Quarentena 2020: metade dos brasileiros não se
sentem satisfeitos com suas casas, aponta pesquisa
Por
terem sido obrigados a trabalhar em casa e com as possíveis mudanças de
escritórios híbridos, 59% dos brasileiros querem manter um espaço permanente de
home office
Família mais unida: 4 em cada 10 pessoas passaram a usar mais
a cozinha de suas casas como ponto de encontro dos familiares
Com mais tempo dentro
de casa e mudanças irreversíveis no mercado de trabalho pós-pandemia, a relação
do brasileiro com seu lar ou com um possível novo lar mudou. Segundo pesquisa
da Hibou, instituto de pesquisa e monitoramento de mercado, com 1537
entrevistas todo Brasil (55% mulheres e 45% homens das classes A, B e C em
setembro/2020), o grau de insatisfação com a casa cresceu após o isolamento,
49% dos entrevistados está menos satisfeito com o local onde vivem, e ainda
enfrentam aumento com a preocupação em condomínios, onde há áreas comuns.
40% acreditam que o
uso das áreas comuns vai cair. As pessoas vão tentar levar suas atividades para
dentro de casa. 83% disseram que os condomínios precisarão limpar e higienizar
as áreas comuns com mais frequência.
A academia é a
preferida dos brasileiros para continuar ativa após confinamento. 71% querem
usar. Apenas 41% acha que o playground deve continuar a ser usado e 27% ainda
pensam em usar a lavanderia coletiva.
Álcool gel à
disposição dos moradores é o campeão da lista de necessidades dos brasileiros
que vivem em condomínios. 81% quer o kit higiene em todos os espaços. 58% acham
que é preciso melhorar a higiene e proteção na área de recebimento de entregas.
Obrigados a ficar em
casa, 57% dos brasileiros redescobriram a sala de estar e 36% o próprio home
office. "Espaços confortáveis hoje estão no topo do desejo dos brasileiros
para suas casas". Aliás, o home office ganha lugar de destaque, já que 57%
pretendem continuar trabalhando em casa. Nessa toada, 59% acha que é melhor
manter esse espaço de trabalho, mesmo quando puderem voltar a trabalhar fora.
Vale comentar que 61% consideraria trabalhar em um escritório que ficasse no
seu condomínio residencial, evitando assim deslocamentos desnecessários.
"A redescoberta
da casa gerou hábitos que podem virar rotina e que também mudam as prioridades
na hora de escolher um novo imóvel", explica Ligia Mello, sócia da Hibou e
coordenadora da pesquisa. 41% dos brasileiros querem manter a cozinha como
ponto de encontro para momentos em família. 44% querem continuar acompanhando
lives na internet. A internet, aliás, é prioridade, e a casa conectada está nos
planos dos brasileiros: 41% gostaria que os imóveis já viessem com fornecimento
de internet de alta capacidade e 30% acreditam que eletrodomésticos integrados
já são um caminho sem volta.
Para
futuros lares, o olhar do brasileiro está focado nos novos hábitos de higiene
com alimentos. 81% concordam que a área de serviço precisa ser maior para os
devidos cuidados com os alimentos que chegam da rua, e 66% hoje não têm espaço
suficiente para guardar produtos de limpeza. Cozinha integrada com a sala
continua interessando 45% acreditam que isso favorece um ambiente único para
toda a família, mas 78% considera que ela merece um olhar especial para
ventilação e exaustão.
Hibou
Nenhum comentário:
Postar um comentário