Pesquisar no Blog

sábado, 29 de agosto de 2020

Principais canais de aquisição de tráfego para investir em conteúdo

Quando falamos de marketing digital, é muito importante saber quais serão os canais, público-alvo e tipo de conteúdo a serem trabalhados, pois não ter um bom planejamento para realizar a aquisição de tráfego para sua marca pode fazer com que todo o material seja perdido e o público em potencial não seja alcançado.

 

Mas como fazer isso? De que maneira podemos saber quais os melhores meios e garantir os tão desejados leads? No marketing digital isso é o que chamamos de canais de aquisição de tráfego, que são responsáveis por entregar as mensagens aos interlocutores. A partir deles é que o conteúdo possa ser capaz de gerar interesse, leads, conversões e as desejadas vendas.

 

 

O que siginifica o termo canais de aquisição de tráfego?

 

Você saberia responder qual é a fonte que traz os melhores resultados para a sua empresa e em quais canais é preciso disseminar conteúdo para que seu negócio alcance um número maior de potenciais clientes? É importante ter essas respostas e conhecer os meios, formatos e plataformas utilizar para que a distribuição do seu conteúdo de marketing digital seja realmente eficaz.


Sendo assim, canais de aquisição de tráfego podem ser entendidos como os caminhos ou meios que o conteúdo percorre até chegar ao público-alvo, ou vice e versa - já que este também percorre caminhos e utiliza mecanismos para chegar ao conteúdo da marca.


Ter conhecimento dos canais de aquisição de tráfego pode melhorar os resultados do marketing digital da sua empresa, já que, com eles, é possível mensurar quais valem a pena investir para garantir e aumentar interesse pela marca.



Quais tipos de canais de aquisição de tráfego existentes?


Antes de investir todos os esforços em um canal de aquisição é importante conhecer seu público-alvo e ter em mente quais clientes pretende atingir. Para isso, é preciso compreender sobre os canais existentes -  orgânico, direto, de referência e social - e quais podem ser utilizados pela sua empresa.


O tráfego orgânico é o mais consolidado e trabalhado pelo marketing digital. Ele é utilizado por meio das ferramentas de busca, como o Google ou Bing. O cliente encontra a empresa ou serviço ofertados ao buscar pelas palavras-chave, como “casas para alugar em Curitiba”. Neste caso, o SEO é uma das estratégias de marketing digital usada para ranquear nas plataformas de busca e chegar até o público-alvo.


O tráfego direto, assim como o nome sugere, é o que leva diretamente para o produto. Para isso, a marca precisa ter um nome bem conhecido, para que ele possa digitar diretamente a url do site no buscador.


Já o tráfego de referência é aquele em que conteúdo tem popularidade entre outros canais ou marcas e é referenciado em textos de outros meios que não o da própria empresa. Assim, o link pode ser clicado e o visitante é redirecionado para o site ou blog.


Por fim, o tráfego social é o que mais tem crescido com o avanço da tecnologia. O público-alvo está majoritariamente nas redes sociais e procura por conteúdos da empresa nesses meios.



Principais canais de aquisição de tráfego 


Agora que você já conhece as especificações dos canais de aquisição de tráfego, é possível elencar quais deles irão funcionar para o seu negócio e ajudar a trazer mais visitantes para o site, blog ou produto da marca.


O e-mail marketing pode ser uma ótima maneira de manter seu público engajado com as novidades da empresa, mas, para isso, é necessário captar e-mails e criar uma boa base de dados. O social deve estar entre as prioridades, já que as redes aumentam o número de usuários a cada dia. Ter um conteúdo que agregue valor nessas plataformas irá atrair ainda mais público.


Como pode ver, são várias as possibilidades de aquisição de tráfego atualmente. O importante é saber mensurar onde o público-alvo do seu negócio está, para que o conteúdo não seja disseminado em vão.

 

 



Diego Carmona - fundador e CVO da leadlovers, plataforma de automação de marketing digital e vendas, é um cientista da computação, empresário da tecnologia há 20 anos, entusiasta do mundo startup e inovação no marketing.

  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados