Podem participar
educadores, familiares e responsáveis por crianças de zero a seis anos, até o
dia 12 de outubro
O Grupo de Pesquisas a respeito das crianças, Educação Infantil e estudos da infância (CRIEI) e o Grupo Educação e primeira infância em contexto (EDIPIC), ambos da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), estão realizando a pesquisa intitulada "Condições e perspectivas para Educação Infantil e a infância em tempos de pandemia".
O projeto nasce do interesse em compreender as experiências de vida das
crianças e suas famílias no contexto da Covid-19 e no pós-pandemia. O estudo
objetiva pensar e mobilizar a Educação Infantil diante das demandas e impactos
advindos dos novos tempos, atentando às informações e aos posicionamentos de
educadores - sendo considerada toda a comunidade educativa das creches e
pré-escolas, ou seja, docentes e não docentes, incluindo equipes de apoio - e
familiares ou responsáveis por crianças de zero a seis anos.
A realização da pesquisa terá dois momentos e conta com a participação da
comunidade de educadores e de familiares ou responsáveis para compreender as
condições das crianças durante a pandemia. Primeiramente, será feito um
mapeamento dessas condições de forma ampla, a partir de questionários online,
que podem ser respondidos até o dia 12 de outubro - um específico para
educadores, acessado aqui (https://bit.ly/3iIfNzU),
e outro para familiares ou responsáveis, disponível neste link (https://bit.ly/33H7aBh). Para a segunda
etapa, serão aprofundadas as principais demandas apresentadas, via outros
instrumentos de pesquisa a serem divulgados oportunamente.
O CRIEI está vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGED-So) do
Campus Sorocaba da UFSCar, e é coordenado por Maria Walburga dos Santos,
docente do Departamento de Ciências Humanas e Educação (DCHE-So), e Andreia
Regina de Oliveira Camargo, professora no Núcleo de Educação Infantil - NEI
Paulistinha, na Universidade Federal de São Paulo (Unifesp).
Já o EDIPIC é vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) e ao
Programa de Pós-Graduação Profissional em Educação (PPGPE), do Campus São
Carlos da UFSCar, e liderado por Cleonice Maria Tomazzetti e Andréa Braga
Moruzzi, docentes do Departamento de Teorias e Práticas Pedagógicas (DTTP) da
Instituição.
Dúvidas podem ser esclarecidas pelos e-mails dos grupos de pesquisa - criei.ufscar@gmail.com e edipic.ufscar@gmail.com.
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