Mercado financeiro exige cuidados em 2021 Freepik/Banco de Imagens - Jcomp |
Reforços bilionários nas reservas dos bancos como preparação para um cenário econômico desafiador e expectativa de um salto da inadimplência no próximo ano fazem um alerta ao varejo: apesar da sensação de melhora, o momento pede foco em seu núcleo de negócio
Estamos às vésperas de entrar no último trimestre
do ano e um período de pandemia que já se estende além do que o mercado previa
suportar, o varejo começa a acreditar que o pior já passou. Aos poucos, o
comércio retoma suas atividades e o auxílio emergencial do governo estimula o
consumo. Alguns setores, como o supermercadista, acabaram sendo pouco
impactados pela crise se comparados a outros, como os restaurantes, lojas e
prestadores de serviços.
O início das recomendações de isolamento social
levou à conjectura de uma crise iminente, os bancos deram início a provisões
bilionárias em suas reservas contra a perda de crédito. Hoje, passados cinco
meses em quarentena e apesar de um novo fôlego, estas mesmas instituições fazem
novas rodadas de aporte, reforçando sua proteção aos riscos de inadimplência e
de uma crise que, na verdade, acredita-se que ainda pode estar por vir.
Com essa movimentação dos bancos, os empresários
receberam o recado. E Denis Correia, CEO do Grupo DMCard, explica qual a
mensagem. “O mais seguro é respeitar a luz amarela e deixar os riscos para as
instituições financeiras que estão preparadas para esse cenário. Pois elas
acabam servindo como um amortecimento para que o impacto dessa crise lá na
ponta, na relação direta do varejista com seu consumidor, seja o menor
possível”.
Diante dos sinais de que os auxílios emergenciais
serão reduzidos pela metade e não devem ter continuidade em 2021, os gastos se
tornaram cada vez mais racionais e devem priorizar o consumo básico. “O varejo
deve estar alerta, mas não intimidado. O importante é estar consciente que deve
manter o foco em seu negócio, evitando investir em áreas incertas, como o
crédito”, destaca o CEO.
Sem riscos e mais vendas
“Para os supermercados, ao se concentrar em seu
core business, como no atendimento ao seu cliente e na relação com
fornecedores, os benefícios acabam indo muito além de evitar os riscos da
inadimplência. Há um reflexo direto nas vendas”, explica Correia, que tem
ajudado redes varejistas que administravam sua própria carteira de crédito a
migrarem para um modelo em que contam com uma parceira especializada que assume
a gestão e está totalmente preparada para o risco.
Um exemplo do que o executivo defende é o caminho
seguido por uma rede mineira de supermercados que está entre os maiores
varejistas do país. Essa empresa, no segundo semestre de 2018, entregou para a
DMCard a gestão de seu cartão private label que, até então, era administrado
internamente. Após um período de transição, em janeiro de 2019, 100% de sua
carteira de clientes estava confiada à especialista em cartões de crédito de
marca própria.
Já em janeiro de 2019, imediatamente após essa
mudança, as vendas realizadas pelo cartão da loja totalizaram pouco mais de R$
17 milhões. O montante representou mais do que o triplo do que foi movimentado
em dezembro nos cartões ainda administrados pela própria rede, que foi de R$
5,5 milhões.
E após um ano de parceria, em um único mês, o
volume de compras nos cartões chegou a quase R$ 30 milhões. Ou seja, comparado
com o último resultado da gestão interna, o crescimento naquele período foi de
quase 500%. Além disso, o ticket médio por compra para com o private label
também deu um salto de 40%.
Apenas o varejo parceiro da DMCard já emitiu mais
de 3 milhões de cartões, são mais de 360 redes e 2.300 lojas, como Sonda,
Cobal, Spani, Semar, Royal, Unissul, Unidasul, Docelar, Joanin, Ricoy, Imec,
BH, Koch, Paulistão, Extrabom e Althof. Nesse grupo, encontramos redes que
adotaram pela primeira vez seu cartão próprio com a DMCard, as que migraram de
outra administradora e também aquelas que faziam a gestão interna do crédito
(como o exemplo citado nos parágrafos anteriores) e decidiram entregar sua
carteira de crédito a uma especialista.
Independente de qual foi o formato de implantação,
todas elas podem se dedicar ao seu real core business, o varejo alimentar,
enquanto a DMCard toma a linha de frente com o cliente. E isso tem um reflexo
direto nos resultados das lojas, com manifestações dos parceiros muito
positivas. Em uma pesquisa recente, a administradora recebeu declarações como
“a operação funciona sozinha, da forma como tem que ser” ou “quando o cliente
se torna inadimplente não impacta o nosso resultado, o risco é todo da
administradora”.
E esse impacto positivo chega também ao cliente
final. Prova disso é que a DMCard é uma das instituições financeiras empresas
de cartões que possui o selo RA1000 do portal ReclameAQUI, garantindo o
compromisso da marca em oferecer o melhor atendimento para seus parceiros e
clientes.
Sem riscos para o varejo e para o consumidor final
Ao focar sua atenção em seu modelo de negócio e
real propósito da companhia, o varejista deve se preocupar não apenas em
minimizar o seu próprio risco, mas também o risco de seus consumidores e seu
poder de compra, sabendo a quem está entregando seu bem mais importante. Para
isso, é indispensável a busca por um parceiro que tenha garantia de
estabilidade financeira.
Para reforçar a sua própria reserva, no momento, a
DMCard está preparada para a emissão de debentures de até R$ 200 milhões em uma
operação estruturada com a Pátria Investimentos. Em um cenário econômico
instável, conseguir esse crédito reafirma a grande confiança do mercado na
solidez da companhia.
Para esta emissão, a DMCard criou uma Sociedade de
Propósito Específico (SPE), a DMCard Securitizadora S/A, tendo como sua
controladora a DMCARD Cartões de Crédito S/A. Uma estrutura que obteve um
rating BBB atribuído pela Fitch Ratings, o que significa que detém boa
qualidade de crédito e capacidade em honrar suas obrigações financeiras.
“O Grupo DMCard continua rentável e nossos
resultados, aliados a esta movimentação, demonstram que seguiremos em forte
expansão, apoiando o crescimento sustentável das vendas de nossos parceiros
supermercadistas e permitindo que enfrentem o futuro com segurança”, conclui o
CEO.
As Demonstrações Financeiras da DMCard estão
disponíveis no site oficial do Grupo: www.dmcard.com.br.
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