Pesquisar no Blog

quinta-feira, 12 de dezembro de 2019

Doações de sangue caem no final do ano, período com alta demanda por transfusões

No fim de ano, as doações de sangue tendem a cair devido às festividades e viagens de férias. Nessa época, porém, as demandas por transfusões aumentam, já que é quando normalmente acontecem mais acidentes.

No Brasil, cerca de apenas 1,6% da população brasileira é doadora de sangue, segundo o Ministério da Saúde. Apesar de o número estar dentro dos parâmetros mínimos da Organização Mundial da Saúde (de pelo menos 1% da população doadora), a média ainda está aquém dos 3% considerado índice ideal pela OMS.

Cada bolsa de sangue pode salvar até quatro vidas. Também, todos os materiais são descartáveis e de uso único, impossibilitando qualquer risco de contaminação durante o procedimento.

“Nesses meses de encerramento e início de ano, as pessoas costumam se ocupar nas festas e viagens de férias, ocasionando diminuição dos números das doações, porém a necessidade de transfusões permanece”, explica o presidente da Associação Brasileira de Hematologia, Hemoterapia e Terapia Celuar (ABHH), Dr. Dante Langhi Júnior. “É importante conscientizar as pessoas que a doação de sangue é um ato totalmente altruísta e de cidadania”, reforça.


Como doar

Há hemocentros e serviços de hemoterapia espalhados pelo país. Para doar é necessário pesar mais de 50 kg, ter entre 16 e 69 anos e estar descansado. Em relação à alimentação, é preciso estar bem nutrido, com refeições leves e não ter ingerido bebidas alcoólicas pelo menos 12h horas antes da doação.

Homens podem doar quatro vezes ao ano com intervalo mínimo de dois meses entre uma doação e outra, e mulheres podem doar até três vezes com periodicidade de 90 dias. Saiba mais, acessando: http://portalarquivos.saude.gov.br/campanhas/doesangue/




A Associação Brasileira de Hematologia, Hemoterapia e Terapia Celular (ABHH) também se coloca à disposição da imprensa para esclarecer sobre doação de sangue.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados