Pesquisar no Blog

domingo, 30 de agosto de 2020

Pintura em casa: tinta spray facilita a prática do faça você mesmo

Muitas pessoas estão aproveitando o período em isolamento para fazer pequenos reparos em casa, principalmente quando se trata da pintura. É o que mostra o levantamento realizado pela rede de materiais de construção Telhanorte Tumelero. De acordo com a rede, as vendas dos itens de pequenos reparos tiveram um crescimento de dois dígitos desde o início da pandemia, incluindo tintas ou itens para pintura.

A cultura do DIY – faça você mesmo, ganhou ainda mais força durante esse período e, por isso, itens que ajudam nessa prática também se destacam. Para a pintura, algo que pode ser mais difícil para alguns realizarem sozinhos em casa, tem se destacado o uso da tinta spray. Com dinâmica aerossol, o item contribui para transformar qualquer item em casa, desde parede e azulejos, até geladeiras e objetos de decoração.

“A versatilidade desse produto tem chamado muito a atenção. Há tintas sprays para todos os tipos de objetos e não apenas para a parede. É possível transformar itens de plástico, metal, madeira e até superfícies de alta temperatura utilizando a tinta spray. Além disso, o valor é muito acessível e, por isso, o custo-benefício tem sido muito positivo”, destaca Talita Kawahara, coordenadora de mercado da Telhanorte.

Como usar a tinta spray?

A linha de tinta spray agrega vários tipos de materiais, por isso, é bom ter em mente o que vai pintar e qual tipo de resultado deseja.  Por exemplo, no final da pintura quer algo mais fosco, metálico, fosforescente ou brilhante? Alguns detalhes são primordiais para a escolha do spray ideal.

“As tintas de uso geral são as mais genéricas. São indicadas para madeira, papel, gesso, cerâmica, ferro e alumínio. É possível encontrar com acabamento metálico, brilhante e fosco e até com cores mais específicas para geladeiras e bicicletas”, descreve a coordenadora.

Alguns itens acreditamos que somente podem ser substituídos, mas não. É possível transformar uma churrasqueira, fogão, escapamentos e caldeiras, por exemplo. Para isso, a dica é optar pelas tintas spray para altas temperaturas. A maioria possui acabamento fosco e metálico.

Talita também comenta sobre os sprays antiderrapantes. “Uma outra opção, talvez pouco conhecida, é a possibilidade de aplicar o spray antiderrapante no banheiro ou em outras superfícies mais lisas e escorregadias. Dessa forma, garante-se mais segurança aos moradores, principalmente quando tem crianças ou idosos em casa. O spray é incolor, ou seja, não vai alterar o tom da superfície. É um produto feito especialmente para aumentar a segurança em casa”.

Para brincar com o quarto das crianças ou alguns objetos de decoração, Talita diz que vale apostar na tinta spray fosforescente. “Esse tipo de tinta tem pigmentos especiais e foi desenvolvida para brilhar no escuro. É um produto que não altera a cor do objeto, o efeito acontece no escuro”, explica Talita. As ideias para usar a tinta spray fosforescente vão desde suporte para livro, luminárias, imãs, ou itens de gesso, madeira, metal, tecidos e alvenaria.

Sobre a aplicação do spray, a especialista também dá dicas sobre o uso. “O primeiro passo para a aplicação é limpar a superfície ou objeto. Depois, é necessário agitar o spray em movimentos circulares para que a tinta fique homogênea. Por fim, aplique o spray com movimentos precisos e um pouco longe do objeto, para que a tinta não escorra. Deixe secar de três a cinco minutos e aplique outra demão caso necessário”, conclui.




Telhanorte

www.telhanorte.com.br/

facebook.com/Telhanorte/


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados