Pesquisar no Blog

quarta-feira, 11 de dezembro de 2019

Dicas para impressionar os convidados com as ceias de Natal e de Ano Novo



Definir o estilo da festa e a decoração estão entre os principais tópicos para que as celebrações sejam inesquecíveis 


As festas de Natal e de Ano Novo são momentos aguardados para celebrar ao lado de familiares e de amigos queridos mais um ano que se encerra e outro que se inicia. É tempo de fazer planos, alinhar expectativas e visualizar possibilidades.
Para que as comemorações estejam à altura dos convidados, vale planejar com cuidado cada detalhe. Um exemplo é definir a quantidade de participantes, o tema da decoração e o cardápio, etapas consideradas fundamentais para o sucesso da celebração. 

Roseli Mazulo, docente da área de eventos e lazer do Senac Tatuapé, reuniu algumas dicas para o momento ficar na memória de todos os presentes. Confira:


Número de convidados: é muito importante definir a lista de convidados e identificar a quantidade de pessoas que irão comparecer à ocasião. Isso facilitará o momento da compra dos alimentos e bebidas, evitando falta ou desperdício.


Estilo da festa: a escolha da decoração - tradicional, rústica, moderna, simples ou sofisticada - precisa ser definida desde o início. Lembrando que tudo precisa harmonizar.


Convite: o anfitrião pode convidar por telefone, convite impresso, fanpage ou até mesmo por um grupo de WhatsApp, desde que seja com certa antecedência para que os convidados se programem e/ou declinem por conta de outros compromissos.


Decoração: esse tópico não é sinônimo de gastos e sim de bom gosto. O Natal pede árvore, guirlanda, papais noéis, trenós, luzes, bolas coloridas, neve (ou sol, afinal estamos em um país tropical!). Liberdade para a paleta de cores, que vai do verde e vermelho aos tons de lilás, azul, amarelo, dourado e prata.


Criatividade: observe em sua casa objetos que podem dar outra roupagem à decoração: galhos secos, garrafas, bandejas, potes, vasos, entre outros. Saia do lugar comum. Permita-se ousar, isso fará toda diferença. Outra dica é a cor dos galhos da surrada árvore, das bolas, dos festões, tinta spray renova tudo. Use e abuse das fitas, botões e tecidos.

Já para o Ano Novo, a docente aconselha abusar do brilho. “Prata e dourado são os convidados de honra, que combinados com a cor branca, representando a paz, o amarelo, responsável por atrair prosperidade, o vermelho, símbolo do amor e o verde que faz alusão à saúde e à esperança, são infalíveis. Capriche na mesa de jantar, já que a casa ainda contará com a decoração natalina”, comenta Roseli.


Cardápio: é verão, então recomenda-se usar e abusar da elegância (e refrescância) das saladas verdes com manga, figo e nozes. Um cuscuz marroquino também vai bem. Além disso, o tradicional peru ou carne assada, um caprichado arroz (com passas ou não), batatas assadas e muitos doces, como pudim, panetone, sorvete e salada de frutas não podem faltar. Já no réveillon, atenção para os supersticiosos, que devem evitar tudo que cisca para traz como peru, frango e chester, por exemplo. 


Decoração: capriche nas louças. Pratos, taças, talheres, guardanapos, toalhas de mesa fazem a diferença. Organize o que for usar e faça testes, fotografe, veja se gosta do resultado. Não é preciso gastar com porta-guardanapo, use a criatividade, um ramo de alecrim, uma minúscula bolinha de árvore de Natal, um raminho de azevinho, um cartão com palavras positivas (fé, paz, sucesso, amor, saúde). Tudo isso garantirá sucesso e dará um toque todo especial à mesa.


Por fim, a especialista conta que o que fará toda a diferença na realização da festa é o sentimento de gratidão por ter pessoas para comemorar mais um ano. “Invista em um coração inundado de amor e cada detalhe será agigantado pelo verdadeiro espírito de Natal e Ano Novo. Boas Festas!”, conclui Roseli.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Posts mais acessados