o produto à vista.

Ao escolher um eletrodoméstico, o consumidor deve observar as dimensões do aparelho (altura, largura, profundidade etc.) e sua voltagem, essas características devem ser compatíveis com o espaço disponível para sua instalação e com a rede elétrica local.

O prazo de desistência da compra online é de sete dias do recebimento do produto. Para maior segurança, o consumidor deve efetuar o cancelamento por escrito.

No ato da entrega, só assine o documento de recebimento do produto, após examinar o estado da mercadoria. Havendo irregularidades, estas devem ser relacionadas no próprio documento, justificando assim o não recebimento.

O consumidor deve guardar a nota ou cupom fiscal, o termo de garantia e o manual de instruções - documentos que podem ser necessários em caso de problemas ou dúvidas no funcionamento do produto.



Procon-SP 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados