Pesquisar no Blog

sexta-feira, 13 de dezembro de 2019

O paciente no centro do cuidado


   
Para destacar a importância da higienização das mãos, HNSG realiza campanha com pacientes.


Para reforçar a importância da higienização das mãos e envolver o paciente nesse cuidado, o Serviço de Controle de Infecção Hospitalar do Hospital Nossa Senhora das Graças (HNSG) lançou um desafio para os pacientes: a confecção de um cartaz com o tema "A mão que cuida também precisa de cuidado". O desafio foi aceito, e quatro cartazes foram escolhidos para se tornar uma campanha interna do hospital, com a sua reprodução pela equipe de marketing.
A Higiene de Mãos é a medida mais simples e mais eficaz para contribuir com a redução das infecções no ambiente hospitalar, sendo componente essencial da Meta 5 de Segurança do Paciente, pela Organização Mundial da Saúde. "Estudos relatam que o momento antes de tocar o paciente é um dos que tem maior fragilidade de adesão pelos profissionais de saúde, sendo que uma das estratégias que podem melhorar este índice, é o envolvimento do paciente nesta ação, tornando-o um membro ativo em benefício de seu próprio cuidado", afirma a chefe do SCIH, a infectologista Dra Viviane Dias.

Entre os 41 pacientes que receberam o convite para participar da campanha, 14 (34,14%) concordaram em participar e desenvolver um cartaz com o tema proposto. Todos os cartazes elaborados foram expostos na porta dos quartos dos pacientes e a seleção dos vencedores foi feita pela equipe de SCIH, marketing e direção do hospital. "O envolvimento de pacientes, familiares e profissionais, deve ser estimulado, praticado e divulgado continuamente em instituições de saúde como estratégia de melhoria nos processos de qualidade e segurança da assistência. Alguns pacientes manifestaram espontaneamente que gostaram muito desta ação inovadora, pois puderam sair da rotina de paciente internado e ainda colaborar com uma causa tão importante como esta”, diz Dra. Viviane.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados