Pesquisar no Blog

terça-feira, 10 de dezembro de 2019

Veias saltadas: o que são?


Em algumas pessoas elas são naturalmente mais evidentes, mas existem casos em que podem ser sinal de alerta. Isso diferencia uma veia aparente, de uma veia dilatada

  
O Dr. João Paulo Maffei, cirurgião vascular, do Duo +, explicou que há 6 importantes sinais para quem tem as veias saltadas e é preciso ficar atento a:

·        As veias saltadas podem aparecer em pessoas mais magras e que costumam ter os vasos mais aparentes por causa da pouca quantidade de gordura que têm abaixo da pele. Isso tende a se intensificar com o avanço da idade.

·        Elas também costumam ser notadas em pacientes que têm a musculatura muito desenvolvida por causa de exercícios físicos, por exemplo. Durante a malhação isso fica ainda mais perceptível na região que está sendo exercitada, já que a circulação é intensificada para nutri-la.

·        Quem tem a cútis muito clara e fina, também podem apresentar as veias superficiais mais saltadas e aparentes.

·          Nos dias mais quentes a questão tende a ficar mais notável, pois acontece uma vasodilatação dos vasos sanguíneos.

·        As gestantes também podem notar essa peculiaridade, já que os vasos sanguíneos ficam mais volumosos e trabalham mais para alimentar o feto.


Quando elas devem ser investigadas?

Quem pega pesado demais na hora de suar a camisa pode prejudicar os vasos. O ideal é que a atividade física seja introduzida de forma lenta e progressiva, devendo sempre ser acompanhada de perto por profissionais e que não seja usada carga muito exagerada durante os treinos de musculação. Se a pessoa sentir desconforto intenso após a atividade física, é interessante procurar ajuda de um profissional.

Veias saltadas acompanhadas por sintomas como dor no peito, falta de ar ou desconforto em uma região específica indicam a necessidade da avaliação de um médico, pois esses podem ser sinais de problemas circulatórios.

A presença constante de uma artéria mais volumosa na lateral da testa também é razão para marcar uma consulta com um especialista, pois pode ser indício de arterite temporal, uma doença caracterizada pela inflamação das artérias do crânio, pescoço e porção superior do corpo que provoca dor de cabeça, sensibilidade no couro cabeludo e fadiga, entre outros sintomas.

Se os vasos saltados estiverem presentes nas pernas e provocarem dores, inchaço, cansaço e dores, eles podem ser sinais de varizes, mais um caso em que um médico precisa ser procurado.





Dr. João Paulo Maffei Junior - cirurgião vascular do Duo+. Formado em medicina pela Faculdade de Medicina do ABC, em 1999. Especialista em Cirurgia Geral com Residência Médica pela Faculdade de Medicina do ABC. Especialista em Angiologia e Cirurgia Vascular com Residência Médica pela Faculdade de Medicina do ABC. Especialista em Angiorradiologia e Cirurgia Endovascular pela Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo. Integrante do corpo clínico dos hospitais mais conceituados de São Paulo, como Hospital Israelita Albert Einstein, Hospital Sírio-Libanês, Hospital Alemão Oswaldo Cruz, Hospital Samaritano e Rede São Luiz - D'Or. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados