Catalisador destinado ao mercado de reposição para veículos leves com o selo do Inmetro
Umicore
Automóvel com
componente usado pode consumir mais combustível, poluir acima dos limites
permitidos e ter danos no conjunto mecânico
Por
conta das dificuldades financeiras impostas pela crise decorrente da pandemia
de COVID-19, economizar dinheiro vem sendo uma prática ainda mais comum entre
as pessoas. Entretanto, quando o assunto é manutenção do veículo, é preciso
estar atento para que gastos menores não se tornem prejuízos no futuro. No caso
dos catalisadores, o uso de uma peça recondicionada ou usada pode causar
emissões elevadas e também prejudicar a passagem de gases tóxicos que saem do
motor. Uma peça parcialmente obstruída vai aumentar o consumo de combustível
causando prejuízos financeiros e na potência do veículo.
Os catalisadores produzidos pela Umicore, empresa especialista em tecnologias
para o controle de emissões veiculares, são parte de produtos manufaturados e
vendidos por empresas parceiras, líderes no mercado de reposição. Estas peças
possuem embalagem identificada e certificação do Inmetro (Instituto Nacional de
Metrologia, Qualidade e Tecnologia), além de serem desenvolvidas especialmente
para combustíveis brasileiros, com versões específicas para diferentes modelos
e motorizações, garantindo o perfeito funcionamento do veículo. Por isso, é
sempre importante ter atenção em relação aos catalisadores recondicionados,
sempre exigindo o produto em sua embalagem original e com o selo de
certificação estampado na cápsula do componente.
“Caso seja necessária a troca da peça, o consumidor deve sempre exigir a
garantia do produto, nota fiscal e prestar atenção nas especificações da
embalagem, que deve sempre atender aos padrões do mercado, atestando a
originalidade e a compra de um produto novo e original”, afirma Cláudio Furlan,
gerente de Marketing & Vendas da Umicore.
Uma vez que o processo de produção de um catalisador é complexo e envolve
diversas exigências técnicas, não é possível realizar o seu conserto e, no caso
de uma peça usada e recondicionada, ela pode não atender aos critérios de
qualidade e garantia que somente um componente novo possui. Uma peça usada e
maquiada não terá a performance que sua aparência demonstra. Vale destacar
também que a versão recondicionada, já exaurida, prejudica o meio ambiente e
não tem capacidade de converter os gases tóxicos produzidos pela queima de
combustível do motor.
Atenção com catalisadores falsos
Atualmente, é comum encontrar produtos usados no mercado de reposição, onde
as peças são apenas esteticamente preparadas e vendidas como novas. Entretanto,
vale redobrar a atenção também para componentes falsificados, que apresentam
uma construção em forma de tubo, com diversos furos, e sem as funcionalidades
de um catalisador original.
Entre os principais danos causados ao veículo, estão a alteração da
contrapressão e o controle do motor, prejudicando consideravelmente o seu
desempenho, reduzindo sua potência e, da mesma forma que acontece no
catalisador recondicionado, aumentando o consumo de combustível.
“Os preços mais baixos de um catalisador falso podem chamar a atenção dos
proprietários que precisam realizar uma manutenção em seu veículo, mas o fato
da peça não cumprir com o seu papel pode causar um grande prejuízo financeiro,
para a saúde e para a natureza”, afirma o executivo da Umicore.
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