Estudo da Demanda Pesquisa e Desenvolvimento de Marketing aponta que a pandemia ainda desanima, mas não impede brasileiro de planejar o futuro
A Demanda Pesquisa e Desenvolvimento de Marketing
realizou em julho sua terceira edição da pesquisa Coronavírus e seu Impacto no
Brasil. Esse levantamento foi realizado por meio de questionários online, entre
os dias 16 e 21/07, e obteve 1.090 respostas, de todas as regiões do Brasil. Um
dos focos da terceira onda foi abordar o sentimento geral da população em
relação ao momento atual e à retomada das atividades de Lazer.
A retomada das atividades do comércio, serviços e
lazer ainda encontra alguma insegurança por parte da população. Cerca de 1 em
cada 3 pessoas já foi às compras no comércio de rua ou voltou a frequentar
reuniões familiares, mas shoppings e restaurantes convenceram ao retorno apenas
de 20% a 25% dos entrevistados. Bares e academias, por sua vez, contaram com
menos de 10% de presença entre o público ouvido na pesquisa. E a maior parte
das pessoas, cerca de 70%, diz que ainda não foi a lugares assim porque não
teve vontade ou confiança, e não por alguma imposição restritiva em suas
cidades.
A adoção de uma vasta e rigorosa gama de medidas
sanitárias preventivas vai ser muito importante para os ambientes fechados de
lazer voltarem a ter a confiança de seus frequentadores. Destaques para a
intensificação de higiene em banheiros (mencionada como importante para 96% dos
entrevistados), soluções de ventilação e circulação de ar (95% de menções) e
organização ou sinalização de fluxo de pessoas para evitar filas (92%).
“Cinemas, teatros e afins vão ter de lidar com públicos menores, lugares
espaçados, extinção de filas para voltarem ao jogo”, projeta Ricardo Lopes, gerente
de projetos da Demanda e coordenador do estudo.
Quase metade acredita que sua vida mudou para pior
do início da pandemia até agora
O sentimento geral das pessoas com o momento da
pandemia é de desânimo. Cerca de 3 em cada 4 (73%) se diz desanimado atualmente.
Ao serem perguntados sobre o que mudou para pior ou para melhor do início da
pandemia para cá, metade deles (49%) afirma que a vida mudou para pior no que
diz respeito à vivência social e às oportunidades de lazer. Outros 37% sentiram
piora no estado psicológico, em seu equilíbrio emocional. Em outro sentido, 41%
observaram que melhorou seu engajamento em ações solidárias e 53% estão se
relacionando melhor com suas famílias.
Muitos brasileiros fazem planos para quando a
pandemia acabar e somam 70% os que pretendem viajar assim que possível. Outros
planos muito presentes são rever familiares ou amigos (58% dos entrevistados) e
retomar ou iniciar a prática de algum esporte (42%). Enquanto isso tudo não é
possível, boa parte deles admite ter incorporado ou intensificado alguns maus
hábitos. A ingestão de chocolates ou doces em geral brotou ou cresceu em nada
menos do que 38% do público pesquisado. E o hábito de beber álcool agravou-se
ou incorporou-se à rotina de 20% dos internautas brasileiros participantes da
pesquisa.
Demanda
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