Mas além destas questões que fazem parte do dia-a-dia deste profissional, existem outros assuntos que ele também precisa resolver, e aí percebemos o quão trabalhosa é a rotina dele. Além da postura de mediador de conflitos, o síndico também precisa ser um gestor, pois é da responsabilidade dele tudo que envolve os processos administrativos e financeiros do prédio.
E um dos problemas mais enfrentados por esses profissionais é justamente o financeiro: a inadimplência. É bem comum que os moradores deixem de efetuar os pagamentos do condomínio e isso acaba sendo muito prejudicial para todos os moradores do prédio.
Quando um determinado condômino não efetua o pagamento da dívida, alguém precisa pagar a conta, então, o síndico precisa fazer o rateio entre os outros moradores, gerando, é claro, descontentamento de muitos.
Para evitar este tipo de situação e constrangimento, é importante que o síndico seja sempre muito claro com os condôminos, pois a comunicação é o melhor caminho. Ele precisa explicar quais sãos os procedimentos de cobrança e como o morador em atraso pode se adequar à situação. O ideal é estabelecer todos estes pontos em assembleia.
Mesmo depois de tentar se adequar as melhores formas de pagamento para o morador e se após as tentativas de conversa, o síndico não obtiver resultados, ele pode entrar com uma ação judicial. Sendo assim, o morador deve efetuar os pagamentos, caso não o faça, ele pode ter conta, veículos e até mesmo o apartamento penhorados.
Existem no mercado ainda algumas soluções que facilitam todo este processo. Hoje, muitos síndicos buscam cessão de crédito para acabar com a inadimplência. Esta é uma possibilidade para reduzir a impontualidade do pagamento e rateios indesejados.
Livres de burocracia que este assunto traz, da possibilidade de receber o valor total da dívida, além das melhorias na sustentabilidade financeira do prédio, as vantagens que este tipo de serviço oferece, vão além da redução dos conflitos e dos descontentamentos entre moradores.
Dr. Hadan Palasthy - diretor da CreditCon, uma empresa especializada na compra da inadimplência de condomínios.
Nenhum comentário:
Postar um comentário