Pesquisar no Blog

quarta-feira, 26 de agosto de 2020

Avon Celebra Mês do Aleitamento Materno com a Campanha #AMAMENTAÇÃOSEMCENSURA

A marca se aliou à influenciadora Titi Muller para estimular conversas que possam desmistificar e quebrar tabus atribuídos ao ato de amamentar


No Brasil, o “Agosto Dourado” ou “Mês do Aleitamento Materno” é comemorado desde 2017, ano em que a data foi instituída por lei no país. A celebração surgiu dos esforços da Organização Mundial da Saúde (OMS) e do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) com a criação da “Semana do Aleitamento Materno”, que busca aumentar a divulgação sobre a importância da amamentação na vida das crianças. Atualmente, a semana já é praticada em torno de 120 países.

A Avon, que há mais de 130 anos trabalha a favor das mulheres, e entende a importância e a singularidade desse momento, já possui internamente alguns programas que buscam auxiliar esse processo, como a licença maternidade estendida, o programa Bem Nascer e o Berçário e Creche interna para seus funcionários, iniciativas que possibilitam às mães que optaram por amamentar depois dos seis meses de vida da criança dar continuidade a esse momento. A empresa também obteve reconhecimento do Ministério da Saúde por estimular as colaboradoras a seguirem amamentando regularmente, mesmo durante o expediente, com toda a infraestrutura necessária.

A colaboradora Aline Catucci, Head de Comunicação de Vendas, conta um pouco sobre a importância de manter a conexão com seu filho ao retornar sua rotina na Avon:

“Passados sete meses, estava na hora de voltar ao trabalho e os sentimentos de privilégio e gratidão reinaram em meu coração. Não houve nenhum tipo de sofrimento, pois o Leo estaria comigo a dois andares de distância, apenas. Comecei a amar o ritual de chegar na Avon, estacionar o carro e levá-lo até a creche, vê-lo se desenvolver com os amigos e aprender coisas novas, enquanto eu me reconectava com a ‘Aline’ adormecida e que estava com saudades da rotina. Quando o relógio marcava às 15h, não importava o que eu estivesse fazendo, ou se estava em reunião, me levantava e sem nenhuma vergonha dizia: ‘já volto, vou descer para dar de mamar’. Minha gestora e meus colegas sempre retribuíam com um sorriso no rosto. Isso se chama respeito. E como eu gostaria que todas as mulheres tivessem a oportunidade que eu tive. Na sala de amamentação, as conversas com as mamães e as novas descobertas dos nossos bebês recarregavam a minha bateria e enchiam meu coração de amor para continuar trabalhando. Foi o ano em que eu mais produzi e rendi profissionalmente. Essa é uma habilidade nossa, como mães, conseguir administrar nosso tempo e nossas prioridades.”

Com o objetivo de gerar conversas sobre o assunto e estimular a amamentação irrestrita, a Avon lança a campanha #AmamentaçãoSemCensura em parceria com Titi Müller. A influenciadora compartilhará, por meio de um manifesto, feito por ela mesma, sua experiência com a maternidade real e a amamentação, além de fatos e tabus que o ato ainda enfrenta. O conteúdo abordará o assunto de forma leve e não romantizado. Ciente de que a informação é o melhor caminho para dar fim a estigmas associados ao aleitamento, a Avon reuniu cinco curiosidades sobre esse ato de amor:

  1. Amamentar durante um ano equivale em média a 1.800 horas. Trabalhar 8 horas por dia no mesmo período equivale a 1.920 horas.*
  2. A amamentação vai além de nutrir o bebê, é também colo e aconchego. Em determinados momentos, o bebê busca o peito como forma de carinho, pois esse ato auxilia no seu desenvolvimento cognitivo e emocional, além de ter implicações na saúde física e psíquica da mãe. **
  3. Amamentar é transmitir segurança para a criança. Durante a vacina, o processo ajuda a diminuir a dor e desconforto que a situação pode causar. O leite materno contém endorfina, substância que auxilia na diminuição da dor e reforça a eficiência da vacina.***
  4. Durante a decolagem e pouso do avião, a amamentação ajuda a diminuir o risco de dor de ouvido ou qualquer outro incômodo.****
  5. Amamentação é rede de apoio. Sem isso, o processo se torna ainda mais difícil. É uma escolha diária da mãe, um processo de doação e conexão com o filho.*****

Com essas ações, a Avon espera colaborar com a conscientização sobre o aleitamento materno e reforçar a importância da rede de apoio na vida de quem amamenta, seja pelos profissionais da saúde, colegas de trabalho, familiares, amigos ou de o seu/sua companheiro/a. A marca segue com seu trabalho interno pela equidade de gênero e reafirma que o protagonismo feminino está enraizado na cultura, nos valores e na essência dos negócios da empresa. Acompanhe os outros conteúdos sobre amamentação no perfil @avonbrasil.

Aproveite para conhecer em primeira mão o manifesto que a influenciadora Tite preparou especialmente para a campanha da Avon:


“Amamentação é entrega.

Total e absoluta.

É dividir meu corpo.

Corpo esse que para nós mulheres, nunca foi 100% nosso.

Um corpo que sempre foi sexualizado, e que agora é compartilhado.

Amamentação ainda constrange.

É a exposição do corpo feminino para além do prazer do homem.

Para além do patriarcado.

É um processo que pode ser muito doloroso.

Mas que não precisa ser.

A gente não fala sobre a amamentação real.

Sobre a maternidade real.

Se a gente falasse, seria menos solitário.

Para mim, para elas. Para todas nós.

Tenho para mim que a amamentação é um momento preso no tempo e espaço.

Só eu e você. Que honra conseguir. Eu sei que não é fácil. Que nem tudo a gente controla.

A verdade é que na maternidade a gente não controla nada.

A gente tem medo. Eu tenho medo.

Me culpo, me questiono.

Hoje eu vejo o mundo acontecer lá fora, enquanto meu tempo tá em suspensão.

Enquanto somos só nós três aqui, dentro de casa.

A gente se olha nos olhos e eu não sei o que vai acontecer.

Qual vai ser o mundo que você vai encontrar. É difícil.

Mas é um privilégio ter tanta vida acontecendo dentro da nossa casa.”




Sobre a Avon

A Avon, parte do grupo Natura &Co, é uma das maiores empresas de venda direta do mundo, presente em aproximadamente 50 países. No Brasil desde 1958, concentra no País a sua maior operação e força de vendas – mais de 1 milhão de revendedoras. Focada em construir vidas mais bonitas para todos, a Avon é mais que uma empresa de beleza: é um movimento global pelo empoderamento feminino, com seu modelo de negócios fundado na geração de oportunidades para as mulheres e na ampliação de suas habilidades empreendedoras. Seu portfólio diverso inclui produtos de beleza inovadores e de alta tecnologia, com marcas reconhecidas mundialmente como Avon True, Color Trend, Mark, Renew, Advance Techniques, Avon Care e Avon Naturals. Além disso, seu catálogo oferece peças de vestuário, como a linha de lingerie Avon Signature, e itens para a casa, como Innovaware. Para obter mais informações sobre a Avon, visite o site: www.avoncompany.com

Siga a Avon:

Instagram: @AvonBrasil

Facebook: Avon

Twitter: @AvonBR

Pinterest: Avon Brasil



Fontes de Pesquisa:

*https://www.instagram.com/p/CAJU8TXBazk/ 

**https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/saude_crianca_nutricao_aleitamento_alimentacao.pdf

*** http://www.vipimune.com.br/a-amamentacao-diminui-a-dor-do-bebe-durante-a-vacinacao/

**** https://www.vix.com/pt/maes-e-bebes/541792/amamentar-no-aviao-pode-ajudar-a-prevenir-dor-de-ouvido-no-bebe-entenda-o-motivo

***** https://revistacrescer.globo.com/Bebes/Amamentacao/noticia/2019/08/rede-de-apoio-e-o-mundo-conspirando-favor-da-amamentacao.html


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados