Pesquisar no Blog

segunda-feira, 24 de agosto de 2020

Seu cabelo também envelhece: em alguns casos um pouco antes da hora, na juventude

Dra. Karla Lessa comenta sobre o assunto e explica o motivo dessas mudanças em nossos fios.


Algumas pessoas não sabem, mas assim como a nossa pele e unhas, os fios dos cabelos também envelhecem. Seu diâmetro diminui, eles ficam mais finos, perdem velocidade de crescimento, se tornam mais secos, quebradiços e começam a surgir os fios brancos.

As nossas madeixas também envelhecem e temos que estar atentas aos sinais visíveis dos fios. A Dra. Karla Lessa, médica e proprietária do Instituto Lessa, explica: “Quando começam a aparecer antes dos 30 anos, pode ser uma alteração genética no gene responsável por regular a produção de melanina e dar cor aos cabelos”.

Os fios de cabelos brancos são mais comuns após os 35/45 anos nos caucasianos e após os 55 anos nos negros. Vale lembrar que em cada folículo piloso há melanócitos, que são células que produzem melanina, (pigmento responsável pela cor dos cabelos e da pele). “Quanto maior a quantidade de pigmento produzido, mais escuro o fio de cabelo nessa pessoa. Com o passar dos anos, há uma perda da função dos melanócitos e quando eles deixam de funcionar totalmente e param de produzir melanina, o fio passa a crescer totalmente branco, ou seja, sem nenhum pigmento, comenta a médica.

Alguns fatores externos também podem influenciar para esse retardamento, como estresse, alimentação, poluição e exposição excessiva a raios solares podem elevar a quantidade de radicais livres que comprometem a síntese de melanina e consequentemente levam à canície.


Por que os fios ficam branco? O que é Canície Capilar?

Chamamos assim a despigmentação capilar, que surge, na maior parte dos casos após a terceira década de vida, culminando com a idade avançada, de maneira gradual. Entanto, os fios brancos podem estar presentes, para algumas pessoas, desde muito cedo.

Segundo a Dra. Karla, a canície pode estar também relacionada a déficits nutricionais (como de vitamina B12) ou a doenças como vitiligo, alopecia areata, alterações da tireoide e alguns outros distúrbios hormonais”.

Por isso, quando a canície acontece precocemente, é importante procurar um dermatologista para exame e diagnóstico.


Como retardar o aparecimento dos fios brancos?

Estudos científicos esclarecem que o embranquecimento dos cabelos acontece quando um radical livre denominado hidroxila ataca as células produtoras de melanina da raiz dos fios, levando à morte dessas células e ao embranquecimento progressivo dos fios.

“Hábitos saudáveis são a melhor maneira de retardar o envelhecimento dos fios. O uso de shampoos adequados ao seu tipo de cabelo, a hidratação semanal correta e a proteção contra os efeitos da radiação solar diminuem as chances de quebra e o envelhecimento precoce capilar”, revela a Dra. Karla.

A médica também comenta que, a suplementação de antioxidantes como o PQQ, combatem os radicais livres do tipo hidroxila. A biotina, o ferro e o zinco também podem auxiliar no crescimento dos fios, dependem da avaliação dia exames e da tricoscopia capilar.

 



Dra. Karla Lessa - capixaba e especialista em saúde e beleza. Atualmente atende seus pacientes no Instituto Lessa onde, juntamente com seu marido, é proprietária, em Vitória- ES.

https://www.instagram.com/drakarlalessa/


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados