Pesquisa realizada pela Capital Research revela que, apesar de otimistas, 63% dos brasileiros não investem mais por falta de conhecimento e 70% por falta de mais recursos
Conquistar a casa própria, investir em um negócio,
viajar ou simplesmente ter dinheiro guardado para possíveis emergências são os
principais motivos que levam as pessoas a começar a investir, segundo uma
pesquisa realizada em setembro, pela Capital Research.
A casa de análises entrevistou virtualmente 43.152
investidores e potenciais investidores entre os dias 31 de agosto e 21 de
setembro. Os resultados foram surpreendentes, a começar pelo público-alvo: a
maioria dos participantes, 47%, têm entre 18 e 25 anos. Em seguida estão os
adultos entre 26 e 30 anos, que correspondem a 13,75%.
Os números indicam que a Geração Y, em especial,
está de olho na estabilidade financeira e disposta a explorar, cada vez mais, o
mundo dos investimentos. As razões para isso são diversas: 67% dos
entrevistados pretendem começar a investir para ter dinheiro guardado para
possíveis emergências, 45% desejam viajar, 34% querem construir ou financiar um
imóvel próprio e 28% desejam investir em um próprio negócio. As respostas
incluíram ainda complementar a aposentadoria, comprar um automóvel e deixar
dinheiro para os filhos ou investir no futuro deles.
O tema não é novo. Desde a antiguidade os seres
humanos sabem da importância de poupar agora para ter no futuro, mas cada vez
mais pessoas estão descobrindo que não basta guardar dinheiro, é preciso
garantir uma certa lucratividade, nem que seja apenas para proteger-se da
inflação. Na prática, isso se chama investimento e pode ser feito de diversas
formas. O grande problema é que, no geral, as pessoas não sabem como investir.
Segundo a pesquisa, 70% dos entrevistados investiriam mais se tivessem mais
dinheiro, e 63% investiriam mais se tivessem mais conhecimento. Ou seja, no
caso dos investimentos, não basta ter dinheiro. É preciso conhecer o mercado e
fazer boas escolhas.
Felizmente, com o advento da internet, o acesso à
informação hoje é simples e rápido e esse é um território já dominado pela
Geração Y. O levantamento realizado pela Capital Research pesquisou as fontes
mais utilizadas pelos entrevistados para buscar informações sobre investimentos
e 89,31% das respostas incluía sites de notícias, 86,47% apontaram aplicativos
de corretoras de investimentos, 86,31% apontaram casas de análises
independentes e 83,98% dos entrevistados afirmaram se informar via canais de
Youtube. Consultoria de investimentos, amigos e parentes, gerentes de banco e
não buscar informações ao investir também foram opções. Entretanto, o que chama
a atenção é o fato de que o mundo digital é o principal lugar de busca por
informações.
Este resultado se repete quando o tema é como os
entrevistados pretendem investir nos próximos 12 meses. Neste caso, investir
pessoalmente no banco foi a opção menos citada, com apenas 53% das respostas.
91% dos entrevistados afirmaram que pretendem realizar seus aportes nos
aplicativos de corretoras de investimentos, 88% apontaram os sites das
corretoras de investimentos, 83% citaram os aplicativos dos bancos, 74%
afirmaram preferir os sites dos bancos e 68% apontaram os clubes de
investimentos.
Para finalizar, quando questionados sobre o grau de
otimismo para o cenário econômico do Brasil nos próximos 12 meses, 43,08% dos
entrevistados se consideram otimistas e acreditam que, de alguma forma, crises
geram oportunidades, em acordo com as dicas dos especialistas da Capital
Research que já apontaram boas
oportunidades de investimento para os mais diversos perfis, desde os mais
conservadores e que buscam baixo risco com rentabilidade constante, até os mais
ousados, que preferem altas rentabilidades com riscos mais agressivos. Para
todos os casos, é fundamental conhecer as vantagens e desvantagens de cada
ativo e avaliar o que melhor se encaixa ao perfil de cada objetivo.
Newsletter: opção digital para buscar conhecimento
Visando educar financeiramente os atuais investidores e potenciais novos
investidores, a Capital Research produz diariamente e de forma gratuita a
Capital Now, uma newsletter com notícias e análises de assuntos que impactam
diretamente o bolso das pessoas. Atualmente, o boletim já conta com mais de 80
mil assinantes.
De forma leve e bem humorada, a publicação é
dividida em três seções. Na primeira, todo dia um especialista da Capital
Research conversa com os assinantes sobre um ativo diferente: ações,
fundos de investimentos, renda fixa, fundos imobiliários e finanças pessoais,
trazendo sempre a recomendação de um relatório inédito produzido pela casa de
análises. Na segunda parte, os jornalistas da casa trazem uma seleção de
notícias diárias e explicam seus desdobramentos e impactos na vida financeira
dos leitores. Já na terceira seção, a newsletter oferece interatividade aos
assinantes, respondendo dúvidas, promovendo desafios e recomendando filmes,
livros e podcasts para quem quer se aprofundar ainda mais no assunto, além de
realizar sorteio de prêmios periodicamente.
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