Pesquisar no Blog

sexta-feira, 28 de agosto de 2020

Como tratar a Doença Celíaca por meio da alimentação?

Nutricionista do My Nutri, app criado pela n2b, fala sobre o distúrbio digestivo que pode ser confundido com outras doenças por conta dos sintomas


Atingindo quase 1 milhão de brasileiros, a Doença Celíaca hoje está presente em 1% da população mundial e é caracterizada pela intolerância permanente ao glúten, ocasionando na inflamação constante e intensa da mucosa do intestino após a ingestão de um alimento que apresente glúten em sua composição.

"O glúten é definido como uma proteína presente no trigo, cevada e centeio, ou seja, quando uma pessoa é diagnosticada com intolerância ao glúten, ao ingerir um alimento que apresente esta proteína, é desencadeado uma reação autoimune no organismo, que leva ao ataque nas paredes do nosso intestino, de forma intensa e constante", comenta Aryane Emerick, nutricionista do My Nutri.

Com a complexidade dessas doenças, a nutricionista explica: "É preciso ficar atento aos rótulos de cada alimento, verificando se há presença de glúten ou não. Além disso, é importante lembrar que o nosso intestino desempenha muitas funções e se ocorre agressões constantes a este órgão, isso pode ocasionar em outras doenças, principalmente na saúde mental e física".

Segundo Aryane, as causas da doença celíaca são: genética, imunológica e ambiental. "A maioria dos casos ocorrem na infância, entretanto, há casos de indivíduos que apresentam a intolerância na vida adulta e apresentam como sintomas: Diarréia, vômitos, perda de peso, dor de cabeça, dor articular, além de fraqueza", completa a profissional.

A nutricionista alerta que por os sintomas serem bem comuns, as pessoas acabam confundindo com outras doenças. "Neste caso específico há a necessidade de um médico, mas especificamente um gastroenterologista, para avaliar e através de um exame mais específico fechar o diagnóstico dessa intolerância.", recomenda Aryane.

Pessoas que desenvolvem esse distúrbio digestivo apresentam uma diminuição das microvilosidades na mucosa do intestino, que associados ao processo de inflamação intensa, pode auxiliar na diminuição da produção da enzima lactase no nosso organismo, gerando um quadro de intolerância à lactose.

"O tratamento da doença celíaca é através da alimentação, então o ideal é ficar sempre atento aos rótulos dos alimentos e excluir alimentos que contenham glúten. Para não passar vontade de comer algumas coisas, é possível buscar opções e adaptar receitas convencionais", finaliza Aryane.

 

 

 

Aryane Emerick - nutricionista chefe da n2b, formada pelo Centro Universitário São Camilo (junho/2017), pós graduada em Nutrição Clínica Funcional pela VP Consultoria (fev/2020) e pós graduanda em MBA de Gestão em Saúde no Centro Universitário São Camilo

 

N2B

http://n2bbrasil.com


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados