Os dados obtidos a partir de informações do setor são extremamente ricos e podem ser utilizados de várias formas, mas especialmente em análise que resultam em melhorias. Esse conjunto é a essência da inteligência artificial (I.A.), algo que vem ganhando cada vez mais espaço na vida das pessoas em todo o mundo. Atualmente, a I.A. já tem grande impacto no dia a dia e vai se tornar ainda mais presente, de acordo com a evolução da tecnologia.
Esse ramo de pesquisa da computação visa simular o
raciocínio humano, mas isso não é exatamente uma novidade. Essa ideia começou
na década de 50, quando cientistas já pensavam em computadores fazendo coisas
que os humanos fazem, como cálculos complexos, interações etc.
Infelizmente, naquela época, não havia tecnologia suficiente para isso, mas nos
últimos anos houve uma grande evolução nesse campo. Os computadores podem
processar informações com maior agilidade e a I.A. é uma ferramenta comum,
disponível na palma da mão com os smartphones.
As empresas de logística, principalmente as que são
voltadas para tecnologia, já utilizam Inteligência Artificial em muitos
processos, seja para verificar dados de maneira mais eficiente, calcular rotas
e datas, inserir informações na plataforma ou mesmo monitorar o comportamento
dos usuários. Apesar de ser uma tecnologia complexa e nova, pode ser aplicada
em diversos tipos de negócios.
O principal objetivo da I.A. é ela poder tomar
decisões com base em dados. No futuro, a ideia é implementar de forma ainda
mais eficaz essa técnica em processos logísticos: além de utilizar como auxílio
em plataformas tecnológicas, o uso desse artifício pode ser concreto a partir
de caminhões autônomos realizando entregas com segurança, máquinas examinando
containers para verificar se está tudo certo, posicionando containers em locais
estratégicos no porto ou na indústria e localizando tudo de forma fácil e ágil.
Para que tudo isso seja possível, é necessário
manter os dados estruturados e organizados, já que é disso que a inteligência
artificial irá se alimentar para gerar análises e respostas eficientes. Essa é
uma tendência de mercado e, hoje, muitas empresas ainda não fazem isso e podem
sofrer no futuro.
Atualmente, a tendência é a busca de novas funções
que vão desde o gerenciamento até o recebimento dos pedidos, tudo isso
utilizando dados para a criação ferramentas e processos melhores. O ideal é ver
isso com otimismo, pois são investimentos que vão elevar o nível da logística e
fazer reais transformações na indústria.
Helmuth Hofstatter
- Empreendedor apaixonado por tecnologia e inovação, possui mais de 12
anos de experiência no segmento de logística internacional, fundador da
LogComex, startup de big data, inteligência e automação para logística
internacional. É especialista em gestão de produtos e nas mais diversas
soluções voltadas ao universo do comércio exterior.
LogComex
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