Pesquisar no Blog

domingo, 30 de agosto de 2020

Na vibe de redecorar? Especialista dá dicas de como pintar as paredes da casa sem precisar de ajuda profissional

 Limpeza, proteção dos objetos e movimentos em "N" na hora de pintar são dicas pra quem quer dar mais cor para a casa nesse momento

 

Durante a quarentena muita gente decidiu dar uma cara nova no ambiente, mudar os móveis de lugar ou fazer pequenas reformas. Mas, pintar as paredes de casa é uma excelente maneira de renovar e trazer vida aos cômodos sem precisar trocar os móveis ou objetos de decoração.

Colorir as paredes é uma tarefa que pode ser realizada pela família toda, sem a necessidade de contratar um especialista, e ainda pode ser um momento divertido e de descontração.

É fácil, mas com algumas dicas fica ainda mais e o resultado do trabalho é mais satisfatório. Por isso, a Isabela Caserta, designer de produto da MadeiraMadeira, separou algumas dicas para quem quer deixar casa cheia de cor. 



Não existe certo ou errado! 


A casa precisa ser um espaço de acolhimento para aproveitar cada momento de um descanso merecido. Ela também reflete a personalidade e gostos de cada um. Por isso, ao pensar nas cores que quer dar a cada ambiente, pense sobre os próprios gostos. Alguns passos que podem ajudar no momento da escolha como refletir sobre as cores preferidas, as que associa à memórias boas e felizes. Depois de escolher algumas opções de cores, analise os móveis e objetos que já tem no ambiente, pensando com qual delas mais combinaria para criar o match perfeito. 


Outra dica importante são as referências. Seja nas redes sociais em buscadores de imagem, procure por cômodos que tenham a cor que imaginou e se inspire! 



Atenção aos tipos de tinta 


Existem diferentes tipos de tinta disponíveis no mercado, cada um é mais adequado para um tipo de ambiente, ou possui características específicas para dar um efeito diferente na pintura. Saiba quais são, e principalmente, qual se adequa melhor à realidade do ambiente que deseja pintar: 


• Tinta látex: possui acabamento fosco e é indicada para áreas internas e secas. Não possui muita resistência ao sol, à água ou ao grande fluxo de pessoas. A limpeza da área pintada com a tinta látex deve ser realizada com um pano úmido;


• Tinta acrílica: possui acabamento fosco, semibrilho ou acetinado e é indicada para externas ou internas que necessitam de uma tinta mais resistente. Ela é impermeável, o que possibilita seu uso em cozinhas ou lavabos. A área pintada com a tinta acrílica pode ser lavada sem comprometer sua aparência. 


• Esmalte sintético: possui acabamento fosco, mas é mais utilizado na versão acetinada. Sua aplicação forma uma película sobre a área e é recomendada para a pintura de madeira ou ferro. Se for usada em paredes, pode formar bolhas indesejadas; 


• Tinta a óleo: possui acabamento fosco ou brilhante e sua base oleosa contribui para impermeabilizar a superfície onde é aplicada. É extremamente durável e aplicável em paredes, madeira ou ferro. 



Hora de pintar! 


Com a tinta escolhida é hora de colocar a mão na massa, ou melhor, na tinta e pra isso alguns materiais como pincel para acertar até nos pequenos detalhes; rolo para pintar uma área maior, dedicando menos tempo; bandeja para pegar a quantidade certa de tinta e evitar desperdícios; fita para proteger os rodapés e o teto, são essenciais. Separe tudo antes de começar a pintura.
Pra não errar nada!

Antes de começar a pintura é necessário checar algumas condições. Essas dicas são valiosas para obter o melhor resultado. 


1. O estado da parede: Verifique se a parede está uniforme e sem buraquinhos. Caso não esteja, a massa corrida é indispensável para deixá-la uniforme antes de aplicar a tinta escolhida. 


2. Temperatura e umidade do ar: Fique atento à previsão do tempo e evite pintar em dias muito úmidos, pois a secagem vai demorar muito mais. Dias quentes demais também podem dificultar a pintura e causar manchas na parede. Use a umidade do ar como parâmetro: se ela estiver entre 10% e 14%, o dia está perfeito para a pintura! 


3. Limpeza: Para garantir o melhor resultado, a parede precisa estar limpa para receber a tinta. Por isso, use um pano seco para tirar o pó, água e sabão caso estejam sujas e, em caso de mofo, aplique a água sanitária.

4. Proteção do piso e móveis: Lembre-se que a pintura é apenas na parede. Por isso proteger o piso com papelão ou jornal, retirar a proteção das tomadas e interruptores, e usar um lençol que para cobrir os móveis que estejam por perto, é uma boa dica para que a pintura não danifique outros objetos. 


5. Dicas de movimentos para pintura: Essa é a dica de ouro, segundo a especialista. Comece pintando os cantos com o pincel e depois use o rolo em movimentos de "N" para pintar todo o resto da parede. Geralmente duas camadas de tinta são o suficiente para garantir uma parede linda.





MadeiraMadeira
 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados