Pesquisar no Blog

sábado, 29 de agosto de 2020

Amanda Fitas diz quando devemos procurar a ajuda de um profissional

A psicóloga e influencer elenca indícios de que você precisa de ajuda

 

Na psicologia são diversas áreas de atuação, mas em tempos de pandemia e distanciamento social, cuidar da saúde mental nunca foi tão importante. 

"Em tempos de pandemia, a procura por ajuda, tanto psicológica quanto emocional, se tornou muito maior. Principalmente porque veio um evento externo que é grave, traz incertezas, e o ser humano não opera muito bem na incerteza, na insegurança. A crise sanitária mexeu até com pessoas que estavam melhores emocionalmente, mas receberam uma notícia de que perderam os seus empregos, ou perderam um amigo ou familiar, ou algo na sua rotina foi privada. Há pessoas que já estavam no seu limite emocional, não estavam bem, e que isto foi o estopim que acarretou crise de ansiedade, síndrome do pânico, depressão, e isso aumentou alguns casos", disse a psicóloga e influencer Amanda Fitas, que afirma que na crise sanitária a busca pelo autoconhecimento se tornou maior:

"Eu consigo ver esse movimento de ter mais interesse de olhar para si. Já que estamos sozinhos, vamos nos olhar, vamos buscar esse crescimento. Em tempos de incerteza, de frustração coletiva e medo coletivo, a terapia se torna ainda mais importante. Nesse cenário, muitas pessoas conseguiram perceber o quanto, muitas vezes, não estão preparadas para lidar com este tipo de evento. Com as emoções fortalecidas fica mais fácil". 

Mas será que todos nós precisamos de terapia? Amanda explica que não necessariamente, mas, se optarem por ter um acompanhamento de um psicólogo, poderão evoluir mais e crescer emocionalmente. 

"Todo mundo nasce com a capacidade e o potencial de ser melhor. A gente não nasce pronto. Nem perto de uma versão, muitas vezes, saudável. Repetimos padrões egocêntricos, que de fato vão atrapalhar os nossos resultados com emoções ruins e imaturidade, e tudo isso faz com que os nossos resultados não sejam positivos. Agora, conforme eu acredito que posso melhorar, eu posso fazer terapia, um autoconhecimento e investir nesse crescimento emocional, eu tenho mais possibilidades de ter resultados melhores. Não é que todo mundo precise e seja obrigado a fazer, mas, com certeza, se fizessem, teriam resultados muito mais satisfatórios. Sou a favor do autoconhecimento, da busca por entender como você funciona, o que pode ser aprimorado, quais padrões de pensamento, quais padrões da infância te acompanham. Acho importante, sim, fazer terapia", pontua.

E quando é necessário o acompanhamento de um profissional? Amanda elenca os indícios e diz que não se deve esperar ter um quadro de transtorno emocional. Quanto mais cedo for o tratamento, mais rápido ele será. 

"Se ela [a pessoa] está percebendo que está sempre caindo em sofrimentos constantes, tendo problemas que, normalmente, deixam ela para baixo ou se de fato, ela está a ponto de desenvolver uma tristeza muito grande como se a vida não tivesse mais nenhum sentido, como se ela não pudesse se encontrar, como se ela tivesse perdida, não pertencesse a este mundo, ela está tendo indícios de que, normalmente, não está conseguindo lidar, tá difícil para ela elaborar a vida. Ela sabe que precisa de resultados melhores, que a vida não pode ser tão ruim assim. Tem a ver com esses picos de infelicidade que ficam mais frequentes, descontentamento, frustração, tudo isso é indício de que a procura de terapia se faz necessária. Não é só quando a coisa estoura. Muita gente espera estourar, que o problema já esteja no ápice. Eu não preciso ter uma crise de ansiedade, eu não preciso ter uma depressão para procurar a terapia. É igual no médico: se o problema está pequeno, mas eu estou vendo que está crescendo e eu não vou em busca de um tratamento, a chance de piorar é grande, então, devemos buscar o quanto antes. Quando você percebe você está mais para baixo com recorrência, percebe que sua vida fica cada dia pior, sem brilho, é um indício de que você está no espiral para baixo, que está descendo ao invés de estar subindo. Lembrando que dá para tratar em um transtorno sério, mas o melhor é fazer a prevenção antes, pois ela tende a sair mais rápido disso", finaliza.

 



Amanda Fitas - psicóloga, escritora e palestrante com mais de 1,5 milhão de seguidores nas redes sociais. Autora de 4 livros de relacionamentos que já ultrapassam 40 mil cópias vendidas: “Amores Saudáveis”, “Textos Obrigatórios Para Você Se Relacionar Melhor”, “Aprenda a ser mais interessante” e “Viva um Amor Leve”. Ajuda as pessoas a encontrarem a leveza nas relações e o equilíbrio necessário para desenvolver o amor próprio, a autoestima e autoconfiança, em vários campos da vida. Suas mensagens são simples, diretas e atraentes para todos os públicos.

https://www.instagram.com/amandafitas/


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados