Especialista em
contabilidade relata como os empreendedores podem iniciar os negócios online de
forma simples e com segurança
A internet tem sido o espaço mais vantajoso para
compras e negócios, tanto para empreendedores quanto os consumidores. Segundo a
pesquisa do eBit, no primeiro semestre de 2020 o cenário dessa área teve o maior
crescimento em 20 anos, com um aumento de 47%. Mas ainda assim, antes de
iniciar os trabalhos com algum e-commerce ou marketplace, é necessário tomar
cuidado e levantar estratégias para alcançar o público desejado.
O diretor executivo da COAN Consultoria Contábil,
Fábio Barretta, conta quais são as vantagens e desvantagens de começar a
empreender na internet. “Antes de qualquer decisão, é fundamental ter uma
estratégia de negócio e conhecer bem o seu produto ou serviço antes de
publicá-lo na web. Caso essa empresa já tenha uma boa base offline, pode ser
mais vantajoso ainda colocar em prática um e-commerce, já que esse produto já
tem aceitação no mercado”, ele relata.
No Brasil atual há grande estrutura disponível para
qualquer pessoa que opte por iniciar um negócio nesse meio. Além de boas opções
de internet, há sistemas bancários criados especialmente para esse ambiente e
para que pessoas sem grande conhecimento em contabilidade e finanças possam
realizar os processos de forma simples. Os sistemas integrados também tem
grande serventia, como o de contabilidade que é integrado com o de gestão
financeira, idealizado pela COAN.
Mas também há regras para manter um negócio, mesmo
online. Segundo Fábio, para que o empresário não tenha problemas com o e-commerce
é necessário registrar o domínio do site e também a marca no INPI, evitando que
futuramente outras empresas tentem requerer direitos dessa marca ou pedir
direitos autorais, assim evitando ações por plágio.
Outro ponto do cenário que deve ser destacado é a
necessidade de profundo conhecimento do público alvo, pois dessa forma impactar
o consumidor através do impulsionamento de propagandas no google e em redes
sociais é ainda mais simples e eficiente. Essa parte pode ser idealizada por um
profissional especialista em marketing digital, pois além de produzir conteúdo
relacionado, também pode realizar pesquisas relacionadas ao público.
“Hoje em dia, o atendimento ao cliente também é
marketing, por isso é essencial não se esquecer de prestar todo o suporte aos
consumidores, seja pela web ou pelo telefone. As redes sociais também são
excelentes meios de solução de problemas para evitar que o cliente tenha alguma
insatisfação e a publique”, Fábio finaliza.
Fábio
Barretta - diretor executivo desde 2018 da COAN- consultoria
contábil. É bacharel em ciências contábeis desde 2005 pela PUC/SP. Também
possui especialização em planejamento tributário pela FECAP/SP em 2010. Atua na
área contábil desde 1997, onde ingressou na COAN CONTABIL passando pelas áreas
contábil, fiscal e legal, acumulando vasta experiência em assessoria contábil.
Fábio é sócio diretor desde 2010, período em que marcou o ingresso da COAN
CONTABIL nos programas de qualidade e certificação ISO9001. Para saber mais,
visite o site https://coancontabil.com.br/,
mande e-mail para fabio@coancontabil.com.br
ou acesse o perfill no instagram @coan_contabil e pelo facebook
CoanContabilidade.
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