Em
tempos de mídias sociais, o trabalho dos Recrutadores e Headhunters à procura
de talentos vem passando por algumas transformações, através de uma busca mais
ativa em redes como o LinkedIn, por exemplo. Focado em conectar pessoas entre
si e com as empresas, essa rede vem desenvolvendo novas soluções na busca de
profissionais, se tornando aliado para a área de Recrutamento e Seleção, bem
como para os usuários em busca de novas oportunidades.
As
redes sociais nos dias de hoje são parte da estratégia de contratação, tornando
o trabalho mais efetivo e focado. Elas auxiliam a encontrar candidatos mais
alinhados às necessidades da empresa, tanto ativos quanto passivos. Para que a
empresa tenha visibilidade nessas redes, torna-se importante desenvolver a
marca como empregadora. Ao utilizá-las para divulgar suas oportunidades de
trabalho, poderá apresentar sua cultura, políticas e processos, bem como
objetivos organizacionais, interesses e desafios, atraindo candidatos e
afastando aqueles que não se identificam com a companhia.
Além
disso, as mídias sociais abriram a possibilidade de avaliar, antes de uma
entrevista, aspectos mais pessoais do candidato, objetivos de vida e carreira,
rede de contatos, aspirações, entre outros relevantes aspectos. As redes
têm possibilitado ainda chegar mais facilmente a um contato e identificar
possíveis candidatos. Com isso, o processo de busca de profissionais acaba por
tornar-se mais rápido, e as etapas seguintes de um processo seletivo são
cumpridas em um menor espaço de tempo.
Ressaltamos
que as redes sociais são um recurso a mais no processo de recrutamento. Através
dessa abordagem, o contato pode evoluir para uma entrevista presencial e até à
recolocação do profissional. Por isso, é importante sempre manter um perfil
atualizado, construído com muitas recomendações e avaliações de competências.
As redes tem se tornado uma excelente ferramenta utilizada pelos Recrutadores e
Headhunters para a busca de profissionais, que atualmente gastam parte de seu
tempo diário atualizando seu perfil e já se acostumaram à abordagem constante
de recrutadores, oferecendo vagas que, muitas vezes, eles nem sabiam que
estavam abertas.
O
LinkeIin, a maior rede profissional do mundo na internet, é um ótimo local para
construir e desenvolver relações estratégicas de longo prazo. Através da
plataforma é possível se conectar com os profissionais mais difíceis de
encontrar com o uso de meios convencionais. Seu maior benefício para
Recrutamento e Seleção é o desenvolvimento e expansão de uma rede pessoal de
profissionais, onde há o contato direto com possíveis candidatos. Desde que foi
lançado, em 2003, ele vem contribuindo para a conexão de profissionais de todo
o mundo. Esses, buscam o êxito e a promoção de seus perfis nas redes sociais
virtuais, bem como visibilidade e relacionamento.
Para
promover o perfil é importante que o profissional mantenha foto atualizada,
experiências relevantes, não somente a empresa, cargo e período de atuação, mas
também citar os resultados mais relevantes que mostram que contribuiu para o
sucesso da empresa. Vale lembrar que o comportamento na rede social também é
avaliado, sugerindo algo que vai muito além de seus currículos e experiências.
Muitos deles possuem um comportamento típico dentro da rede social: seus
relacionamentos, textos e mensagens que postam, grupos dos quais participam,
prioridade que dão ou não em determinados pontos de sua carreira. Tudo isso
aponta para uma imagem e características pessoais que podem ser lidas e
avaliadas pelo recrutador na hora de contratar e influenciam a tomada de
decisão dos mesmos.
Fernanda Andrade - Gerente de Hunting e Outplacement da NVH - Human
Intelligence.
Nenhum comentário:
Postar um comentário