Você já perdeu oportunidades de crescimento profissional por não ter as competências exigidas pelo mercado? Não se preocupe, você não está sozinho. Ao entender por que além das hard skills que são os conhecimentos técnicos, nossa formação e experiências profissionais que compõem o nosso currículo, hoje, mais do que nunca, as empresas buscam profissionais que tenham as soft skills, também conhecidas como habilidades comportamentais, tais como liderança, empatia, trabalho em equipe, resiliência, reinvenção, espirito empreendedor, entre diversas outras, muito bem desenvolvidas. Mas afinal, por que as soft skills são tão importantes?
Porque elas estão relacionadas às nossas
habilidades de se relacionar, de interagir com o outro. Quando temos estas
habilidades comportamentais bem desenvolvidas, conseguimos por exemplo: vender
muito melhor as nossas ideias, nos comunicar com clareza, gerenciar nossas emoções
quando praticamos a empatia, sermos resilientes quando temos a capacidade de
lidar com problemas, superar obstáculos, adaptarmos as mudanças e resistirmos à
pressão, trabalhar em equipe, termos iniciativa e motivação, entre diversas
outras características. Isso leva times e lideres, a entregarem melhores
resultados, pois o engajamento, que é algo tão buscado pelas empresas, se torna
natural.
É provado pela neuroplasticidade que todo ser
humano pode desenvolver novas habilidades.
Quando eu conduzo meus processos de coaching, de
uma forma prática eu explico que os nossos comportamentos são como nossos
músculos. Temos músculos muito bem desenvolvidos e músculos que não foram tão
estimulados ao longo da nossa vida. Desta forma, os comportamentos são da mesma
forma. Por exemplo eu posso falar muito bem, e me comunicar com maestria, mas
posso ter dificuldades de gerenciar minhas emoções e praticar a empatia.
Observo que quando as pessoas agem para atender às
necessidades do ego ou a busca pelo poder e status ou por ganhos, muitas vezes as
pessoas, se desconectam totalmente da sua essência. Como consequência dessa
desconexão, vejo a dificuldade enorme de muitos em se relacionarem e lidarem
com as suas próprias emoções, bem como em compreenderem os sentimentos e emoções
dos outros. Aprender sobre as diversas inteligências: emocional, lúdica,
relacional, espiritual, da adaptabilidade, entre outras soft skills, para ter
sabedoria nas relações, é essencial e esses tópicos serão abordados ao longo do
livro Soft Skills – Competências Essenciais para os novos tempos que será
lançado em novembro pela Literare Books.
Nos meus mais de 20 anos atuando nas organizações
como consultora, coach e mentora, observo como os problemas comportamentais
afetam os resultados dos negócios e, principalmente, a relação entre as
pessoas, causando muitas vezes desgastes e consequentemente desmotivação.
Dessa minha percepção, emergiu o sonho de criar uma
obra, que reunisse profissionais c-levels com as mais diversas bagagens, para
juntos, trazermos contribuições importantes para você.
No livro eu selecionei as 33 softs skills mais
buscadas pelas empresas nos profissionais do agora.
Então como desenvolver suas soft skills?
1-Tome consciência das possibilidades atuais e futuras
É necessário um movimento de consciência, de entendimento das
possibilidades futuras e das enormes oportunidades que a vida nos proporciona
para a evolução. Ponderar os prós e contras de continuar como está pode ser o
inicio do seu processo de desenvolvimento das soft skills.
2 – Tome a decisão de sair da zona de confort
Se você quer buscar a sua melhor versão, o seu primeiro grande passo é
estar aberto para sair da zona de conforto, em busca do desenvolvimento de
novos comportamentos. Sem este desejo de mudança, nada será possível.
3- Busque o seu autoconhecimento
Se autoconhecer significa reconhecer suas fortalezas e fraquezas, significa
conhecer a si mesmo, e mergulhar nesta jornada é uma das maiores oportunidades
que a vida pode lhe oferecer.
Tendemos por conta do nosso modelo mental, a manter
os nossos velhos e conhecidos padrões, entretanto se quisermos transformar
hábitos e comportamentos, precisamos em primeiro lugar dizer sim para um dos
maiores propósitos da nossa vida que se chama: “Evolução”.
Portanto evoluir significa olhar para a frente
e fazer as mudanças necessárias para que haja uma transformação, e é sobre este
tema que eu falo no meu capitulo do livro Soft Skills Competências Essenciais
para os Novos tempos. Se autoconhecer é primordial para se reconectar e superar
obstáculos.
Lucedile Antunes -
CEO da L. Antunes Consultoria & Coaching, empresa fundada com a missão de
atuar para organizações e pessoas que buscam encontrar seu propósito e se
transformar para melhor. Mãe da Julia e do Raphael, é apaixonada por pessoas.
Palestrante, Coach credenciada pelo ICF International Coach Federation e
Consultora em gestão organizacional. Pioneira na utilização de ferramentas que
mapeiam com precisão a essência do comportamento humano, elevando projetos e
pessoas a outros patamares de maturidade. Coautora de diversos livros sobre
desenvolvimento humano e organizacional. Coordenadora editorial do livro “Soft
Skills: competências essenciais para os novos tempos”.
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